David Esquer, estudante MBUILD

"Antes de escolher a MBUILD para continuar os meus estudos, tive a oportunidade de ter outra experiência internacional durante o meu curso de engenharia civil na cidade de Praga, na República Checa. Quando terminei esse semestre, fiquei com vontade de ter outra experiência internacional, e foi aí que decidi que iria fazer algo semelhante mais tarde. Depois de terminar o curso, passei algum tempo a trabalhar e, através de amigos e familiares, ouvi falar dos programas Erasmus Mundus. Sem grande intenção de me candidatar de imediato, encontrei o programa MBUILD, que na altura estava listado no website como “brevemente disponível.

Passadas algumas semanas, lembrei-me deste mestrado e todos os pormenores já estavam disponíveis. Quando li o programa, fiquei surpreendido com o facto de corresponder ao que eu procurava para um mestrado. Desde que comecei a minha licenciatura em engenharia civil, apercebi-me de que eram necessárias muitas mudanças na indústria em termos de questões de sustentabilidade e que a oferta de tais abordagens à construção era realmente limitada. Por isso, quando encontrei este mestrado, fiquei não só motivado para aprender sobre questões de sustentabilidade na construção, mas também para ter a oportunidade de o fazer em três cidades diferentes e aprender com o curso e a experiência.

Participar neste mestrado tem sido fantástico, mas ao mesmo tempo desafiante. É muito emocionante viver em países diferentes do nosso, viajar, descobrir novos sítios e conhecer pessoas de todo o mundo. No entanto, não fazia ideia de como seria difícil deixar para trás a vida que estava a criar em cada cidade para começar de novo na cidade seguinte. Suponho que, para além dos conhecimentos adquiridos no mestrado, outra das lições mais valiosas que aprendi com esta experiência foi a adaptação à mudança e a resiliência para começar de novo.

Cada semestre foi um começo diferente, novo e entusiasmante, mas ter de arrumar toda a vida em duas malas pode ser um desafio. Por outro lado, a comunidade que criámos entre os colegas de mestrado é algo que nunca tinha experimentado antes. Todos passámos pelo mesmo, e foi muito fácil compreender e apoiarmo-nos uns aos outros, criando amizades muito agradáveis. Para mim, estas duas coisas, a oportunidade de desenvolver esta resiliência à mudança e ser capaz de criar boas amizades e relações com as pessoas, é o que eu acho que enriquece bastante esta experiência. Para além de poder vivê-la em lugares diferentes, onde também se aprende sobre as culturas locais.

Para já, os meus planos futuros passam por começar a ganhar experiência nesta área da sustentabilidade, possivelmente num contexto europeu e com a intenção de aplicar todos os conhecimentos e aprendizagens do mestrado. A médio e longo prazo, gostaria de trazer toda esta experiência para o México e ajudar a promover o desenvolvimento sustentável na área da construção."