BEM ESTAR

Durante toda a vida passas por várias fases de socialização. Seja enquanto ser individual em que o processo se traduz num bem-estar social; seja enquanto membro de um grupo, sociedade ou organização em que o processo vai manter e sustentar o teu bem-estar.

Os conceitos de cultura e de bem-estar que enfatizam diferentes dimensões, estão sempre em desenvolvimento, pois são influenciados pela forma de pensar a própria evolução do ser humano ao longo do tempo.

A FEUP é cada vez mais um espaço onde essa evolução acontece. Um espaço intercultural, onde convivem diversas culturas.

Em 2019/2020 a FEUP contava com:
391 estudantes estrangeiros ETI nos ciclos de estudos de mestrado integrado e licenciatura;
309 no 2º ciclo (50% dos estudantes inscritos em mestrado independente);
292 nos programas doutorais (33% dos estudantes inscritos nos PD)

A maior fração (71% dos estudantes estrangeiros) são provenientes da América do Sul.

A abordagem intercultural juntamente com o bem-estar holístico reconhecem a complexidade que existe em cada um dos estudantes.
Se és um estudante estrangeiro, estar em Portugal a estudar, pode ser um desafio interessante, mas pode também implicar um grau de pressão grande.

Com a nossa abordagem mais abrangente beneficiarás de um acompanhamento específico que tem em consideração as diferenças decorrentes da interculturalidade e que promove uma saudável convivência entre todos.

A abordagem do programa de bem-estar pretende incluir e aliar o bem-estar físico, social, intelectual, espiritual, individual e profissional; porque acreditamos que umas dimensões influenciam as outras.

Queremos, por isso, olhar para ti (e sobretudo por ti) como um ser com diversas dimensões, sob a perspetiva cultural, social e relacional integrativa que tenha em conta o processo dialético que liga o Eu e o Outro.

Mais do que uma abordagem da mobilidade e diversidade dos grupos minoritários queremos afirmar esta interculturalidade como um recurso de capacitação e revalorização de identidades culturais e de cidadania, uma oportunidade de desenvolvimento individual, social e cultural… um processo de resiliência.

Para que possas fortalecer as competências como ser individual que integra o grupo, para que tenhas consciência dos teus direitos e deveres e para que possas enfrentar a diversidade, a alteridade, a mudança e cries o teu projeto de vida de forma positiva e participativa, explora todas as dimensões de bem-estar que preparamos para ti.