Saúde
“O maior erro que um homem pode cometer é sacrificar a sua saúde a qualquer outra vantagem.”
SNS
O acesso ao Sistema Nacional de Saúde é uma condição indispensável para a integração dos migrantes. Qualquer cidadão tem o direito à saúde e o dever de a proteger. Se estiveres doente, ou precisares de qualquer tipo de cuidados de saúde, tens direito a ser assistido num Centro de Saúde ou num Hospital (em caso de urgência).Estes serviços não podem recusar-se a assistir-te com base em quaisquer razões ligadas à nacionalidade, falta de meios económicos, ou outra.
Mais info:
https://www.acm.gov.pt/pt/web/10181/viver/saude
No Porto existem todas as unidades de saúde e de apoio necessárias no caso de necessitar de auxílio, como centros de saúde, hospitais, clínicas e farmácias.
Em caso de emergência médica, o Número Nacional de Emergência em Portugal é o 112.
A cerca de 1 km da FEUP, 13 minutos a pé, podes encontrar o Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ) que dispõe de um Serviço de Urgência 24 horas por dia.
Em qualquer momento do seu percurso académico, os estudantes podem usufruir de um amplo conjunto de serviços de apoio médico e psicológico, assegurados pelo Gabinete de Apoio Médico e Psicológico (GAMP) dos Serviços de Ação Social da U.Porto (SASUP).
SASUP
Os Serviços de Ação Social da Universidade do Porto prestam cuidados de saúde integrados aos estudantes da Universidade do Porto, permitindo-lhes usufruírem de consultas asseguradas pelo Núcleo de Saúde ou por entidades com quem foram celebrados protocolos clínicos.
Através dos SASUP podes aceder a consultas gratuitas nas áreas de Clínica Geral, Ginecologia/Obstetrícia, Psiquiatria, Psicologia, entre outras especialidades.
Mais info:
https://sigarra.up.pt/sasup/pt/web_base.gera_pagina?P_pagina=265809
Curiosidades:
O bom tempo, o sol, os espaços verdes, o ar puro, as águas límpidas, as algas com propriedades terapêuticas e um dos melhores sistemas de saúde europeus são apenas alguns dos motivos que fazem do Porto um destino de excelência quando se fala de saúde e bem-estar.
Já ouviste falar nos benefícios do iodo para a saúde? Pois bem, com cerca de 3km de costa, o Porto tem iodo para dar e vender! O nosso organismo não o consegue produzir e a sua falta provoca inúmeros estragos na saúde, desregula funções no peso e até mesmo no funcionamento do aparelho digestivo.
Tens ainda o Parque da Cidade, o maior parque urbano do país, com uma superfície de 83 hectares que se estendem até ao Oceano Atlântico, uma particularidade rara a nível mundial. Em 2000, foi selecionado pela Ordem dos Engenheiros, como uma das “100 obras mais notáveis construídas no século XX em Portugal”. Calça umas sapatilhas, aluga uma bicicleta, e aproveita tudo o que a cidade tem para ti. Pela tua saúde.