Alimentação

“Comer é uma necessidade, mas comer de forma inteligente é uma arte.” La Rochefoucauld.

Entre os principais fatores do dia a dia de um estudante está o cuidado com a alimentação.

Os alimentos podem ser benéficos ou prejudiciais, isso depende da quantidade ingerida, do tempo de consumo e do hábito alimentar de cada um.

Fornecedores de energia, estimuladores de memória, aliados na concentração… os alimentos podem ser uma grande ajuda no rendimento escolar mas podem também potenciar o efeito contrário se não forem bem selecionados. Isto porque o consumo de certos alimentos antes ou durante uma atividade que envolve concentração, pode fazer com que o estudante tenha quedas de pressão, problemas de estômago ou podem mesmo torná-lo mais letárgico.

A alimentação também influencia o período de descanso e o sono, permitido ao cérebro eliminar as toxinas acumuladas no corpo ao longo do dia, fornecendo assim mais espaço para que novas informações possam ser gravadas na memória.

Assim, a preocupação em oferecer os alimentos mais adequados a cada um, melhorando a concentração, compreensão e memorização para um cérebro em forma, deverá ser uma constante no campus universitário.

Existem várias opções, tanto na FEUP como nos arredores, no Campus da Asprela.

SASUP
Os Serviços de Ação Social da Universidade do Porto dispõem, nos polos universitários, de um conjunto de unidades de alimentação (1 restaurante, 1 grill, 11 cantinas, 6 snack-bares) fornecendo diariamente, em média, 4.000 refeições de qualidade a preço social.

Unidades na FEUP, Polo II:
Cantina de Engenharia
Grill de Engenharia

Outras opções no Pólo II:
Snack-Bar de Medicina Dentária
Cantina de Desporto
Snack-Bar de Desporto
Cantina de S. João
Restaurante de S. João

Mais Info:
Preços, Menus
https://sigarra.up.pt/sasup/pt/web_base.gera_pagina?P_pagina=265412  

Cafetaria e Bares na FEUP

Cafetaria
A Cafetaria da FEUP, também chamada pelos estudantes de “Bar Verde” ou “Bar de Minas” para além da refeição em prato, tipo cantina, dispõe de um serviço de snack com várias opções que incluem sopa, saladas, sandes, frutas, etc.

Bar da Biblioteca
Este Bar dispõe de snacks frios, sandes, hambúrgueres, etc.

Mais Info:
https://sigarra.up.pt/feup/pt/web_base.gera_pagina?P_pagina=31556

Restaurantes no Pólo

Há também um shopping center, o Campus S. João, com uma praça de alimentação com várias opções diferentes, a uma curta distância da Faculdade.

Mais Info:
https://www.campussaojoao.com/lojas/#restaurantes

Supermercados

Se pretenderes adquirir ingredientes para poderes fazer em casa as tuas próprias refeições, existem duas opções próximas da FEUP:

Continente – Foi a primeira cadeia de hipermercados em Portugal, de dimensão média dispõe de produtos frescos, desde peixaria, talho, fruta, legumes, padaria, mercearia, higiene e limpeza.

Mais info:
Fica a 650 metros da FEUP, cerca de 8 minutos a pé (Continente Asprela)
https://www.continente.pt/

Froiz – cadeia de supermercados espanhola,de dimensão média e uma oferece produtos frescos e congelados, mercearia, higiene e limpeza.

Mais info:
Fica a 700 metros da FEUP, cerca de 8 minutos a pé (Campus São João)
https://www.froiz.pt/

+ Info

Curiosidades:

Gastronomia Portuense

A gastronomia portuense é a pura expressão da cultura do seu povo.

O vinho do Porto, o ícone da cidade e da região do Douro, é um dos mais antigos exemplos gastronómicos da cidade Invicta, sendo mundialmente conhecido.

Também com largas centenas de anos, as tripas à moda do Porto que surgiram em tempos de dificuldade para os portuenses, mas que se eternizaram ao longo da história, sendo hoje considerada a iguaria por excelência da cidade. Advém deste prato a alcunha por que são conhecidos os habitantes do Porto – tripeiros – denominação da qual se orgulham muito, refletindo a garra e resiliência deste povo. Mais contemporânea, mas igualmente tradicional no Porto é a francesinha, um petisco que rapidamente se afirmou, tornando-se um ex-líbris da cidade. Estes três elementos gastronómicos contribuem para a afirmação da autenticidade do Porto, incrementando o património desta metrópole.

Os portugueses adoram sentar-se à mesa para comer e beber bem, se possível na companhia da família e dos amigos e orgulham-se da sua gastronomia.

Talvez por isso, no Porto, se façam várias refeições: pequeno-almoço, meio da manhã, almoço, lanche e jantar.
Ao pequeno almoço tradicionalmente há pão, manteiga, queijo, fiambre, bolos, café, chá, leite ou sumo. A meio da manhã e ao lanche há uma pausa para fruta, um iogurte ou um simples café.
Ao almoço e ao jantar há sopa, salada ou legumes, peixe ou carne, arroz, batatas, fruta, e café.
No período de almoço, a maioria das pessoas tem pelo menos 1 hora de tempo livre e uma pausa de 15 minutos de manhã e à tarde para um snack.

Em cada esquina há um restaurante ou uma pastelaria, mas não se pense que apenas se come. Português que é português gosta de um bom vinho, mas também de uma cerveja fresca, sobretudo se for a acompanhar uns petiscos ao final do dia.

E o café faz parte da cultura Portuguesa. Os portugueses bebem café por prazer, mas também como um pretexto para encontrar amigos e socializar. Mais de 80% dos portugueses bebem café diariamente, 42,3% bebem 2 cafés por dia e 22,2% bebem entre 3 a 5 cafés diariamente. Os portugueses geralmente preferem beber café expresso.

– Info

DESPORTO

SAÚDE