Andres Soto, Estudante PDEQB
"Escolhi a FEUP porque é uma das universidades mais prestigiadas de Portugal e reconhecida internacionalmente tanto no ensino como na investigação, o que me permite colocar a minha formação a par dos avanços no mundo da ciência.
Tem sido um percurso difícil, pois fazer um doutoramento exige muita energia e há momentos de grande stress e ansiedade. No entanto, isso torna-o belo e uma experiência única, pois prepara-nos para trabalhar no limite entre o que sabemos e o que não sabemos. É sempre necessária a ajuda dos professores para nos mantermos firmes.
Gostaria de destacar as pessoas do norte de Portugal e a sua cultura. São pessoas muito abertas e calorosas que nos fazem sempre sentir em casa, porque se preocupam connosco e veem sempre as coisas de uma forma positiva. Além disso, levam-nos em conta para explicar como as coisas funcionam se não as entendermos. Outro destaque vai festas populares ou “festas da terrinha”, como são chamadas aqui, que me fazem sentir em casa.
As minhas perspetivas futuras são aproveitar ao máximo a minha experiência de doutoramento, aprendendo, conhecendo e crescendo todos os dias, para que no futuro seja mais fácil conseguir uma posição de pós-doc e continuar a aprender. Um dia, gostaria de regressar à Colômbia para continuar a minha carreira e contribuir com o meu grão de areia para que o país continue a desenvolver-se."