Finanças

Oportunidade de Financiamento e Bolsas

A frequência de um programa de formação na FEUP pode ser financiada através de bolsas de estudo e de investigação atribuídas por instituições externas, entidades governamentais, ou instituições parceiras da Universidade por via da celebração de acordos e consórcios nacionais e internacionais.

Entre as instituições que prestam este tipo de apoios incluem-se o Portal Diplomático, o Instituto Camões, a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), o Programa Santander UniversidadesFundação Calouste Gulbenkian ou Fundação AGA KHAN.

A FEUP disponibiliza bolsas em diversas áreas de investigação. Para saber mais sobre as bolsas de investigação deve consultar a área de notícias do Portal.

Abrir conta bancária

Se estás a pensar mudar-te para Portugal, abrir uma conta bancária num banco português pode tornar o teu dia a dia mais simples. O processo para abrir uma conta bancária em Portugal é simples e rápido. Vais querer escolher bem e saber identificar pontos fortes.

O que deves ter em conta:

  • A simplicidade na abertura da conta bancária;
  • O montante mínimo exigido para abertura de conta;
  • Os diferentes serviços oferecidos;

Encontrar um banco com baixas comissões ou isenção em serviços que uses regularmente pode ser um trunfo para as tuas finanças. Antes de avançares para a abertura de conta, precisas de apresentar um conjunto de documentos e dados que ajudem o banco a saber mais sobre ti.

No geral vão pedir-te:

  • Documento de identificação pessoal (Passaporte válido ou Cartão de Cidadão, caso sejas cidadão da União Europeia);
  • Número de identificação fiscal (NIF) do teu país de residência e de Portugal (o provisório serve) e respetivo comprovativo;
  • Comprovativo de morada (por exemplo, o contrato de arrendamento que apresente evidência do registo nas Finanças, a Escritura de Compra e Venda do imóvel que se está a adquirir, a fatura de eletricidade, água ou gás);
  • Em algumas circunstâncias, caso estejas a trabalhar no país, pode ser exigido um comprovativo da empresa onde trabalhas (por exemplo, um recibo de vencimento ou um contrato de trabalho) ou, caso sejas trabalhador por conta própria, a Declaração Anual de Impostos, devidamente validada pela Entidade Fiscal ou Comprovativo de Serviços Prestados;
  • Caso queiras abrir a conta para um filho, precisas de ter a certidão de nascimento ou o documento equivalente. Além destas informações, poderás também ter de apresentar uma fotografia, os teus contactos, bem como o comprovativo de outras nacionalidades que não estejam no teu documento de identificação.

Financiamento aos estudos

O Programa Operacional Capital Humano (POCH) e a Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P, disponibilizaram em parceria com o Sistema Português de Garantia Mútua e o sistema bancário, uma nova Linha de Crédito para Estudantes do Ensino Superior com Garantia Mútua, destinada a apoiar a promoção do acesso ao Ensino Superior, melhorando os níveis de frequência e conclusão dos cursos superiores, com vista a aumentar os níveis de participação e de habilitações.

TRABALHAR: PASSO-A-PASSO

GESTÃO DE CARREIRA

EMPREENDEDORISMO