Fé e Espiritualidade
Desenvolver força, coragem e paz interior demanda tempo. Não espere resultados rápidos e imediatos, sob o pretexto de que decidiu mudar. Cada ação que executa permite que essa decisão se torne efetiva dentro do seu coração.” – Dalai Lama
Reconhecer a diversidade, trabalhar a multiculturalidade e assimilar a interculturalidade faz-nos sair da nossa zona de conforto institucional e desafia-nos a potenciar a criatividade, permitindo que a nossa faculdade seja um espaço em que todas as pessoas possam ser felizes e desenvolvam todo o seu potencial.
A Universidade como uma instituição constituída à luz da razão, é um lugar de conhecimento e pluralidade. No entanto, também é um espaço de abstrações: além das manifestações artísticas, as filosóficas, espirituais e religiosas fazem parte também do quotidiano extracurricular. Assim, entendemos que a FEUP deve ser um espaço de liberdade, promotor de crescimento espiritual, independente de credo e de culto.
Poderás consultar o regulamento para a mudança de exame conforme as fés – Praticante de Confissões Religiosas
Convivência, mais do que admitir a existência, implica respeito no reconhecimento da crença ou descrença do outro como igualmente legítima.
O reconhecimento de uma dimensão ilimitada da existência, que pode ou não passar por alguma explicação religiosa, pressupõe tolerância.
A espiritualidade é a procura pelo sentido e propósito da vida através da transcendência do mundo físico, que nos impulsiona a agir no bem, que nos fortalece e prepara para as questões diárias, que nos leva a encontrar outros significados e interesses na vida, que nos incentiva a alcançar a tão desejada paz interior, capaz de tranquilizar a mente e acalmar o coração.
O Papa reza, o Dalai-Lama medita, os rabinos entoam as suas súplicas, os evangélicos cantam os seus louvores a Deus, os islâmicos recitam o Alcorão Sagrado… Um ateu, quando medita e pratica um ato que beneficia a coletividade, está também a rezar.
O caminho da espiritualidade é o caminho do equilíbrio, do amor, da paz, da compaixão, da reconexão, da essência, da felicidade, da harmonia e da fé. Todas as práticas espirituais são válidas, independentemente da religião, forma ou da técnica escolhida pelo praticante.
A espiritualidade pode ser praticada em qualquer momento, independentemente do local, no entanto, se estás no caminho da espiritualidade através da religião, poderás ver aqui alguns locais de culto na cidade do Porto.