Gestão e Organização

Estudar no Ensino Superior pode ser bem diferente daquilo a que estavas habituado/a até aqui. Se entraste na faculdade, é provável que na escola tenhas tido um bom desempenho e que as estratégias que encontravas para estudar te permitiam ter os resultados que desejavas.

Neste contexto, poderás ter-te já deparado com grandes diferenças nos métodos de ensino e de avaliação, na quantidade de matéria que tens de estudar por Unidade Curricular e por semestre, e nos recursos que tens ao teu dispor. Talvez sintas que as tuas capacidades não são suficientes para continuar a ter bons resultados aqui, e isso não é necessariamente verdade!

Perante estas dificuldades, podem ser necessárias algumas alterações à tua gestão pessoal e à organização que fazes do teu tempo e das tuas prioridades. O “segredo” para um bom estudo é que ele seja adequado a ti, às tuas características e necessidades.

Deixamos-te algumas dicas de gestão e organização de tempo aqui. Guarda o documento e consulta sempre que necessário!

Procrastinação

Com certeza já todos nos sentimos a procrastinar em algum momento das nossas vidas… Por mais responsabilidades que tenhamos naquele momento, parece que qualquer coisa é mais apelativa do que a tarefa que temos para fazer. Sentimos uma culpa incomodativa por não estarmos a cumprir aquele compromisso e, ainda assim, não somos capazes de acionar meios para tal. Além disto, por vezes, apesar de termos adiado os nossos esforços e de essa condensação perto do fim do prazo trazer grande angústia, os resultados acabam por ser positivos, o que nos dá a sensação de que aquele método é eficaz.

A procrastinação pode ter vários fatores explicativos, entre eles níveis de stress desadequados ou falta de motivação ou confiança para executar a tarefa. O importante é compreender a sua causa e, ao mesmo tempo, procurar implementar estratégias que contrariem esta tendência.

Vê algumas dicas práticas aqui.

Podes consultar outros recursos e vídeos informativos sobre este e outros temas na nossa secção de links úteis!

Exames e Avaliações

Exames, frequências, trabalhos de grupo ou individuais, apresentações orais, questões-aula, testes… Muitos são os momentos de avaliação no Ensino Superior e a dada altura poderás sentir que não consegues dar conta do recado.

De facto, os momentos de avaliação são muitas vezes o pico de maior ansiedade durante a experiência académica. O nível de exigência na faculdade pode ser bastante diferente daquele a que estavas habituado/a e estas situações podem desencadear em ti reações físicas ou psicológicas com as quais nunca tinhas lidado antes. Por outro lado, estes momentos de avaliação poderão ser algo com que sempre te debateste e, agora, sentes que os mesmos são ainda mais difíceis de gerir.

É importante que procures e identifiques estratégias que se adequem a ti e facilitem a vivência desta fase, tanto através da organização do teu tempo e do teu estudo, como através da adoção de comportamentos de autocuidado. Podes consultar algumas destas estratégias aqui.

Se sentes que nada resulta e que é difícil controlar a ansiedade e sentimentos negativos que lhe estão associados, nestes ou noutros momentos, deves recorrer a ajuda psicológica profissional. Para mais informações acerca de sintomas frequentes, sinais de alerta, estratégias e outras dicas, consulta a secção sobre Ansiedade no nosso site.

Lidar com os insucessos

Pôr à prova os conhecimentos e capacidades e enfrentar os momentos de avaliação implica, por vezes, encontrar resultados que não correspondem àquilo que se tinha idealizado.

Durante o teu percurso académico poderás ter de lidar com o insucesso e todas as reações que ele provoca. Se a tua prestação se revelar abaixo das expectativas que tinhas estabelecido, além de poderes sentir-se desiludido/a,  poderás começar a duvidar das tuas capacidades e isso desencadear insegurança e nervosismo perante os próximos momentos de avaliação.

É importante compreender que o insucesso pode fazer parte da experiência de ser estudante e que o mesmo pode servir como oportunidade para melhorar os métodos de estudo ou ajustar as expectativas que se tem para o próprio desempenho.

É natural que te sintas em baixo após receber uma má nota, mas lembra-te que ela não te define e que pode ser um bom ponto de partida para veres e fazeres as coisas de forma diferente!

Deixamos-te aqui algumas dicas sobre como lidar com o insucesso – guarda e partilha.

Estudar na FEUP

É sempre importante relembrar que os estudos, avaliações e resultados são apenas uma parte da tua vida académica e da experiência que é frequentar o Ensino Superior.

Não deixes de te envolver com a comunidade académica, participa em atividades e projetos que te estimulem e proporcionem bem-estar, explora o campus universitário e a cidade que te acolhe e vive novas experiências que possivelmente só este contexto possibilita!

Além de enriquecer o teu currículo profissional, estares envolvido/a em diferentes áreas preenche o teu “currículo pessoal”, ajudando-te a criar relações interpessoais, a desenvolveres competências mais variadas e a construíres um maior sentido de autoeficácia.