Cuidares e investires continuadamente no teu bem-estar e saúde mental é fundamental a uma vivência saudável!
Para tal é muito importante que tenhas consciência do teu estado físico, psicológico e emocional, assim como dos possíveis fatores ou situações que te colocam em risco de desequilíbrio, assim como daqueles que te ajudam a ultrapassar os obstáculos e te fazem sentir melhor! Este processo de autoconhecimento e monitorização do teu estado interno real permite-te procurar e adotar estratégias de vida mais adequadas e adaptativas.
E tu, será que sabes realmente como está a tua saúde mental?
Por vezes, pode ser difícil reconhecer os sintomas de uma perturbação. Por outro lado, pode ser até fácil identificar sinais de que algo não está bem, mas não se sabe ao certo o que se passa.
Antes de mais, podes começar por fazer uma espécie de check-up à tua saúde mental, usando a checklist abaixo. Recorda-te que esta listagem de sintomas não representa, em si, um diagnóstico psicológico.
Caso tenhas identificado em ti sinais de alerta, ou se tenham levantado algumas dúvidas, investiga mais concretamente o que esses sinais podem querer dizer.
Sintomas de Depressão
Ultimamente tens-te sentido a maior parte do tempo em baixo, deprimido/a ou sem esperança? Sentes menos prazer ou interesse em fazer coisas que antes gostavas ou nas quais tinhas interesse?
Se, pensando no último mês, a tua resposta é “Sim” a alguma destas questões, pode ser sinal de que algo se passa contigo e uma avaliação e acompanhamento específicos podem ajudar.
Podes avaliar os sintomas de depressão através do teste PHQ-9, validado para a população portuguesa.
Se a soma dos pontos que assinalaste for superior a 15, poderás estar perante um quadro depressivo que pode ser considerado moderado a grave, podendo acarretar comprometimento do teu funcionamento. Fala connosco, agenda uma consulta.
Se assinalaste valor igual ou superior a 1 no último item, deves procurar ajuda imediatamente!
A melhor forma de interpretar e compreender estes resultados e/ou esclarecer dúvidas que te tenham surgido é falar com um profissional especializado em Saúde Mental. Podes falar connosco sobre estas e outras questões. Agenda uma consulta!
Sintomas de Ansiedade
Nos últimos tempos, tens-te sentido particularmente nervoso/a, ansioso/a ou irritado/a com as coisas que acontecem no teu dia-a-dia ou com alguma situação em específico? Tem sido difícil controlar essas preocupações ou travar esses pensamentos?
Se respondeste afirmativamente a estas questões, poderá ser importante fazeres uma avaliação de sintomas de ansiedade.
Utiliza o teste que te sugerimos e que está validado para a população portuguesa, o GAD-7.
Se a soma das tuas pontuações é superior a 10, poderás estar perante um cenário de ansiedade moderada a grave. É fundamental procurares uma avaliação mais exaustiva e apoio na compreensão deste resultado, recorrendo à ajuda de um técnico especializado.