A interação social é essencial para o bem-estar mental, sobretudo num mundo cada vez mais digital em que muitas pessoas se sentem isoladas, algo perdidas ou com medo do futuro. Todos nós somos suscetíveis de nos preocuparmos ocasionalmente com situações sociais, independentemente da idade, género ou origem, mas alguém com Ansiedade Social sente-se muito preocupado antes, durante e depois dessas situações.
Se te preocupas que as tuas competências sociais não estejam à altura, que as pessoas te julguem por falhas percetíveis ou que a tua aparência não seja boa o suficiente, que as pessoas notem a tua ansiedade quando coras ou estás sob pressão, que não és divertido/a, inteligente ou interessante o suficiente, se acreditas que és inadequado/a, aborrecido/a ou que não pertences a determinado ambiente, não estás sozinho/a! Consulta aqui mais informações sobre o que é a Ansiedade Social, o que a causa ou a mantém e que estratégias podes adotar para atenuar a sua presença em ti: Flyer – Ansiedade Social
Após esta leitura, já poderás ter uma ideia acerca do que está a causar a tua ansiedade social, mas, para a compreenderes ainda melhor, poderá ajudar experimentares o exercício que te propomos: Compreender a tua Ansiedade Social. Reserva algum tempo para refletir sobre estas questões, de modo que, tendo uma visão mais clara do teu próprio problema, possas trabalhar sobre as suas diferentes partes e quebrar o círculo vicioso da ansiedade.
Tratamentos para a Ansiedade Social
Para além de técnicas e manuais de autoajuda, estão disponíveis um conjunto de tratamentos para a ansiedade social, sendo as principais opções a psicoterapia individual ou em grupo, bem como o acompanhamento médico/tratamento medicamentoso. Fala com um psicólogo sobre as soluções mais indicadas à tua situação-problema. Agenda uma consulta connosco!