Educação para o Desenvolvimento Sustentável na FEUP

 

O projeto EDS@FEUP tem como objetivo criar competências em sustentabilidade nos diferentes ciclos de estudo da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), consolidando uma cultura de sustentabilidade na instituição.

O projeto propõe diferentes eixos de atuação, incluindo a formação de docentes, a integração da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS) em unidades curriculares selecionadas, ações de caráter transversal e comunicação interna e externa. Será dada formação a um grupo piloto de docentes, que transmitirão o seu conhecimento aos demais colegas, técnicos e investigadores, conduzindo a integração da EDS nos planos curriculares.

Serão ainda desenvolvidos conteúdos e recursos dedicados à temática da EDS, e amplificadas as atividades em colaboração com os grupos de estudantes da FEUP e ações de promoção da inovação para a sustentabilidade na instituição.

Projeto em detalhe e Sessão plenária

Pode conhecer o projeto com maior detalhe (PPT/PDF) clicando na imagem infra.

No dia 13 de maio de 2022, teve lugar a sessão de apresentação do projeto EDS@FEUP.

Pode visualizar abaixo a sessão plenária proferida pelo Professor Jordi Segalàs Coral (Director of the Research Institute of Sustainability Science and Technology and Professor at UPC-Barcelona Tech).

Seminários EDS@FEUP

‘GreenComp: the European sustainability competence framework’ ministrada por Ulrike Pisiotis.

Ulrike Pisiotis trabalha na Direção-Geral da Educação, Juventude, Desporto e Cultura no desenvolvimento de políticas para fazer da sustentabilidade uma prioridade central nos sistemas educativos da Europa. É uma das coautoras do GreenComp, o quadro de competências de sustentabilidade da UE.

‘O Papel das Políticas Públicas na Educação para o Desenvolvimento Sustentável’, com Jorge Moreira da Silva e João Pedro Matos Fernandes.

A Educação para o Desenvolvimento Sustentável é crucial para uma mudança de comportamentos que contribuam para uma sociedade mais sustentável. A FEUP deve promover essa mudança na vida profissional e pessoal da sua comunidade e, em particular, dos seus estudantes.