Podcast Alumni Mundus

Este é o “Alumni Mundus”, o podcast quinzenal que pretende mostrar-vos o mundo dos alumni U.Porto.

O podcast “Alumni Mundus” está segmentado em séries que abordam diferentes temas, e pretende dar a conhecer a vida dos alumni da Universidade Porto, manifestando especial preferência por aqueles que se destacaram na vida profissional ou seguiram um percurso singular. Queremos mostrar o papel que a Universidade do Porto desempenhou nas suas carreiras e até na sua vida pessoal, mas acima de tudo queremos contar histórias, histórias únicas sobre a vida das gerações que se sucedem na frequência universitária e que depois vão mudar o mundo e mudar-se a si próprias. Que lição tiramos daqui? Sabemos que não existe um trajeto único para o sucesso… Mas podemos perceber o que funcionou em cada uma destas experiências que aqui ouvimos, aprender com elas, criar uma rede de networking.

“Alumni Mundus” é um podcast do Gabinete Alumni da Reitoria, do Gabinete Alumni da Faculdade de Engenharia e do Gabinete de Comunicação e Imagem da Faculdade de Desporto, com a participação de todas as unidades orgânicas da Universidade do Porto e o apoio da Casa Comum.

Conhece todos aqui todos os Podcasts

Alumni Mundus 👨‍🎓 “Viagem à U. Porto” – Daniel Campos

Daniel Campos é o protagonista deste episódio da série “Viagem à U.Porto”. Partimos à descoberta com o Alumnus FEUP pelos caminhos da Engenharia Civil. Nascido e criado na cidade do Porto, passou por Moçambique antes de chegar ao Qatar em 2013, onde atualmente é Diretor Geral na ELAN URBAN. Iniciou a sua atividade profissional na OBRECOL SA e em 2007, após finalizar a sua formação em PMI Project Management na ANJE, assumiu um novo desafio como Gestor de Projetos na multinacional Alemã Enercon GmbH, tendo sido responsável pelo projeto e construção do segundo maior parque eólico da Europa e fez parte integrante da ENEOP – o maior consórcio eólico Português. Mais tarde, como Diretor de Produção Norte da multinacional Alemã PERI GmbH, colaborou com um conjunto alargado de empreiteiros gerais na construção de estruturas de betão armado, reabilitação de edifícios e manutenção industrial. Em 2010, após finalizar a Pós-Graduação em Direção de Empresas na Porto Business School, lançou-se para o seu próximo desafio profissional como Diretor Comercial no Grupo DST e mais tarde como Diretor Geral em Moçambique. Em 2013 rumou para o Qatar, onde assumiu a função de Senior Projects Manager na multinacional Australiana WorleyParsons. Concluiu a formação em Estratégia e Liderança na London Business School em 2019 e colabora desde 2015 com a Universidade do Porto como Embaixador Alumni FEUP. O Engenheiro Civil, que um dia já pensou em ser piloto da Força Aérea, é um apaixonado pelo áudio e pela acústica e tem-se interessado nos últimos anos por planeamento urbano, planeamento estratégico de infraestruturas, gestão de empresas, psicologia e carros clássicos. Queres saber mais? Tens que ouvir o Podcast aqui 🙂

Alumni Mundus 👨‍🎓 😍👩‍🎓 “Amor à U. Porto” – Ana Feliciano e Pedro Afonso

Neste episódio da série Alumni Mundus “Amor à U.Porto”, vamos conhecer a Ana Feliciano e o Pedro Afonso, que estão juntos há 17 anos e que hoje vivem em Madrid. Ana, de Ermesinde, e Pedro, de Bragança, conheceram-se na época de exames do Mestrado Integrado em Engenharia Química na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e o seu amor sedimentou-se por interesses que tinham em comum, entre eles a praxe e as actividades académicas. O primeiro beijo foi trocado no telhado do Bloco B da FEUP…  e a partir daí, nada foi igual! Entre altos e baixos, muitas aventuras e histórias para contar, agora a 5… o Amor à UP será para sempre!

Uma conversa animada, com histórias cheias de peripécias para ouvires aqui 🙂

Alumni Mundus 👨‍🎓  “Saberes além da U. Porto” – Luís Gomes

No “Saberes além da U.Porto”  vamos conhecer Luís Gomes, alumnus da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP). Nasceu no Pinhão, mas vive desde os 12 anos em Vila Nova de Gaia. Sempre quis ser engenheiro informático e em 2008 ingressou no Mestrado Integrado em Engenharia Informática e Computação. Durante o curso colaborou com a Engenharia Rádio e fez parte de alguns grupos estudantis como a AEFEUP. E foi também durante a faculdade, em 2013, que teve o seu primeiro contacto com o stand up comedy. Chegou a trabalhar como investigador na área de data mining, mas o fascínio pelo humor, principalmente pelo humor “negro,” e a influência do programa “Levanta-te e ri” levaram-no a tentar a sorte como comediante. Já partilhou os palcos com grandes nomes do panorama do humor português. Em 2016 foi convidado para fazer parte do lineup do palco Caixa, dedicado exclusivamente à comédia, no Festival MEO Marés Vivas. Em 2017, fez parte da equipa de guionistas do Roast a Álvaro Costa realizado no Teatro Sá da Bandeira, tendo desde aí escrito para (quase) todos os grandes Roasts que se realizaram em Portugal: Roasts a Fernando Rocha, Miguel 7 Estacas, TOY e José Castelo Branco. Começou a trabalhar como guionista para outros humoristas, desde escrever textos de standup a sketches. Em 2019, foi co-autor, juntamente com o Fernando Rocha, de uma rubrica de humor na Rádio Estádio chamada “Estádio de Graça”. Em 2020, estreou um programa no Youtube chamado Copo Meio Cheio, cuja primeira temporada contou com mais de meio milhão de visualizações. Para além disso, mantém um formato de crónicas regular em texto e vídeo chamado “Nem sabes de onde elas caem”, assim como um podcast de seu nome “É o que é”. Presença regular no programa Pi100Pé do Fernando Rocha, faz espetáculos de stand up comedy, apresenta galas e festivais e trabalha como guionista.
No meio de tanto humor, ainda conseguiu co-fundar a ikuTeam, uma empresa onde é CTO.

Para conheceres melhor  o Luís Gomes e a sua veia humorística tens que ouvir o podcast aqui 🙂

Alumni Mundus 👨‍🎓  “Memórias U.Porto:Finalistas Online” – Miguel Cunha

Miguel Cunha e o começo de vida profissional na engenharia em pandemia

Hoje temos connosco no “Memórias U.Porto:Finalistas Online”, o Miguel Nuno Cunha, mestre em Engenharia Mecânica pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Atualmente, é Engenheiro Mecânico de Produto na Bosch Car Multimedia em Braga, a sua cidade natal.
O sonho de ser Engenheiro Mecânico nasceu ao acompanhar o pai desde tenra idade enquanto Diretor de Produção na indústria metalomecânica.
Ao longo do percurso académico foi colaborador e Presidente do NEEM-FEUP, o Núcleo de Estudantes de Engenharia Mecânica da FEUP, e, posteriormente, Vice-Presidente da AEFEUP, a Associação de Estudantes da FEUP. Estas foram, segundo o próprio, “as melhores escolas de problem-solving que poderia ter tido” e que capacitam os estudantes com ferramentas únicas para o mercado de trabalho. No âmbito da dissertação de mestrado fez uma incursão na investigação científica na área da biomecânica.
É um fã incondicional de desporto automóvel e tem como cidade de eleição, orgulhosamente, Braga.

Para conheceres melhor o percurso do Miguel tens que ouvir o podcast aqui 🙂

Alumni Mundus 👨‍🎓 👩‍🎓 “U.Porto Generation GAP” – Alexandre Teixeira e Joana Teixeira

Alexandre e Joana: pai e filha com ADN de Engenharia

No “U.Porto Generation GAP” de hoje vamos conhecer o Alexandre Teixeira, alumnus da licenciatura em Engenharia Química que terminou em 1976 na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e a Joana Teixeira, Alumna de Engenharia Civil, curso que terminou em 2006 na mesma faculdade. São pai e filha, engenheiros, mas com duas experiências muito distintas. O Alexandre passou os dois primeiros anos na Faculdade de Ciências e concluiu os restantes anos de curso na FEUP da Rua dos Bragas. Já a Joana veio a frequentar o, na altura, recente Campus da Asprela. Com a Engenharia a correr-lhes nas veias, ambos se envolveram no associativismo académico durante a sua passagem pela FEUP. São 30 anos que separam estes Alumni FEUP de Química e de Civil, duas áreas de engenharia que os levaram a seguir percursos muito distintos. Alexandre começou por dar aulas de Físico-química no Liceu de Matosinhos, fez uma passagem breve pela Universidade de Aveiro, que foi interrompida em 1977 com um convite para lecionar Biomatemática na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, onde permaneceu até outubro de 1986, começando a trabalhar em novembro desse ano no IAPMEI onde ainda trabalha e onde tem vindo a desempenhar vários cargos. A Joana começou por trabalhar em diversos gabinetes de projeto na elaboração de projetos de acústica de edifícios e de instalações hidráulicas. Posteriormente mudou-se para o ramo da construção onde criou a própria empresa de remodelação e renovação de edifícios. Durante todo este tempo manteve sempre a realização de projetos de acústica de edifícios como freelancer, atividade que hoje continua a desenvolver. Recentemente integrou a European Acoustics Association como Permanent Secretary.

Queres saber mais sobre o Alexandre e a Joana? Ouve o podcast aqui 🙂

Alumni Mundus 👨‍🎓 “U.Porto IN” – Adeeb Sidani

Adeeb Sidani, o libanês encantado pelo Porto

Esta semana no episódio do “U.Porto IN” entrevistamos Adeeb Sidani, um engenheiro arquiteto nascido em Beirute, no Líbano, mas que vive no Porto há mais de seis anos.
Durante o mestrado que fez na Beirut Arab University, veio a Portugal a um workshop organizado pela Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto e ficou cativado pela atmosfera da cidade. Por isso decidiu inscrever-se no Programa Doutoral em Segurança e Saúde Ocupacionais na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.
Atualmente trabalha como gestor de projetos na Porto Digital e é investigador na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto onde se encontra a concluir o seu doutoramento.
Os seus interesses de investigação relacionam-se com a área da Segurança e Saúde no Trabalho na Construção utilizando Building Information Modeling, Verificação Automatizada de Regras e Tecnologias Imersivas para formação. Envolvido na elaboração de várias candidaturas de projetos internacionais financiados pela União Europeia, possui vasta experiência nos domínios da digitalização da educação e da formação.
Trabalhou também durante vários anos com a Reitoria da Universidade do Porto, organizando especificamente eventos como a Universidade Júnior e a Mostra.UP.
Apaixonado pela cultura e gastronomia portuguesas, Adeeb já fala bem português, é do Futebol Clube do Porto e diz ser um marido amoroso de uma adorável portuguesa.

Conhece a história de Adeeb  aqui 🙂

Alumni Mundus 👨‍🎓 “U.Porto Carreiras Imprevistas” – João Pires

Da química à cozinha… uma inspiração por paixão
 
O convidado do episódio desta semana do “U.Porto Carreiras Imprevistas” é o João Pires, que nasceu em Vila Real e que terminou em 2012 o Mestrado Integrado em Engenharia Química na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP). Recorda os anos universitários como tempos de grande ebulição da vida académica, com muito conhecimento à mistura, mas diz não ter encontrado a mesma intensidade no mundo do trabalho. Ainda exerceu a engenharia química, mas paralelamente começou a lançar-se no mundo da cozinha, quase por brincadeira… Aconselhado por amigos decide inscrever-se na Escola de Hotelaria e Turismo do Porto e no final do curso ruma a Espanha, ao restaurante que lhe mudaria a sua perspetiva para sempre: o Mugaritz, em San Sebastian. Mais tarde embarca numa nova experiência espanhola, no Culler de Pau e mais tarde no O Grove, na Galiza, onde deu asas à criatividade. Chega o momento em que decide fazer carreira em Genebra, onde trabalha durante todo o percurso no Fiskebar. Atualmente encontra-se de regresso a Portugal, mais precisamente a Trás-os-Montes, onde pretende criar um projeto de restauração que seja uma ode ao mundo rural e ao futuro da cozinha. Esse projeto já está em concretização, será o Forno de Jales, que fica como o nome indica nessa região, e será inaugurado no final do ano.
 
Para conhecer melhor o João, acompanha-nos aqui!