ALUMNI Career Stories

As “Alumni Career Stories” são as vossas estórias… as nossas estórias… as estórias que começam a ser construídas na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e que se desenrolam pelos quatro cantos do mundo.

São percursos académicos e profissionais inspiradores, que enchem os corações de orgulho, traçados com alma,  caminhos únicos e certamente diferentes… mas que partilham do mesmo ADN FEUP. #Proud2beFEUP

Alumni Career Stories 👨‍🎓Pedro Santos – Vodafone

Nasceu em Maputo (ainda Lourenço Marques) em Moçambique e um ano depois chegou ao Porto. Estudou na FEUP entre 93 e 98 (na saudosa rua dos Bragas) onde se formou em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores com especialização em telecomunicações. Logo em 1998 integrou a Telecel e em 2001 rumou a Lisboa para aceitar os novos desafios da operadora que, entretanto, no ano seguinte transita para o Grupo Vodafone. Apaixonado pela família e pelo trabalho, é um entusiasta do desporto e do cinema. Trocou o Squash, que praticou durante mais de 15 anos, (participando em campeonatos nacionais e algumas provas internacionais) pela corrida, onde se tem desafiado em provas de estrada e de trail pelo país fora. Atualmente está a estudar História da Arte do Cinema em Lisboa e ambiciona realizar uma Curta Metragem. Um sonho por concretizar? Correr a Maratona do Porto (na estrada) e o UTMB no Monte Branco (em trail).

Força Pedro! Vamos a isso! #Proud2beFEUP

Alumni Career Stories 👩‍🎓- Sara Duarte Dias – BIAL

“Trabalho e verdade” é o lema profissional da responsável pela seção de engenharia e manutenção no Grupo BIAL, Sara Duarte Dias, licenciada em 2002 pela FEUP em Engenharia Mecânica. Gosta de dançar, de cantar e de viajar. A engenheira faz parte do coro da PBS – Porto Business School e é bastante ativa no que respeita ao Networking Social, onde o amigo do amigo é sempre bem-vindo nos eventos que organiza.
Tem na família a prioridade e é tia babada de quatros “maravilhosos sobrinhos”.

Os olhos da Sara brilham quando fala da sua profissão… é uma entusiasta da engenharia!  #Proud2beFEUP

Alumni Career Stories 👨‍🎓Miao Sun – AikeInf Technologies e Casa da Cortiça

Nasceu em Zhejiang na China e quando chegou à FEUP não sabia dizer uma palavra em português. Mas isso não o impediu de singrar no mundo da Engenharia. Criou no final de 2017 a startup – AikeInf Technologies e em 2019 a Casa da Cortiça. Paralelamente foi um dos fundadores da AJLC – Associação dos Jovens Luso-Chineses, cujo objetivo é promover interação entre comunidade chinesa e portuguesa. Vamos conhecer melhor o percurso de Miao Sun, que tem como objetivo comprar um Tesla nos próximos dois anos, ou não fosse ele fã assumido do Elon Musk!

Bravo Miao!#Proud2beFEUP

Alumni Career Stories 👨‍🎓 Nuno Garrido – GALP

Nuno Garrido nasceu em São Pedro do Sul. A paixão pela Engenharia Química guiou-o até à FEUP onde acabou por se licenciar na área e por tirar um Doutoramento em Simulação Molecular, que lhe proporcionou experiências internacionais pela Europa, nos Estados Unidos e no Médio Oriente. Em 2011 chegou à Galp, onde desempenhou funções das áreas técnicas da refinação, funções de gestão e atualmente de liderança do projeto de transformação digital.  Movido pelo desafio na vida profissional e pessoal, o Nuno é um fervoroso adepto do trekking e um dedicado pianista.

Let’s go Nuno! #Proud2beFEUP

Alumni Career Stories  👩‍🎓 Rita Costa – Mendes Gonçalves

Nasceu em Tondela, mas foi no Porto que viveu alguns dos melhores momentos da sua vida. A paixão pela área da saúde levou-a a concorrer ao Mestrado Integrado em Bioengenharia na FEUP, curso que terminou em 2017. Durante o curso estagiou na Gran Cruz (na otimização da análise do ácido tartárico), na Frulact (na formulação de preparados de fruta com ingredientes funcionais) e em Milão, Itália, (na produção de bioplásticos a partir de águas residuais) onde viveu durante o Programa Erasmus. Concluiu a Tese de Mestrado na Mendes Gonçalves, empresa onde trabalha desde 2017 e onde é responsável pela otimização de Bioprocessos.
A Rita é uma amante da condução e a sua grande ambição é conseguir um dia gerir uma equipa de trabalho eficiente, feliz e realizada.

Desejamos-te muito sucesso Rita!! #Proud2beFEUP

Alumni Career Stories 👨‍🎓 Aquiles Barros – Castelbel

Nasceu no Porto a 13 de março de 1950 no seio de uma família ligada ao Direito, mas quis o destino que fosse Engenheiro. Aquiles Barros licenciou-se em Engenharia Química na FEUP em 1973 e doutorou-se em 1986 em Química Analítica pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, onde fez também a Agregação em Química em 1999. Foi também nesta faculdade que foi docente durante 40 anos, até 2013. Mas o bichinho da engenharia não o largou e em 1999 criou a Castelbel, uma marca premium de produtos perfumados para o corpo e para a casa, num desafio arrojado que se revelou um sucesso de vendas. Amante praticante do voleibol – foi campeão nacional na categoria de juvenis, em 1966, ao serviço do F. C. Porto – criou uma equipa de voleibol no Castelo da Maia em 1969 e é sócio nº1 do Castelo da Maia Ginásio Clube que co-fundou em 1973.
Obrigada Aquiles! É um orgulho tê-lo nesta família com ADN FEUP!
#Proud2beFEUP

Alumni Career Stories 👩‍🎓Alexandra Caramalho – KAIZEN™ Institute Western Europe

Nasceu no Porto em Outubro de 1974 e na indecisão entre a engenharia e a economia, acabou por concorrer em 1992 a Engenharia e Gestão Industrial na FEUP, um curso na altura com poucos anos. Alexandra Caramalho terminou a licenciatura em 1997 e fez a dissertação numa empresa familiar, a Azevedos Indústria, que a levou a fazer um curso de especialização em Engenharia da Qualidade no Instituto de Soldadura e de Qualidade. Foi na Azevedos que deu os primeiros passos da sua carreira profissional até chegar ao KAIZEN™ Institute Western Europe em 2004. Casada e mãe de dois filhos, Alexandra é desde 2018 Partner no KAIZEN™ Institute Western Europe. Tem como objetivo de vida a melhoria contínua e assume-se apaixonada pela harmonia e pelo equilíbrio! 
Alexandra, you rock!  #Proud2beFEUP

Alumni Career Stories 👨‍🎓 Mário Silva – Tintex Textiles

Nasceu em Vila-Chã, Esposende, em 1962. Pensou em ser escritor ou jornalista, mas cruzou-se com a Química e traçou o seu destino na Engenharia. Mário Jorge Silva licenciou-se na FEUP em 1986 e foi responsável pelo arranque da Textil José Correia em 1989 e da Tintex em 1998. Gosta de ler, de praticar BTT e de viajar. Sonha em fazer trilhos pela Austrália e pelo Tibete e quer dar a volta ao mundo por etapas dentro de 3 anos. Tem 2 filhos, o Ricardo e o Pedro, ambos Engenheiros Químicos, também, pela FEUP, que já estão a assumir a direção da Tintex Textiles. Em 2021, Mário Silva, inaugurou a HATA na sua terra Natal com uma homenagem ao pai, falecido meses antes.
É caso para dizer que nesta família corre “ADN” FEUP!! 

Alumni Career Stories👩‍🎓Paula Teles – mpt® 

Paula Teles nasceu a 16 de Maio de 1969, em Alvarenga, Arouca. Apaixonada pela pintura e pela geografia, quis o destino que fosse Engenheira Civil. O trabalho e a vontade de fazer coisas, deve-o aos “pais maravilhosos” que teve. Recorda o dia em que soube ter entrado na FEUP e a viagem de Aveiro a Alvarenga, a festejar com o pai. É fundadora e CEO da mpt® desde 2004 – empresa de planeamento da mobilidade e desenho urbano, pioneira em Portugal em mobilidade urbana pedonal e inclusiva. Com uma carreira extensa e diversificada destaca alguns momentos da sua vida, como a passagem enquanto Vereadora do Município de Penafiel, que diz ter sido uma experiência gratificante e única do ponto de vista da causa pública, ou quando percebeu que estava a criar uma nova área de trabalho em Portugal. Como momentos especiais da sua vida salienta o dia em que foi mãe ou os lançamentos dos seus livros e quando faz palestras e sente que correm bem. Colecionadora de Globos (Planetas Terra) , adora mapas e fazer decorações de interiores e de exteriores. Durante a pandemia fez uma casa da árvore no seu refúgio: Alvarenga. Considera-a uma obra prima: “cuida do corpo e da mente no meio de um ambiente natural com a ponte suspensa maior do mundo ao fundo”. O seu sonho é criar uma Instituição Pública sem fins lucrativos, tipo fundação, que possa trabalhar na área do conhecimento das cidades, da inclusão, face à existência de pessoas com mobilidade reduzida.
E nós desejamos-lhe toda a sorte, com a certeza de que a Paula vai conseguir concretizar este e outros sonhos!

Alumni Career Stories 👨‍🎓 Gonçalo Gil Mata – MIND4TIME

Gonçalo Gil Mata nasceu no Porto a 09 de dezembro de 1976 e fez parte da primeira turma a concluir Engenharia Informática e Computação na FEUP, em 1999.
Nesse mesmo ano fez o 1º estágio profissional e teve o primeiro contacto com o mundo trabalho. Entre 1999 e 2006 trabalhou como developer na IBS… mas sentia-se “preso” num trabalho em que só podia ter 22 dias de férias por ano.
Decidiu despedir-se para fazer uma viagem de mota à volta do mundo, que aconteceu em julho de 2006, uma experiência que acabou por mudar por completo o seu rumo profissional.
Em 2008 obteve a primeira certificação profissional em Coaching e em 2009 fundou a MIND4TIME. 2007, 2015 e 2021 foram anos especiais pela edição de cada um dos seus três livros: “BuenaYork”, “Ainda Não Tive Tempo” e “Reinvente-se”.
Adora bricolage, teve uma banda de música durante 15 anos e sonha dar a volta ao mundo num veleiro.
Este é um verdadeiro exemplo de um engenheiro com veia de empreendedor! Well done Gonçalo!

#Proud2beFEUP

Alumni Career Stories 👨‍🎓 Nuno Lago de Carvalho – Chief Commercial Officer at CaetanoBus & Board Director at Caetano UK

Nuno Lago de Carvalho nasceu no Porto em 1978. Concluiu o curso de Engenharia Metalúrgica e de Materiais na FEUP em 2003, mas desde sempre soube que era na área da gestão que queria fazer carreira. Orgulhoso da “start-up industrial” que criou logo após a conclusão do curso e da carreira internacional que construiu entre 2009 e 2019 na francesa TOTAL, onde teve a oportunidade de desempenhar funções em filiais na Europa, África e Ásia, foram Angola e Singapura, os países que mais o marcaram pelos maiores desafios profissionais e pelo período feliz que viveu com a mulher e filhos. Em 2019, em família, decidiram regressar a Portugal e foi no Grupo Salvador Caetano que encontrou o desafio que procurava. É atualmente membro da Comissão Executiva da CaetanoBus e Administrador da Caetano UK. Integra um grupo de profissionais pioneiros a desenvolver negócios na Europa na área da mobilidade elétrica a hidrogénio, na qual acredita ser hoje o motor para um futuro mais limpo e sustentável.
Apaixonado pela família e pelo trabalho, é a navegar de barco no rio Douro onde se encontra sempre pode.
Diz nunca ter sido um sonhador, ter sido sempre movido por objetivos e metas a atingir. Afirma não ter sonhos por concretizar, mas sim a vontade de ser e fazer feliz quem o rodeia.
Nuno, és um orgulho para a FEUP! Keep on going!

Alumni Career Stories 👩‍🎓 Francelina Pinto – ANIET

Francelina Pinto nasceu no Porto a 10 de dezembro de 1970 e vive atualmente em Guimarães.
Foi uma amiga que lhe deu a conhecer o curso de Engenharia de Minas na FEUP, que viria a frequentar com muito entusiamo, começando a trabalhar no setor como técnica de formação profissional ainda antes de o concluir.
Foi formadora de ativos do sector das pedreiras e fábricas de transformação de Pedra Natural e em 2000, ano em concluiu o curso, foi convidada para assumir o cargo de Secretária Geral da AIPGN – Associação de Pedreiras de Granito do Norte, associação regional que rapidamente passou a âmbito nacional dando origem à ANIET – Associação Nacional da Indústria Extrativa e Transformadora, onde desempenha o cargo de Diretora Geral desde 2002.
Tem desempenhado um papel muito ativo na sua área. Na Ordem dos Engenheiros integra o Conselho Regional Norte do Colégio de Engenharia Geológica e de Minas, integra a Direção da UEPG – Associação Europeia de Produtores de Agregados e o Conselho Fiscal do CENTROHABITAT – Associação Plataforma para a Construção Sustentável. Promove ações de internacionalização das empresas e faz parte de vários grupos de trabalho e comissões relacionados com intervenção legislativa sectorial.
Apaixonada pela família e pelo trabalho, qualquer motivo é um pretexto para organizar uma festa. A alumna adora receber a família e os amigos em casa e contribuir para o sucesso e felicidade de todos os que a rodeiam.
Gosta de se dedicar a cuidar das suas flores e do seu jardim, e diz ter, à data, os seus sonhos concretizados: uma família maravilhosa e um trabalho que a realiza plenamente.
Na vida, só pede saúde…  “tudo o resto vem por acréscimo”.
Uma força da natureza com ADN FEUP!
#Proud2beFEUP

Alumni Career Stories 👩‍🎓Ana Barbosa – IKEA

Ana Barbosa nasceu a 4 de março de 1974 em Barcelos e aos 15 anos decidiu que seria engenheira… Em 1997 concluiu o curso de Engenharia Química na FEUP.
Recorda com carinho o seu primeiro emprego, em que foi Monitora no Departamento de Engenharia Química, apoiando o professor Jaime Villate nas aulas práticas.
Entre 1997 e 2001 teve várias experiências profissionais, mas considera que foi na IKEA, onde entrou em 2001, que construiu a sua carreira. Recorda a experiência como responsável de sustentabilidade na Cidade de Ho Chi Minh, Trading Area Southeast Asia pela empresa sueca ou como responsável do negócio da área de Quartos na IKEA Portugal, como momentos de grande aprendizagem, partilha e co-criação com colegas e desenvolvimento pessoal.
Adora cantar, aproveitando todas as oportunidades para cantar em grupos corais e relembra com nostalgia os tempos que passou na TUNAFE, a Tuna Feminina de Engenharia da Universidade do Porto, nos seus primeiros anos de existência.
Diz que da famosa trilogia árvore/livro/filho lhe falta realizar o sonho de publicar um livro, que seria um conto infantil e já que estamos a sonhar, com aspirações poéticas e inspiração no Saint-Exupéry!
Obrigada Ana pela partilha! keep smiling! keep shining!

Alumni Career Stories 👩‍🎓Sofia Vieira – VeganCare

Sofia Vieira nasceu em Espinho no final da década de 70.
A paixão pela Engenharia Química nasceu na altura do Ensino Secundário, ainda sem saber muito bem o que a esperava, mas com a certeza de que seria uma carreira aliciante.
Quando terminou o curso na FEUP em 2002, fez um estágio na CIRES (Companhia Industrial de Resinas Sintéticas) passou depois como técnica de qualidade pela SUPRA, uma empresa de cortiça e trabalhou como responsável da qualidade numa empresa de transportes, a Transportes Rio Meão.
Mas foi há cerca de 10 anos que, em busca de produtos de higiene pessoal mais sustentáveis e ecológicos, criou a VeganCare, uma marca de cosméticos orgânicos e vegan que se especializou em champôs e condicionadores de cabelo sólidos, produzidos com excelência e mestria na The Kind Lab.
Apaixonada por ballet, sonha um dia poder fazer voluntariado num santuário de animais.
Obrigada Sofia! Desejamos-te muito sucesso!

#Proud2beFEUP

Sabe mais sobre a VeganCare: https://www.vegancarecosmetics.com/pt/

Alumni Career Stories 👨‍🎓 Pedro Teiga – Engenho e Rio (E.Rio)

Pedro Miguel Teiga nasceu em meados da década de 70 em Macedo de Cavaleiros. A área do ambiente surgiu quando teve que escolher um curso superior, talvez influenciado inconscientemente pela vivência do pai que dedicou a sua vida à manutenção e cuidado dos rios e dos seus ecossistemas. Licenciou-se em Engenharia Ambiental e dos Recursos Naturais na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) em Vila Real, mas sentiu que precisava de aprofundar conhecimentos. Foi nessa altura que surgiu o Mestrado de Engenharia do Ambiente, Ramo Hidráulica e Recursos Hídricos na FEUP, que deu origem ao Doutoramento em Engenharia do Ambiente na mesma instituição. É fundador e diretor executivo da empresa Engenho e Rio, especialista em reabilitação de rios e ribeiras com aplicação de técnicas de engenharia natural. Foi docente na UTAD e investigador do CIIMAR pela FEUP. Foi vice-presidente do Centro Ibérico de Restauro Fluvial (CIREF) e coordenou o Projeto Rios-ASPEA em Portugal onde pela sua implementação recebeu vários prémios onde se destaca o Prémio “Dragona Iberia 2010” atribuído pela Fundação Nova Cultura da Água. Foi vencedor do Green Project Awards 2013 na categoria “iniciativa de mobilização SIC notícias”.
Obrigada Pedro, por seres um engenheiro dedicado à proteção dos meios aquáticos e da sua envolvência!