ENGENHEIRO…mas pouco
Fizeram o curso na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), tornaram-se Engenheiros/as, mas o destino levou-os a outras paragens, a seguir outras carreiras determinadas por paixões.
São profissionais que brilham em áreas muito distintas, revelando que a engenharia é uma bússola para talentos multifacetados.
Aqui desvendamos histórias de Alumni que seguiram caminhos diferentes… mas que continuam a respirar engenharia todos os dias.
#Proud2beFEUP
Raul Minh’alma
Raul Minh’alma nasceu em 1992, é natural do Marco de Canaveses e terminou o Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica na FEUP em 2016. Publicou o seu primeiro livro em 2011, com o título “Desculpe Mãe”, mas foi em 2016 que alcançou o reconhecimento do público com “Larga Quem Não Te Agarra”, o seu primeiro bestseller. Em 2019 o livro “Foi Sem Querer Que Te Quis” tornou-se o título mais vendido em Portugal. Em 2020 com o “Durante a Queda Aprendi a Voar” consagrou-se o autor português que mais livros vendeu em Portugal. Em 2021, repetiu o feito com “Se Me Amas Não Te Demores”. Raul Minh’alma vendeu até ao momento mais de 600 mil exemplares, tem mais de 850 mil seguidores nas redes sociais, e é orgulhosamente Alumni FEUP.
João Pires
Nasceu em Vila Real e quis o destino que viesse parar ao curso de Engenharia Química na FEUP. Terminou o curso em 2012 e ainda exerceu alguns anos a Engenharia, mas a paixão pela cozinha falou mais alto… Conhece o percurso de João Pires, que depois de ter percorrido as cozinhas internacionais de Espanha e da Suíça, regressou a Portugal para cumprir o sonho de ter o seu próprio restaurante: o Forno de Jales, que fica na R. do Brasil 5, em Vreia de Jales, 5450-345 – Vila Pouca de Aguiar.
Martinha Costa
Martinha Costa nasceu em Barcelos. Decidiu estudar Engenharia e Gestão Industrial, curso que terminou em 2011, pela versatilidade do curso e com a certeza de que este a iria preparar para qualquer função dentro de uma empresa. Depois de passar pelo mundo da Consultoria e pela Indústria Aeronáutica, a sua vontade de empreender e a paixão e curiosidade pela alimentação saudável levaram-na a fundar a Yogan, que produz laticínios de base vegetal à base de ingredientes saudáveis e nutritivos como frutos secos e azeite virgem extra. Hoje os produtos da Yogan podem ser encontrados por todo o país em lojas de produtos saudáveis e biológicos e também nas grandes superfícies de distribuição. Além disso, pode ser encontrada online e fora de Portugal, em países como a Espanha, França Alemanha ou Bulgária.
Henrique Martins
Henrique Martins nasceu no Porto há 26 anos. Apaixonado pelo futebol desde criança, começou a jogar no clube perto de casa, o Coimbrões, e mais tarde foi para o Boavista FC onde acabou por se profissionalizar aos 18 anos.
Conciliou sempre os estudos com o futebol e tirou o curso de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, uma experiência que diz ter sido exigente, mas muito enriquecedora a nível académico e pessoal.
Representa o Lusitânia de Lourosa desde 2023, onde diz estar a ter uma etapa muito positiva da sua carreira.Fora dos relvados, é apaixonado por história, por viagens e por tecnologia e gosta de estar sempre a aprender, especialmente nas áreas da programação e sistemas embarcados.
Quanto ao futuro, quer continuar a evoluir no futebol, sem nunca deixar de lado a sua formação académica e profissional e conseguir conjugar estas duas áreas que tanto o motivam.
Daniel Martins
Daniel Martins ingressou na FEUP em Engenharia Mecânica, mas a meio do curso, percebeu que a Engenharia do Ambiente poderia enquadrar-se melhor nas aspirações que tinha para o futuro!
Mas o destino tinha outros planos…
Ambientalista desde que se conhece, quando o curso de Engenharia do Ambiente abriu na FEUP, não hesitou… mas o mercado de trabalho não se revelou tão apelativo como esperava e Daniel, quase por carolice, começou um negócio.
Do percurso inusitado deste Engenheiro do Ambiente, seguiu-se uma carreira promissora na agricultura e hoje tem a sua própria empresa.

