Comemorações dos 50 anos do 25 de abril na FEUP

Para celebrar os 50 anos do 25 de abril, a FEUP preparou várias ações, que decorrem até dezembro de 2024.

Este ciclo de atividades arrancou no dia 20 de março com a conversa “Antigamente é que era bom?”, que tentou perceber como foi vivido o dia 25 de Abril na FEUP,  o que sentiam os estudantes e trabalhadores antes da revolução e quais foram as reivindicações conquistadas na FEUP. Em parceria com o Clube de Leitura da Biblioteca da FEUP, teve ainda a atuação do coro BJazz Choir, que interpretou temas de Zeca Afonso.

Destaque para a exposição ”Tiras de Liberdade – Resistência, Humor e Arte na AEFEUP pela Obra Gráfica de Manuel Sousa”, na Sala de Exposições da Biblioteca, que foi inaugurada no dia 17 de abril e que fica disponível até dia 28 de junho.

Manuel Sousa, alumnus FEUP de Engenharia Eletrotécnica, revela os textos e imagens inspiradas no tempo da tomada de posse do I Governo Constitucional no verão de 1976. Mário Sottomayor Cardia, Ministro da Educação, lança anátema indiscriminado sobre experiências inovadoras que muitas escolas, e em particular a FEUP, tinham abraçado após o 25 de Abril, com apoio e entusiasmo dos seus estudantes. Os desenhos de Manuel Sousa são testemunho dessa época única do Movimento Associativo, e do Humor e da Arte na resistência dos estudantes a um retorno forçado a uma cinzenta normalidade.

Conhece o plano de atividades aqui: https://equacoesdaliberdade.fe.up.pt/

Partilhe esta notícias nas suas redes