Encontro FEUPLink/AGRAPS no CERN

O dia 25 de maio foi um dia especial para os alumni FEUP que se juntaram ao evento organizado pelo FEUPLink e pela AGRAPS (Associação dos Graduados Portugueses na Suíça) em Genebra, na Suíça. A visita ao CERN, Organização Europeia de Investigação Nuclear, que completa este ano 70 anos, foi o mote para o encontro de engenheiros. Nesta reunião, que contou com perto de 60 participantes, dos quais 14 eram Alumni FEUP, estiveram presentes o sr. Diretor da FEUP, Professor Rui Calçada, o professor João Tavares (diretor do departamento de Engenharia Mecânica), o professor António Pedro Aguiar (coordenador do SYSTEC) e Joana Guedes Pinto, do Gabinete Alumni da FEUP, além dos dois Embaixadores Alumni FEUP na Suíça, Liliana Duarte e Nuno André.
O evento contou com 11 palestrantes portugueses e guias do CERN, que dinamizaram a visita às instalações. Um deles, João Fernandes, alumnus FEUP de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores e atualmente Senior Member of CERN Staff do Departamento de IT estava visivelmente contente por poder fazer parte deste encontro: “Pessoalmente foi um prazer enorme receber a delegação da FEUP no CERN. Como Europeu “nascido e criado no Porto” e formado na Faculdade de Engenharia, espero que este encontro seja o primeiro de muitos que possibilitem colaborações científicas e tecnológicas com impacto entre a FEUP e o CERN”.

O arranque da iniciativa foi dado pelas 14h no IdeaSquare, o espaço dedicado à inovação e colaboração entre estudantes e cientistas do CERN, onde foram apresentados vários projetos que estão em desenvolvimento na instituição, seguindo-se de um coffee break curto, mas animado, patrocinado pela Nova Delta Suisse. A visita guiada começou no Science Gateway, para aprender e interagir com as exposições: acelerar, colidir, universo, artes, e mundo quântico.
A visita continuou pelo primeiro acelerador do CERN, o Synchro Cyclotron, construído em 1954, que funcionou durante 33 anos até ser substituído por outros mais modernos e potentes.
E por último, os participantes puderam conhecer a “Antimatter Factory”, onde se estudam as propriedades de partículas elementares e átomos de antimatéria.
Ao final da tarde, o grupo dirigiu-se para o Restaurante “Bois Joly”, para um agradável convívio, que proporcionou trocas de experiências e contatos, assim como planos para futuros encontros ou colaborações, e onde não faltaram os pastéis de nata oferecidos pelo Bom Gosto, e o vinho do Porto patrocinado pelo Santander.

Para Rui Calçada, Diretor da FEUP, “este evento foi uma experiência memorável e enriquecedora, tanto a nível académico como pessoal. A presença da comunidade FEUP demonstra o nosso compromisso em fomentar a ligação e a colaboração entre a comunidade académica e os nossos Alumni.
No inspirador espaço IdeaSquare fomos calorosamente recebidos. Este evento reforçou a nossa missão de promover a excelência académica e a inovação, bem como de estreitar laços com a comunidade científica global. Acredito que experiências como esta são fundamentais para inspirar as futuras gerações de engenheiros e cientistas, motivando-os a perseguir o conhecimento e a inovação sem fronteiras. Agradeço a todos os que tornaram esta visita possível e espero que esta seja apenas a primeira de muitas colaborações frutíferas entre a FEUP, a AGRAPS, e o CERN. Continuaremos a trabalhar juntos para alcançar novos patamares de conhecimento e progresso.”

A AGRAPS foi criada em 2020, durante a pandemia, e tem vindo a incrementar as suas atividades durante 2023 e 2024, através de encontros, visitas, jantares e outras iniciativas. Pretende fomentar a Literacia Científica, junto dos jovens e da comunidade portuguesa local e intervir no âmbito da Diplomacia Científica, posicionando-se como parceiro estratégico do Governo Português e Instituições nacionais de Ciência e Tecnologia.

Partilhe esta notícias nas suas redes