SOBRE O CURSO
O que é o Mestrado em Multimédia?
O Mestrado em Multimédia é um curso de grau académico direcionado a estudantes e profissionais de múltiplas áreas do conhecimento que procuram solucionar os desafios de um mercado global cada vez mais competitivo e aprimorar as capacidades criativas por meio de uma forte base teórica, científica e tecnológica.
A quem se destina este mestrado?
Candidatos com formação nas áreas das Ciências da Comunicação, Artes Visuais, Economia e Gestão, Tecnologia da Comunicação, Educação, Tecnologia Sonora e Musical com especial interesse à área de criação e desenvolvimento tecnológico.
TEMPO DE DURAÇÃO
2 anos.
ESTRUTURA
Este Mestrado tem a contribuição de 5 Faculdades da Universidade do Porto:
*Sede Administrativa
ESPECIALIZAÇÕES
A existência de um corpo docente composto por elementos das cinco faculdades adequa-se ao plano de dissertações e investigação multidisciplinares e interdisciplinares, criando ofertas de formação específica em quatro áreas de especialização:
PROPOSTA CURRICULAR
A proposta curricular do Mestrado em Multimédia segue os princípios expressos do Processo de Bolonha, tendo em consideração os objetivos globais e as alterações pedagógicas dele decorrentes.
OBJECTIVOS GERAIS
Permitir aos graduados a formulação de competências aplicáveis aos novos media, potenciando a cultura individual assimilada por cada aluno e incentivando a partilha de conhecimentos distintos entre as equipas de trabalho por meio de disciplinas e workshops.
OBJECTIVOS ESPECÍFICOS
Proporcionar a formação técnico-científica e o conhecimento prático e teórico para a conceção, desenvolvimento e realização de projectos, produtos, processos e serviços em Tecnologia Multimédia.
Incentivar o desenvolvimento de competências não-técnicas, das capacidades e atitudes criativas, bem como a reflexão crítica, o trabalho em equipa e o espírito de liderança.
Fomentar a criatividade, iniciativa e aquisição do espírito empreendedor no que diz respeito à avaliação de cenários, riscos e aproveitamento de oportunidades.
ACREDITAÇÕES
O ciclo de estudo encontra-se acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES). Mais informação pode ser encontrada nos relatórios produzidos pela A3ES
Saídas Profissionais
O Mestrado em Multimédia proporciona um conjunto alargado de saídas profissionais relacionadas com os Media Digitais:
O curso abre portas para carreiras em áreas emergentes como:
PORTFÓLIO
Cooperação com Empresas
A unidade curricular dissertação, a realizar no 2º ano do Mestrado em Multimédia, decorre em unidades de investigação bem como em parceria com o ambiente empresarial. Esta parceria consolida-se na participação frequente das empresas em seminários destinados aos estudantes de mestrado, trabalhos em colaboração desenvolvidos ao longo do curso e na exploração de casos de estudo reais em sala de aula.
As entidades em que os estudantes realizaram as dissertações nos últimos anos incluem:
ACORDOS DE MOBILIDADE
O ERASMUS+ é o programa europeu de educação, formação e juventude que tem como objetivo a promoção da cooperação a nível internacional, quer para um período de Estudos, como para um período de Estágio.
As mobilidades Estudos OUT e Estágios OUT funcionam através do estabelecimento de acordos bilaterais entre instituições, constituindo-se em parcerias que acordam a mobilidade de estudantes, docentes e investigadores em regime de reciprocidade. A experiência de mobilidade internacional oferece a possibilidade de explorar os conhecimentos através de diferentes perspetivas e de contactar com culturas e costumes bem distintos, alargando horizontes e enriquecendo os percursos através de experiências únicas.
Núcleos e associações
Núcleo Estudantil NECGM
O NeCGM é constituído por um grupo de estudantes com interesses em diferentes áreas: Computação Gŕafica – Game Development – Multimédia. Têm por objetivo fomentar o desenvolvimento de Jogos (Digitais, VR e AR) – Apps – Modelos 3D e Renderers, e a organização de eventos como Game Dev Meets – Global Game Jam – Workshops – Showcases.
5 razões para escolher
o MM da U.Porto
Percurso académico enriquecido pelo contacto com professores de cinco faculdades, de variadas áreas, e colegas com backgrounds e nacionalidades muito diversas.
Oferta de quatro especializações, com a possibilidade dos estudantes desenharem o seu percurso, obtendo uma formação diversificada e ajustada às suas necessidades.
Aquisição de competências e atitudes necessárias à boa execução de projetos multidisciplinares, exigidos em contextos profissionais, potenciando carreiras profissionais ou académicas de sucesso.
TESTEMUNHOS
PLANO CURRICULAR
Especialização em Cultura e Artes
Capacidade de compreender as articulações dos media contemporâneos, das tecnologias da informação e do design para a produção cultural e artística, reconhecendo espaços de oportunidade para o desenvolvimento de novas práticas, metodologias ou media.
Coordenador: Prof. Bruno Giesteira
Especialização em Educação
Capacidade para a compreensão das tecnologias da informação e do design para a produção de materiais multimédia para aplicação em contextos educativos e na utilização de meios avançados de comunicação para a dinamização de comunidades de aprendizagem.
Coordenadora: Prof. Carla Morais
Especialização em Tecnologias Interativas e Jogos Digitais
Capacidade de projetar e implementar sistemas e aplicações multimédia e de inovar na conceção de novos produtos com base em tecnologias emergentes.
Coordenador: Prof. Teresa Andrade
Especialização Música Interativa e Design de Som
Capacidade de desenvolver trabalho avançado na área de sistemas musicais interactivos, incluindo desenho, criação, e operação destes sistemas em vários contextos de aplicação, incluindo jogos, instalações interativas, cinema e outros suportes audiovisuais.
Coordenador: Prof. Gilberto Bernardes
PLANO DE ESTUDOS
HORÁRIO
CANDIDATURAS
TAXA DE CANDIDATURA
55€
LÍNGUA
Inglês
PERÍODO LETIVO
Setembro – Junho
PROPINAS
Consulte aqui os valores
DURAÇÃO
2 anos (2º ciclo)
CANDIDATURAS
Aguarda informação para 25/26
REGIME
Diurno
CONTACTOS
Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto
Departamento de Engenharia Informática
Rua Dr. Roberto Frias, s/n
4200-465 Porto
Secretariado do MM
Simão Cunha
+351 220 413 904
mmult@fe.up.pt
Direção, Comissão Científica e Comissão de Acompanhamento
JORGE BARBOSA | FEUP
DIRETOR
COMISSÃO CIENTÍFICA E COMISSÃO DE ACOMPANHAMENTO
PROFESSOR ASSOCIADO
TERESA ANDRADE | FEUP
DIRETORA ADJUNTA
COMISSÃO CIENTÍFICA
PROFESSORA AUXILIAR
CARLA MORAIS | FCUP
COMISSÃO CIENTÍFICA
PROFESSORA AUXILIAR
BRUNO GIESTEIRA | FBAUP
COMISSÃO CIENTÍFICA
PROFESSOR ASSOCIADO C/AGREGAÇÃO
HELENA LIMA | FLUP
COMISSÃO CIENTÍFICA
PROFESSORA ASSOCIADA
SUZANA CAVACO | FEP
COMISSÃO CIENTÍFICA
PROFESSORA AUXILIAR
ANTÓNIO COELHO | FEUP
COMISSÃO DE ACOMPANHAMENTO
PROFESSOR ASSOCIADO C/AGREGAÇÃO
CLÁUDIO GONÇALVES
COMISSÃO DE ACOMPANHAMENTO
ESTUDANTE
MARGARIDA SANTOS
COMISSÃO DE ACOMPANHAMENTO
ESTUDANTE
MARISA SILVA | FEUP
SECRETARIADO
FAQ
Consulte a página de contactos. Para questões genéricas o secretariado é geralmente o melhor ponto de partida.
Detentores de Licenciatura (nacional ou estrangeira), ou detentores de currículo profissional, académico ou científico, reconhecido pela Comissão Científica como tendo capacidade para frequentar o curso.
O valor das propinas pode variar anualmente, independentemente do valor praticado no ano da primeira inscrição. Para o corrente ano letivo pode encontrar a informação aqui.
- Total de cinco aulas (unidades curriculares) por semana nos primeiros dois semestres, duas aulas no terceiro semestre.
- Cada aula tem a duração de três horas.
- As aulas são distribuidas geralmente por terça, quinta e sexta feiras, em intervalos de três horas a começar às 9:30, 14:00 e 17:00 (a distribuição depende da escolha da especialização e escolha individual das unidades curriculares). Excecionalmente poderá num dado semestre haver alguma aula alocada à quarta feira.
- Para mais detalhes sobre o plano de estudo e unidades curriculares específicas por especialização, por favor aceda às páginas das especializações.
- Documento de identificação (Bilhete de Identidade/Cartão de Cidadão/Passaporte) (obrigatório);
- Certidão de conclusão de um curso superior (obrigatório);
- Na 2.ª fase e fases seguintes de candidaturas, caso já tenha concluído o curso mas não tenha ainda a respetiva certidão de conclusão, deve apresentar declaração indicando data de conclusão e média final previsível, ficando a sua matrícula condicionada à apresentação da respetiva certidão nas datas publicadas;
- Para habilitações obtidas no estrangeiro ver nota (1);
- Certidão de unidades curriculares do estabelecimento do ensino superior em que obteve aprovação com indicação do regime (semestral ou anual) e nº de UC/ECTS. Caso não obtenha a certidão contendo todos estes elementos, deverá acrescentar lista discriminativa das unidades curriculares realizadas, com a informação em falta (obrigatório);
- A matrícula ficará condicionada à apresentação da respetiva certidão nas datas publicadas;
- Estudantes UP, poderão digitalizar e anexar informação do percurso académico;
- Para habilitações obtidas no estrangeiro ver nota (1);
- Curriculum vitae (Obrigatório);
- Cartas de recomendação (opcional);
- Fotografia (“tipo passe”, a cores, de preferência com fundo neutro; 200 pixeis de altura por 140 pixeis de largura; Formato JPG; Qualidade média ou superior no algoritmo de compressão do JPG) (opcional).
- Proposta de Dissertação/Tema de investigação (obrigatório)
- O estudante deverá propor um ou mais tópicos de investigação para desenvolver a sua dissertação.
- Deve ser apresentada de forma sucinta (máx. 5 páginas) e incluir a motivação, conjunto de objetivos e uma breve descrição sobre de que forma o estudante pretende desenvolve-la e quais as competências que já possui e pretende vir a adquirir no âmbito deste curso de mestrado.
- Mais informação sobre a estruturação da proposta deve ser consultada aqui.
- Carta de Motivação (obrigatório)
- PDF (máx. 1 página) indicando a motivação para a candidatura ao MM, e as expectativas relativamente ao curso.
- Portfolio (obrigatório)
- Portfolio de trabalhos realizados em ambiente profissional, académico ou pessoal
- Outra documentação
- Em cada fase deve ser consultada a página de candidatura ( aqui ), que pode indicar alguma documentação adicional.
(1) Notas para candidatos provenientes do ensino superior estrangeiro:
Os documentos deverão ser autenticados pelos serviços consulares ou embaixadas de Portugal com sede no país a que a habilitação diz respeito, ou pelos serviços consulares ou embaixadas em Portugal dos países estrangeiros a que a habilitação diz respeito, ou com Apostilha de Haia, para os países que aderiram à Convenção de Haia. O mesmo deve acontecer relativamente às traduções, obrigatórias, de documentos cuja língua original não seja a portuguesa, espanhola, francesa ou inglesa.
- Cultura e Artes: Capacidade de compreender as articulações dos media contemporâneos, das tecnologias da informação e do design para a produção cultural e artística, reconhecendo espaços de oportunidade para o desenvolvimento de novas práticas, metodologias ou media.
- Educação: Capacidade para a compreensão das tecnologias da informação e do design para a produção de materiais multimédia para aplicação em contextos educativos e na utilização de meios avançados de comunicação para a dinamização de comunidades de aprendizagem.
- Música Interativa e Design de Som: Capacidade de desenvolver trabalho avançado na área de sistemas musicais interactivos, incluindo desenho, criação, e operação destes sistemas em vários contextos de aplicação, incluindo (mas não limitado a) jogos, instalações interativas, e outras aplicações. Capacidade de desenvolver trabalho avançado na área de design de som para cinema, ou outros suportes audiovisuais, e jogos digitais.
- Tecnologias Interativas e Jogos Digitais: Capacidade de projetar e implementar sistemas e aplicações multimédia e de inovar na conceção de novos produtos com base em tecnologias emergentes.
As teses finalizadas podem ser vistas aqui.
- Os primeiro e segundo semestres têm cinco unidades curriculares cada, algumas comuns a todas as especializações, outras especifícas de cada especialização e outras de escolha individual.
- No terceiro semestre os estudantes escolhem duas unidades curriculares, em simultâneo com a Dissertação (que é anual e se desenvolve nos terceiro e quatro semestres).
- O quarto semestre é dedicado inteiramente à Dissertação que é submetida em junho e defendida em julho.