DANIEL OLIVEIRA
Em setembro de 2016 dei os meus primeiros passos no corredor B da Faculdade de Engenharia da U.Porto (FEUP) para fazer a minha matrícula no curso de Engenharia Química. A partir desse dia, a minha vida mudou radicalmente a vários níveis: a carga horária e o estudo autónomo aumentaram, sendo por isso necessário otimizar o meu tempo, mantendo um saudável equilíbrio entre os estudos, a vida social e pessoal.
Desde o início do meu percurso na FEUP ficou bem evidente a qualidade e exigência do ensino e dos docentes nesta prestigiada faculdade. Ao longo deste percurso fui-me envolvendo em atividades extracurriculares, tanto como participante como organizador. Ocupei cargos associativos no Núcleo de Estudantes de Engenharia Química (NEEQ) onde desenvolvi diferentes competências que dificilmente são adquiridas em aulas teóricas, mas que são igualmente importantes na Engenharia.
Na FEUP é promovida uma forte interação entre os tecidos académico e empresarial, resultando em diversas parcerias mutualmente benéficas e numa forte e rápida absorção dos recém-graduados no mercado de trabalho.
Em relação a perspetivas de futuro, julgo que o facto de me ter formado na FEUP será uma mais valia, não só pelo “nome” como também pelas capacidades e ferramentas aí desenvolvidas.
Aliado a tudo isto, tive ainda o privilégio de estudar na cidade do Porto, que “primeiro estranha-se, mas depois entranha-se” e de formar um grupo sólido de amigos com os quais partilhei os bons e maus momentos.
Já perto do fim desta etapa, olho para o passado com orgulho e para o futuro com entusiasmo. Posso assegurar que estudar na FEUP foi a melhor decisão que poderia ter tomado!