SOBRE O CURSO
O que é a Engenharia Química?
A Engenharia Química envolve o desenvolvimento de Processos, economicamente sustentáveis e seguros, para converter matérias primas em Produtos de valor acrescentado. Numa palavra, a “Transformação”! Assim, um Engenheiro Químico dedica-se à conceção, desenvolvimento, dimensionamento, melhoramento, aplicação e operação dos Processos (químicos, físicos ou biológicos) que permitem a obtenção dos Produtos pretendidos.
A quem se destina este mestrado?
A candidatos com uma formação de base em Engenharia Química e áreas afins, que desejem adquirir formação avançada nas áreas de Processo & Produto, Energia, Biotecnologia e Ambiente.
OBJECTIVOS GERAIS
O Mestrado em Engenharia Química (MEQ) tem como principal objetivo formar profissionais, na área de Engenharia Química ou afins, que possam iniciar uma carreira profissional, de atividade industrial ou de investigação (entre muitas outras), com os mais altos níveis de qualidade.
Acentuando uma cultura prática de engenharia em simultâneo com a atividade de projeto, o ciclo de estudos oferece aos estudantes a possibilidade de adquirirem competências mais específicas numa das seguintes áreas (especializações): i) Processos e Produto; ii) Energia; iii) Biotecnologia; ou iv) Ambiente.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
O Mestrado em Engenharia Química pretende dotar os estudantes com as seguintes competências:
+ Compreender a natureza e a dimensão das indústrias transformadoras relacionadas com a Engenharia Química.
+ Capacidade de aplicar conceitos físicos, químicos e biológicos em processos de análise .
+ Capacidade de organizar sistematicamente a informação e resolver problemas fundamentais e complexos em Engenharia Química e áreas afins.
+ Capacidade de utilizar os métodos disponíveis para a concepção, projeto, implementação e operação de sistemas em contextos industriais e sociais, com todas as implicações inerentes.
ACREDITAÇÕES
O ciclo de estudo encontra-se acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES).
DIPLOMA
O Mestrado em Engenharia Química resulta da divisão do anterior Mestrado Integrado em Engenharia Química (MIEQ) da FEUP em dois ciclos de estudos independentes, de forma a dar cumprimento ao artigo 19.º do Decreto-Lei n.º 65/2018 de 16 de agosto, sendo o MEQ o 2º desses ciclos. O MEQ está estruturado em 4 semestres, totalizando 120 ECTS, culminando na realização de uma Dissertação, que decorre no último semestre do plano de estudos.
O ciclo de estudos é composto por:
+ um curso de mestrado, não conferente de grau, constituído por um conjunto organizado de unidades curriculares a que correspondem 90 créditos ECTS. Confere um diploma de curso de mestrado (não conferente de grau) em Engenharia Química numa das 4 especializações: i) Processos & Produto, ii)Energia, iii) Biotecnologia e iv)Ambiente. A possibilidade de atribuição do diploma não conferente de grau só ocorrerá no 2º ano.
+ uma dissertação de natureza científica original e especificamente realizada para este fim, a que correspondem 30 do total dos 120 créditos ECTS do ciclo de estudos; a defesa em provas públicas da dissertação permitirá a obtenção do grau de mestre em Engenharia Química numa das 4 especializações: i) Processos & Produto, ii)Energia, iii) Biotecnologia e iv)Ambiente.
Os estudantes poderão realizar um semestre em mobilidade, no 2º semestre do 1º ano ou no 1º semestre do 2º ano, numa escola com a qual exista acordo de intercâmbio. É possível ainda efetuar um semestre adicional em mobilidade para a realização da dissertação, ocorrendo a defesa na FEUP.
A atribuição do grau será feita pela FEUP.
4 razões para escolher
o MEQ da FEUP
Corpo docente qualificado e maioritariamente integrado em unidades de investigação de excelência no melhor Departamento de Engenharia Química nacional (primeira posição nos Rankings QS, NTU e ARWU na área da Engenharia Química a nível nacional).
Um curso de banda larga com empregabilidade elevada e integração no mercado de trabalho promovida por projetos de fim de curso em empresas.
Possibilidade de intercâmbio durante o curso em universidades e/ou empresas internacionais reconhecidas na área da Engenharia Química.
Plano de estudos versátil, com distintos perfis de especialização, que permitem adaptar a formação aos interesses de cada estudante.
Vídeos
Cooperação com Empresas
Mais de metade das dissertações de final de curso são realizadas em ambiente empresarial, sendo esta uma das grandes mais-valias desta formação. As empresas acolhem os estudantes por um período para desenvolvimento de um tema com garantia de qualidade científica que dará origem a uma Dissertação para a obtenção do grau de Mestre
As empresas em que os estudantes realizaram as dissertações nos últimos anos incluem:
Núcleos e associações
NEEQ
O Núcleo de Estudantes de Engenharia Química da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (NEEQ-FEUP) é uma organização associativa composta por cinco departamentos e cerca de setenta membros ativos. Tem como objetivos, apoiar os estudantes do MEQ oferecendo um vasto conjunto de ferramentas que enriqueçam o seu percurso académico.
Empregabilidade
Os dados seguintes baseiam-se no inquérito à Empregabilidade FEUP 2023 e dizem respeito aos graduados do MIEQ em 2021/2022, tendo respondido ao inquérito 78% de um total de 73 graduados.
Os estudantes encontram o primeiro emprego
PÓS-TERMINO DO CURSO
Relação da função com o curso
Localização do primeiro emprego
E NORTE DE PORTUGAL
Saídas Profissionais
Nas áreas de potencial intervenção na indústria, a atividade de um Engenheiro Químico pode ocorrer tanto a nível de apoio à operação industrial, incluindo monitorização e controlo de processo, como a nível de gestão da produção, incluindo programação da operação e controlo de qualidade, como ainda a nível de gestão, projeto e inovação industrial.
As saídas profissionais dos Mestres em Engenharia Química da FEUP incluem um largo leque de oportunidades, nomeadamente na indústria, na investigação, em instituições de ensino ou em atividades técnico-comerciais, entre muitas outras, a nível nacional e internacional. Entre vários exemplos de empresas com parcerias com o MEQ e o DEQ incluem-se: CIN, Sonae, TMG, Barbot, Grupo Amorim & Irmãos, Euroresinas, Continental, COLEP, CUF, Colquímica, Efacec, Monteiro Ribas, Nestlé, Unicer, Hovione, BASF.
TESTEMUNHOS
CANDIDATURAS
TAXA DE CANDIDATURA
55€
LÍNGUA
Inglês
PERÍODO LETIVO
Setembro – Junho
PROPINAS
Consulte aqui os valores
DURAÇÃO
2 anos (2º ciclo)
CANDIDATURAS
Aguarda informação para 25/26
CONTACTOS
Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto
Departamento de Engenharia Química
Rua Dr. Roberto Frias, s/n
4200-465 Porto
Secretariado do MEQ
+351 22 041 3666
jsottomayor@fe.up.pt
Direção e Comissão Científica
FERNÃO MAGALHÃES
DIRETOR E PRESIDENTE DA COMISSÃO CIENTIFICA
MANUEL ALVES
DIRETOR ADJUNTO E MEMBRO DA COMISSÃO CIENTÍFICA
ALEXANDRE FERREIRA
MEMBRO DA COMISSÃO CIENTÍFICA
FILIPE MERGULHÃO
MEMBRO DA COMISSÃO CIENTÍFICA
JOAQUIM FARIA
MEMBRO DA COMISSÃO CIENTÍFICA