Pedro Santana Santos, natural de Leiria, é licenciado em Engenharia do Ambiente e está a terminar a sua tese de mestrado, intitulada "Sensibilização e Sustentabilidade na Área dos Recursos Minerais".
Desde jovem tem contacto com o setor dos recursos minerais, fruto do forte caráter socioeconómico associado à localidade onde reside. Esta ligação proporcionou a Pedro Santos um contacto permanente com a condição ambiental, que se traduz em exigência ambiental e na crença de que a compatibilização do setor/indústria é tanto uma exigência como uma possibilidade real.
Já desenvolveu atividade no ramo de saneamento básico e limpeza urbana numa Câmara Municipal, teve funções no setor privado na área setorial do ruído e vibrações (leitura, modelação, monitorização e EIA) e atualmente desenvolve atividade na área do licenciamento ambiental e EIA. Enquanto isto, colabora com a Quercus desde 2015, tendo exercido cargo na Direção Nacional entre 2019 e 2020.
A Quercus é uma Organização Não Governamental de Ambiente (ONGA) portuguesa e uma associação independente, apartidária e sem fins lucrativos constituída por cidadãos em prol da Conservação da Natureza, dos Recursos Naturais e da Defesa do Ambiente, numa perspetiva de desenvolvimento sustentado. Ocupa um lugar na sociedade irreverente e construtivo na defesa das múltiplas causas. Com um acompanhamento especializado, o seu âmbito de ação abrange hoje diversas áreas temáticas da atualidade ambiental, onde se incluem, além da conservação da natureza e da biodiversidade, a energia, a água, os resíduos, as alterações climáticas, as florestas, o consumo sustentável, a responsabilidade ambiental, entre outras.