Programação dos trabalhos
Esta página foi desenvolvida no âmbito de uma tese do MIEC-FEUP em colaboração com a empresa MSF Engenharia e faz parte da MSF WIKI
Resumo
A programação dos trabalhos é uma tarefa indispensável para um eficiente planeamento, controlo e execução das obras. No presente artigo, podem encontrar-se informações sobre alguns instrumentos utilizados no contexto dessa programação.
Programação dos Trabalhos
A programação dos trabalhos consiste na distribuição das quantidades de trabalhos previstas a executar pelo período de execução, tendo em linha de conta:
- o cumprimento dos prazos contratados ou definidos pelas entidades competentes
- uma adequada execução dos trabalhos
- a segurança e saúde dos trabalhadores, terceiros e outras partes interessadas
- a gestão ambiental das actividades
- uma equilibrada gestão dos recursos
Programa Geral de Trabalhos Contratual
O Programa Geral de Trabalhos Contratual é o documento que habitualmente acompanha a Proposta Comercial, respeitando o formato e a metodologia acordados com o Cliente.
Este documento pode ser reformulado e/ou alterado no que diz respeito à sequência de actividades e seu detalhe, em fase de esclarecimentos complementares à Proposta, ou após a assinatura do Contrato, sendo nesse caso da responsabilidade da Direcção de Obra.
Cronograma Financeiro
Baseado no Programa Geral de Trabalhos Contratual, deve ser elaborado o Cronograma Financeiro, sendo comum o recurso a aplicações informáticas que facilitam esta tarefa. Este procedimento tem como meta facilitar o controlo e acompanhamento dos custos implícitos à realização do empreendimento.
Programa Geral de Trabalhos Operacional
O Programa Geral de Trabalhos Operacional tem em vista a garantia de cumprimento do Programa Geral de Trabalhos Contratual e contempla, por esse motivo, um maior detalhe das actividades. A escala recomendada a utilizar é a mensal, podendo o grau de detalhe ser mais aprofundado se for conveniente.
Cronograma de Fornecimento de Materiais
Este cronograma é importante para controlar os prazos com que os materiais são entregues na obra, prevenindo que a execução dos trabalhos não seja condicionada por essa entrega.
A Direcção de Obra planeia a aquisição dos diversos materiais e, na construção deste cronograma, deve ter em conta o tempo necessário à prévia aprovação da aquisição pelo Cliente dos materiais que a requeiram e o prazo de fornecimento. Em empresas em que o processo de aquisição está dependente dos serviços centrais da mesma, deve ter-se em consideração também o tempo necessário para que essa operação seja completada.
Cronograma de Afectação de Mão-de-obra
Tendo em vista a mobilização, o acompanhamento e desmobilização de mão-de-obra, devem ser elaborados cronogramas de distribuição global de carga de mão-de-obra, directa e indirecta, por especialidade e associada às actividades consideradas nos Programas Gerais de Trabalho.
Cronograma de Afectação de Equipamentos
Para efeitos de mobilização, seguimento e desmobilização de equipamentos e tendo em consideração os Programas Gerais de Trabalho, devem ser elaborados os planos de afectação de equipamentos, os quais, em forma de cronograma, identificam para cada tipo de equipamento e para cada mês do prazo de execução da obra as respectivas quantidades previstas a afectar à obra e a sua indexação às actividades consideradas.