Arranque de Obra
Esta página foi desenvolvida no âmbito de uma tese do MIEC-FEUP em colaboração com a empresa MSF Engenharia e faz parte da MSF WIKI
RESUMO
A fase de Arranque de Obra assume-se como essencial para a óptima concretização da mesma, pois compreende um conjunto de tarefas cuja adequada coordenação terá influência decisiva no que respeita ao controlo de prazos e custos no decorrer da execução do empreendimento. No corpo deste artigo, consta uma lista de importantes assuntos a abordar nas reuniões de arranque de obra para contribuir para uma maior eficiência no planeamento da obra.
REUNIÕES DE ARRANQUE DE OBRA
Na sequência do Planeamento da Obra e consequentemente do levantamento de necessidades para a execução da obra e com o intuito de optimizar a utilização dos recursos disponibilizados pela empresa, será fácil entender que a realização de uma ou várias reuniões de arranque de obra entre a Direcção de Obra e as diversas Direcções e Serviços da empresa é importantíssima.
Entre outros, deverão ser assuntos objecto de análise durante estas reuniões os seguintes:
- A necessidade de garantias bancárias e abertura de contas bancárias
- Adiantamentos de clientes e/ou fornecedores
- Processos de consulta dos principais fornecimentos a incorporar nos trabalhos
- Seguros de obra
- Análise do caderno de encargos e do contrato de empreitada
- Procurações
- Análise de contratos (associação de empresas e subempreitadas)
- Contratos de arrendamento (estaleiro e habitações)
- Mobilização de recursos humanos próprios e eventual necessidade de recurso ao mercado de trabalho
- Transferência de quadros
- Vigilância da saúde
- Montagem de laboratório em obra
- Acompanhamento ambiental
- Plano de Mobilização de Equipamentos
- Gestão oficinal
- Plano de estaleiro, incluindo instalações fixas de produção, redes eléctricas, águas e esgotos, ventilação, comunicações, sinalização, vedação e licenças
- Processos de consulta a subempreitadas
- Erros e omissões
- Análise do projecto de execução, estudos e outros projectos
- Planeamento e controlo orçamental da obra
Durante esta reunião ou o conjunto das mesmas, os responsáveis pela Direcção de Obra devem informar sobre quais os órgãos da empresa que estarão envolvidos na execução da obra, sobre quais as responsabilidades que lhes serão atribuídas e sobre os prazos para a realização das tarefas que lhes são conferidas.
Deverão ser elaboradas actas de todas as reuniões bem como recolhidas as assinaturas dos participantes.