Arranque de Obra

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Revisão em 16h14min de 2 de junho de 2011 por João Araújo (discussão | contribs)
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A fase de arranque de obra assume-se como essencial para a óptima concretização da mesma, pois compreende um conjunto de tarefas cuja adequada coordenação terá influência decisiva no que respeita ao controlo de prazos e custos no decorrer da execução do empreendimento.


Desta forma, será fácil entender que a realização de uma ou várias reuniões de arranque de obra, na sequência do levantamento de necessidades para a execução da obra e com o intuito de optimizar a utilização dos recursos disponibilizados pela empresa, é importantíssima.

Entre outros, deverão ser assuntos objecto de análise durante estas reuniões os seguintes:

  • A necessidade de garantias bancárias e abertura de condutas bancárias
  • Adiantamentos de clientes e/ou fornecedores
  • Processos de consulta dos principais fornecimentos a incorporar nos trabalhos
  • Seguros de obra
  • Análise do caderno de encargos e do contrato de empreitada
  • Procurações
  • Análise de contratos (associação de empresas e subempreitadas)
  • Contratos de arrendamento (estaleiro e habitações)
  • Mobilização de recursos humanos próprios e eventual necessidade de recurso ao mercado de trabalho
  • Transferência de quadros
  • Vigilância da saúde
  • Sistema de qualidade, segurança e ambiente da obra
  • Montagem de laboratório em obra
  • Desenvolvimento do Plano de Segurança e Saúde
  • Acompanhamento ambiental
  • Plano de Mobilização de Equipamentos
  • Gestão oficinal
  • Plano de estaleiro, incluindo instalações fixas de produção, redes eléctricas, águas e esgotos, ventilação, comunicações, sinalização, vedação e licenças
  • Serviços Afectados
  • Processos de consulta a subempreitadas
  • Erros e omissões
  • Análise do projecto de execução, estudos e outros projectos
  • Planeamento e controlo orçamental da obra
  • Recursos informáticos em obra


Durante esta reunião ou o conjunto das mesmas, os responsáveis pela Direcção de Obra devem informar sobre quais os órgãos da empresa que estarão envolvidos na execução da obra, sobre quais as responsabilidades que lhes serão atribuídas e sobre os prazos para a realização das tarefas que lhes são conferidas. Deverão ser elaboradas actas de todas as reuniões bem como recolhidas as assinaturas dos participantes.