
SOBRE O CURSO

O que é a Engenharia e Gestão Industrial?
É uma área da engenharia que combina a compreensão dos processos tecnológicos com um conhecimento aprofundado de métodos de gestão. Os profissionais desta área dedicam-se à otimização de processos em organizações, desenvolvendo e melhorando a qualidade e produtividade dos sistemas, sejam eles físicos ou sociais.

A quem se destina este mestrado?
A candidatos com uma formação de base em Engenharia e Gestão Industrial, ou em áreas afins de Engenharia, que desejem adquirir formação avançada na área da Engenharia e Gestão Industrial.
OBJECTIVOS
O objetivo Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial é aliar uma formação de base em engenharia a uma formação avançada nas áreas da Gestão Industrial.
Os estudantes podem realizar experiências de mobilidade académica durante o curso de mestrado ao abrigo do programa Erasmus+ ou de outros programas de intercâmbio com Universidades dos EUA, da China e da América do Sul.
O curso termina com um projeto individual de dissertação, com duração de um semestre, que normalmente é realizado em ambiente empresarial (a nível nacional ou internacional), havendo também a possibilidade de realizar uma dissertação integrada em projetos de investigação científica (na FEUP ou nos seus institutos de interface, ou em universidades fora de Portugal).
O desenvolvimento da criatividade, capacidade de comunicação, liderança de equipas, empreendedorismo, espírito inovador e resiliência são também aspetos centrais da formação adquirida no M.EGI.
OBJECTIVOS ESPECÍFICOS
Pretende-se que os graduados adquiram uma formação científica e tecnológica que lhes permita futuramente ter a versatilidade para se adaptar rapidamente às mudanças da sociedade e responder aos desafios das organizações, aprendendo de forma eficaz novos métodos e competências, com vista a melhorar continuamente as organizações onde estão inseridos, assegurando o desenvolvimento sustentável do meio envolvente, em termos sociais e ambientais.
Os objetivos de aprendizagem específicos que os estudantes são incentivados a desenvolver incluem:
- Adquirir um conhecimento abrangente na área dos métodos quantitativos (Investigação Operacional, Estatística, Ciência de Dados) e Sistemas de Informação, especialmente vistos como ferramentas de apoio à decisão.
- Adquirir um conhecimento integrado de gestão empresarial, com ênfase nas áreas de Gestão de Operações (Qualidade, Manutenção, Produção, Logística, Digitalização da Indústria) e Gestão de Empresas (Estratégia, Marketing, Gestão Financeira, Controlo de Gestão, Gestão de Pessoas, Direito Empresarial, Inovação e Empreendedorismo).
- Desenvolver atitudes pessoais conducentes a uma atividade profissional de sucesso e a uma intervenção relevante na sociedade, incluindo uma atitude de agente de mudança, criatividade, capacidade de comunicação eficaz, trabalho em grupo, valorização da formação contínua, capacidade de liderança de equipas multidisciplinares, capacidade de avaliar situações, discutir ideias, ouvir os outros e tomar decisões.
- Desenvolver uma atitude de cidadania responsável, com preocupações sociais e ambientais alinhadas com o desenvolvimento sustentável.
ESTE MESTRADO PERMITE
- Obter conhecimentos especializados em teorias, métodos, práticas e estratégias de Gestão Industrial;
- Adquirir competências nas áreas dos negócios digitais, sistemas de informação, ciência de dados, gestão de operações (logística, gestão de ativos, gestão da qualidade, marketing, análise de processos), análise financeira e controlo de gestão, com vista a permitir a gestão eficiente dos recursos e avaliação dos requisitos dos clientes.
- Aplicar o pensamento analítico característico da Engenharia ao processo de gestão das empresas, vistas como sistemas complexos;
- Ganhar uma compreensão profunda das práticas empresariais e comportamento organizacional;
- Compreender e apreciar os impactos da engenharia e da gestão nas pessoas, no ambiente e na geração de riqueza dentro das empresas, regiões ou países.
COMPETÊNCIAS TRANSVERSAIS
O ciclo de estudos tem 1,5 créditos ECTS dedicados a unidades curriculares optativas de Competências Transversais.
DIPLOMA
O M.EGI resulta da divisão do anterior Mestrado Integrado em Engenharia e Gestão Industrial (MIEGI) da FEUP em dois ciclos de estudos independentes, de forma a dar cumprimento ao artigo 19.º do Decreto-Lei n.º 65/2018 de 16 de agosto, sendo o M.EGI o 2º desses ciclos. O M.EGI está estruturado em 4 semestres, totalizando 120 ECTS, culminando na realização de uma Dissertação, que decorre no último semestre do plano de estudos.
O ciclo de estudos é composto por:
- um curso de mestrado, não conferente de grau, constituído por um conjunto organizado de unidades curriculares a que correspondem 90 créditos ECTS. Confere um diploma de curso de mestrado (não conferente de grau) em Engenharia e gestão Industrial. A possibilidade de atribuição do diploma não conferente de grau só ocorrerá no 2º ano.
- uma dissertação de natureza científica original e especificamente realizada para este fim, a que correspondem 30 do total dos 120 créditos ECTS do ciclo de estudos; a defesa em provas públicas da dissertação permitirá a obtenção do grau de mestre em Engenharia e Gestão Industrial.
ACREDITAÇÕES
O ciclo de estudo encontra-se acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES). Mais informação pode ser encontrada nos relatórios produzidos pela A3ES
Saídas Profissionais
Espera-se que os graduados sejam capazes de apoiar a tomada de decisões nas organizações, sendo agentes ativos de mudança e inovação.
Pretende-se que os graduados desempenhem funções de apoio à gestão na preparação de decisões em diversas áreas funcionais das empresas, incluindo a gestão da produção, logística, gestão de ativos e manutenção, gestão da qualidade, sistemas de informação, modelação de processos, análise financeira, controlo de gestão, estratégia ou marketing. Aqueles que demonstrarem capacidades de liderança podem alcançar posições de administração de empresas ou iniciar os seus próprios negócios.
Para quem quiser prosseguir uma carreira académica ou obter uma qualificação de doutoramento, pode continuar a sua formação no Programa Doutoral em Engenharia e Gestão Industrial da FEUP, ou noutras instituições de ensino superior nacionais ou internacionais.
Empregabilidade
Os dados seguintes baseiam-se no inquérito à Empregabilidade FEUP 2024 e dizem respeito aos graduados do M.EGI em 2022/2023, tendo respondido ao inquérito 52% de um total de 84 graduados.
Os estudantes encontram o primeiro emprego
ANTES DO FIM DO CURSO
PÓS-TERMINO DO CURSO
ATÉ 3 MESES PÓS-TERMINO DO CURSO
Relação da função com o curso
TOTALMENTE RELACIONADA
PARCIALMENTE RELACIONADA
Primeiro emprego em Portugal/no Estrangeiro
NORTE PORTUGAL
INÍCIO DE ATIVIDADE
PORTO E NORTE PORTUGAL
INÍCIO DE ATIVIDADE – ESTRANGEIRO

Vídeos

Cooperação com Empresas
A maioria das dissertações realizadas no último semestre do mestrado são realizadas em ambiente empresarial, sendo esta uma das grandes mais-valias desta formação. O impacto que resulta deste trabalho colaborativo entre a academia e as organizações traduz-se em múltiplas vertentes, como, por exemplo, numa melhoria significativa dos processos, aumento de produtividade, novas ideias para produtos e serviços, geralmente associadas a contribuições científicas meritórias.
A cooperação com as empresas também se consubstancia na participação frequente das empresas em seminários destinados aos estudantes de mestrado, em visitas de estudo a instalações industriais, e na exploração de casos de estudo reais em sala de aula.
As empresas em que os estudantes realizaram as dissertações nos últimos anos incluem:

Associações de estudantes
Associação Juvenil que representa os Estudantes de Engenharia e Gestão Industrial da FEUP
A AGE-i-FEUP é a Associação Juvenil que representa os estudantes de Engenharia e Gestão Industrial da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP). O seu principal objetivo é a melhoria contínua das competências pessoais e profissionais dos estudantes de Engenharia e Gestão Industrial da FEUP, como complemento da experiência académica. A AGE-i-FEUP é a representante da Universidade do Porto na ESTIEM. Com mais de 50 eventos anuais e imensas iniciativas nas vertentes académica, social, pessoal e profissional, a AGE-i-FEUP procura responder à diversidade de interesses dos estudantes do curso.
European Students of Industrial Engineering and Management
Fundada em 1990, a ESTIEM é a associação dos estudantes europeus de Engenharia e Gestão Industrial. Tem como objetivo principal fomentar a partilha de experiências entre os estudantes desta área no espaço Europeu, promovendo oportunidades de formação diversificada a nível pessoal, académico e profissional. A ESTIEM é representada por 75 Local Groups (associações de estudantes em diferentes universidades), abrangendo 26 países e alcançando 60 000 estudantes. Na FEUP, a ESTIEM está presente através do Local Group Porto. Todos os anos, os Local Groups organizam eventos locais e internacionais, que permitem ter experiências multiculturais, aliadas a oportunidades de viajar e conhecer a Europa.

5 razões para escolher
o MEGI da FEUP

Empregabilidade elevada e integração no mercado de trabalho promovida por projetos de final de curso em empresas.

Abordagem multidisciplinar e integrada dos problemas de operações, nas vertentes tecnológica e de gestão.

Possibilidade de mobilidade em universidades internacionais reconhecidas, em particular na Europa e no Brasil.

Aquisição de uma formação diversificada, potenciadora de uma fácil adaptação a novos desafios e mudanças, criando profissionais catalisadores de inovação nas empresas.

Ter uma formação numa escola de engenharia de elite, o que permite a aquisição de competências e atitudes muito apreciadas em contextos profissionais, potenciando carreiras profissionais ou académicas de sucesso.

TESTEMUNHOS

Direção, Comissão Científica e Comissão de acompanhamento

PEDRO AMORIM
DIRETOR DE CURSO
PRESIDENTE DA COMISSÃO CIENTÍFICA
PRESIDENTE DA COMISSÃO DE ACOMPANHAMENTO

BEATRIZ BRITO OLIVEIRA
DIRETOR ADJUNTO DE CURSO
MEMBRO DA COMISSÃO CIENTÍFICA

BERNARDO ALMADA LOBO
MEMBRO DA COMISSÃO CIENTÍFICA

JORGE GRENHA TEIXEIRA
MEMBRO DA COMISSÃO CIENTÍFICA

VERA MIGUÉIS
MEMBRO DA COMISSÃO CIENTIFICA

HENRIQUETA NÓVOA
MEMBRO DA COMISSÃO DE ACOMPANHAMENTO

RODRIGO BRAGA
MEMBRO DA COMISSÃO DE ACOMPANHAMENTO
ESTUDANTE

TOMÁS LOBO FERREIRA
MEMBRO DA COMISSÃO DE ACOMPANHAMENTO
ESTUDANTE

CANDIDATURA


TAXA DE CANDIDATURA
55€


LÍNGUA
Inglês


PERÍODO LETIVO
Setembro – Junho


PROPINAS
Consulte aqui os valores


DURAÇÃO
2 anos (2º ciclo)


CANDIDATURAS
Candidaturas abertas 25/26 – 2ª fase


REGIME
Diurno


VAGAS 2025/26
105

CONTACTO
Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto
Departamento de Engenharia e Gestão Industrial
Rua Dr. Roberto Frias, s/n
4200-465 Porto
Secretariado
Soledade Medeiros
+351 225 082 133 / 220 413 439
megi@fe.up.pt

FAQ
Quem pode candidatar-se ao M.EGI da FEUP?
Podem candidatar-se ao mestrado todos os titulares do grau de licenciado ou equivalente legal na área de Engenharia e Gestão Industrial, ou numa área considerada adequada pela Comissão Científica do curso. São também admitidos titulares de graus académicos estrangeiros com as mesmas condições e duração mínima de três anos. Adicionalmente, poderão candidatar-se aqueles que possuam um currículo escolar, científico ou profissional relevante, desde que seja reconhecido pela Comissão Científica como demonstrando capacidade para frequentar este ciclo de estudos.
Estudantes que ainda não terminaram a licenciatura podem candidatar-se?
Sim, os estudantes que se encontrem em fase de conclusão da licenciatura podem submeter a candidatura, desde que estejam em condições de obter o grau até ao final do prazo de matrícula da fase de candidatura em que participam. Caso não concluam a licenciatura dentro do prazo, perdem o direito à colocação.
É necessário dominar a língua inglesa?
Sim, é exigido o domínio da língua inglesa, uma vez que todas as unidades curriculares são lecionadas integralmente nesse idioma.
Quais são as datas de candidatura?
O processo de candidatura decorre em três fases. A primeira fase decorre de 20 de janeiro a 12 de fevereiro de 2025. A segunda fase ocorre entre 13 de fevereiro e 15 de maio de 2025. A terceira fase realiza-se de 1 de julho a 13 de agosto de 2025.
Quantas vagas estão disponíveis para o M.EGI?
O curso dispõe de um total de 105 vagas, distribuídas pelas três fases da seguinte forma: 10 vagas na primeira fase, 90 na segunda fase e 5 na terceira fase.
Quando decorrem as matrículas?
As matrículas têm lugar entre 31 de março e 10 de abril na primeira fase, entre 2 de julho e 4 de agosto na segunda fase, e entre 19 e 25 de setembro na terceira fase.
Que documentos são obrigatórios para a candidatura?
Os candidatos devem submeter um documento de identificação, a certidão de conclusão de licenciatura (ou declaração para estudantes em conclusão), a certidão das unidades curriculares com ECTS e classificações, o curriculum vitae e uma carta de motivação. Para candidatos ao abrigo de experiência profissional, são também exigidos documentos comprovativos e, quando aplicável, um portefólio.
Como são comunicados os resultados da candidatura?
Os resultados são publicados através de edital na página web da FEUP. O endereço de e-mail indicado no processo de candidatura é utilizado como meio complementar de comunicação.
Qual é o valor da propina?
O valor anual da propina é de 1.500 euros para estudantes nacionais ou equiparados. Para estudantes internacionais fora da CPLP, a propina é de 6.000 euros, sendo reduzida para 3.300 euros para estudantes oriundos de países da CPLP.
É possível pedir creditação de formação ou experiência profissional?
Sim, é possível submeter pedidos de creditação tanto no momento da candidatura como na inscrição. Os resultados são divulgados até 15 dias úteis após o final do período de matrículas ou da conclusão da instrução do processo.