APRESENTAÇÃO
O Programa Doutoral em Engenharia do Ambiente (PDEA) visa a formação avançada em áreas de diagnóstico, prevenção e resolução de problemas ambientais, aplicando uma abordagem multidisciplinar. Os estudantes do PDEA desenvolvem as suas teses de doutoramento nos vários Departamentos da FEUP, promovendo a excelência na investigação e no desenvolvimento tecnológico, enquanto adquirem competências transversais de comunicação, ética científica, inovação e empreendedorismo.
Página Web do PDEA – https://paginas.fe.up.pt/~estudar/cursos/programa-doutoral-engenharia-do-ambiente/#mais-info
SAÍDAS PROFISSIONAIS
As áreas abordadas incluem: a compreensão fenomenológica de processos físicos, químicos e/ou biológicos que condicionam a qualidade de qualquer compartimento ambiental (águas superficiais ou subterrâneas, atmosfera, subsolo e biota) ou do respetivo sub – compartimento, bem como a introdução de novas práticas industriais (engenharia verde, ecologia e simbiose industrial, nanotecnologia ambiental) e a utilização das diversas formas de energias renováveis; ou ainda a mitigação de problemas e as políticas ambientais relacionadas com os recursos hídricos, drenagem, abastecimento de água e ambientes costeiros, ou com as alterações climáticas; entre outros temas que consideram a transversalidade das relações entre a engenharia e a sustentabilidade, e uma metodologia assente no conceito de economia circular.
CENTROS DE INVESTIGAÇÃO DO CORPO DOCENTE
- LEPABE – Laboratório de Engenharia de Processos, Ambiente, Biotecnologia e Energia
- LSRE – LCM – Laboratório de Processos de Separação e Reação – Laboratório de Catálise e Materiais
- CERENA – Centro de Recursos Naturais e Ambiente
- CIIMAR – Centro de Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental
- CONSTRUCT – Instituto de Investigação em Estruturas e Construção
INFORMAÇÕES PARA ALUNOS ESTRANGEIROS
O Doutoramento em Engenharia do Ambiente tem uma componente curricular no 1º ano, que pode ser realizada à distância, exceto a unidade curricular de Projeto de Tese, anual, que é realizada em modo presencial, desenvolvendo atividade de investigação nos laboratórios da FEUP, naquele que será o tema futuro da tese. Nos anos seguintes, o desenvolvimento da tese é exclusivamente presencial.
Este programa doutoral não tem bolsas próprias. O Sistema Científico Português atribui bolsas de doutoramento a candidatos nacionais e estrangeiros, num concurso que decorre normalmente em fevereiro de cada ano, e tem de existir um plano de trabalhos e um orientador da instituição.
Caso pretenda concorrer a uma bolsa de doutoramento, sugerimos que contacte algum dos professores do Programa Doutoral, explicando as suas motivações e áreas de interesse. Recomendamos que envie o currículo, com indicação de média do grau obtido, para que possam em conjunto encontrar um tema de doutoramento e um orientador, para se poder candidatar.
Embora os alunos estrangeiros não necessitem de reconhecimento de grau (de mestre) para se inscreverem em Programas Doutorais em Portugal, caso queira candidatar-se a bolsas de doutoramento, será necessário que tenha o reconhecimento, cuja informação existe em:
TAXA DE CANDIDATURA
55€
LÍNGUA
Em Português e parcialmente em Inglês
PROPINAS
Consulte aqui os valores
ANO ACADÉMICO
Setembro-Junho
DURAÇÃO
3 anos
CANDIDATURAS
Prazos variam por regime de ingresso
REGIME
Diurno
VAGAS
1ª Fase 5
2ª Fase 7
3ª Fase 3