Ana Gorito

Após terminar o meu mestrado em Engenharia no Ambiente na FEUP, em 2016, abracei o desafio da investigação científica na procura de soluções alternativas para remover poluentes de preocupação emergente de águas e águas residuais. A oportunidade de fazer o doutoramento surgiu mais tarde, em 2017, quando me foi atribuída uma bolsa da Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Escolhi a FEUP e o Programa Doutoral em Engenharia do Ambiente (PDEA) para realizar o meu doutoramento por proporcionarem ótimas condições para o seu desenvolvimento.

A FEUP possui instalações laboratoriais e equipas de investigação de excelência, enquanto o PDEA nos concede liberdade de evoluir enquanto profissionais da área da engenharia do ambiente prestando um grande apoio pedagógico e científico ao longo desta jornada. Neste momento estou na fase final do meu doutoramento focado na aplicação de tratamentos químicos e biológicos para remoção de poluentes orgânicos de sistemas aquáticos e posso dizer que fiz a escolha certa.

No PDEA e na FEUP, tive a oportunidade de participar e organizar conferências internacionais, partilhar conhecimento e crescer enquanto profissional da área. Com o doutoramento, enriqueci o meu currículo e ganhei competências e ferramentas que me permitirão agarrar os projetos mais desafiadores. No ensino, na indústria ou na investigação sinto que o doutoramento me valorizará enquanto profissional da área e me distinguirá na medida em que aplicarei todo o meu know-how na procura do rigor e excelência profissional. A experiência do doutoramento é desafiante e enriquecedora, e dela devemos tirar o melhor para a nossa evolução pessoal e profissional.