APRESENTAÇÃO
O Mestrado em Engenharia Química tem como objetivo geral a preparação dos estudantes para uma carreira profissional em atividades práticas ou de investigação em Engenharia Química ou em áreas afins. Acentuando uma cultura prática de engenharia em simultâneo com a atividade de projeto, o ciclo de estudos oferece aos estudantes a possibilidade de adquirirem competências mais específicas numa das seguintes especializações:
i. Processos e Produto; ii. Energia; iii. Biotecnologia; ou iv. Ambiente.
A base de formação transversal do ciclo de estudos é a Engenharia Química com possibilidade de especialização num de quatro domínios, juntamente com formação nas áreas de gestão, segurança, qualidade e desenvolvimento pessoal. A prática da engenharia é acentuada através de uma perspetiva pedagógica em constante renovação, aliada a um esquema de aprendizagem virado para o projeto de engenharia alargado a áreas afins à Engenharia Química.
Assim, o percurso do estudante possui um conjunto de unidades curriculares transversais, independentes da especialização escolhida, conteúdos específicos de acordo com a especialização escolhida, e conteúdos opcionais que poderão estar ou não alinhadas com a especialização selecionada. As metodologias de ensino privilegiam uma formação mais aplicada e prática, com maior autonomia dos estudantes e predominância de práticas de avaliação contínua/distribuída.
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM
Da perspetiva de formação, o Mestrado em Engenharia Química promove o desenvolvimento ou aquisição, ao longo do período de aprendizagem, das seguintes competências:
- Analisar e resolver, de forma científica e sistemática, problemas fundamentais e complexos em Engª. Química e áreas afins, recorrendo a métodos inovadores;
- Ter consciência e aplicar os métodos disponíveis para a conceção, projeto, implementação e operação de sistemas em contextos industriais e sociais, bem como no desenvolvimento de novos produtos, processos e metodologias;
- Planear e executar atividades de investigação, teórica ou experimental, de forma independente;
iv. Ser capaz de trabalhar e comunicar em equipas, sejam elas multidisciplinares ou de diferentes níveis, em contexto nacional ou internacional.
TAXA DE CANDIDATURA
55€
LÍNGUA
Português
PROPINAS
Consulte aqui os valores
PERÍODO LETIVO
Setembro-Junho
DURAÇÃO
3 anos
CANDIDATURAS
Prazos variam por regime de ingresso
REGIME
Diurno
VAGAS
25 (para estudantes que não frequentem atualmente o MIEQ)
TESTEMUNHOS
Vídeos
PERFIL DO CURSO
Considerando a desintegração do Mestrado Integrado apenas a partir de 2021/2022, dando origem aos cursos de Licenciatura e de Mestrado separadamente, a seguinte informação tem por base dados do ano académico de 2020/2021, relativos aos estudantes do Mestrado Integrado em Engenharia e Gestão Industrial. Os dados baseiam-se nas estatísticas de ingresso da FEUP, bem como em informação disponível no Portal Infocursos.
55%
45%
4% Estudantes Internacionais
20%
MANTÉM INSCRIÇÃO NO CURSO APÓS 1 ANO
EVENTOS
Ao longo do ano são organizados vários eventos de esclarecimento acerca da Profissão de Engenheiro em geral e dos cursos da FEUP em particular. Para os alunos do ensino secundário os eventos podem incluir palestras nas respetivas escolas ou então visitas guiadas aos laboratórios da FEUP.
Mas são várias as possibilidades direcionadas também a alunos que já estão no ensino superior e que pretendem saber mais sobre os cursos da FEUP, desde apresentações ao agendamento de uma sessão privada para tirar dúvidas sobre o curso. Verifique todas as iniciativas na página fe.up.pt/profissaoengenheiro
CONTACTOS DO CURSO
Secretariado:
Joana Sottomayor
Tel.: 22 508 1673
E-mail: jsottomayor@fe.up.pt