Como funciona?

É muito simples: os participantes são agrupados em quartetos de docentes observados/observadores. Cada docente é observado pelo menos uma vez por dois membros do quarteto e disponibiliza-se para observar uma aula de dois outros membros do quarteto. Tudo com o objetivo de melhorar a qualidade do processo de ensino-aprendizagem pela partilha pedagógica inerente e pelas respostas dos observadores à aula observada.

Metodologia

Quartetos "De Par em Par"

Exemplo de uma estrutura típica de organização dos quartetos. Porém admite variações, quer de termos de organização, quer em termos de quantidade de observações possíveis.

O modelo de observação de aulas em parceria assenta na constituição de quartetos de docentes, voluntários, provenientes de duas Unidades Orgânicas (UO), isto é Faculdades, diferentes, dois de cada. Cada docente é observado, pelo menos uma vez, mas idealmente duas vezes (em dois momentos distintos de uma Unidade Curricular ou de duas Unidades Curriculares, de modo a permitir a diversidade de tipos de aula, mas, sobretudo, a discrepância temporal), por um Par da própria UO e outro da UO parceira. Em cada aula há dois observadores, um da mesma UO que o docente da aula observada e o segundo da UO parceira no quarteto. Pretende-se, desta forma, enriquecer a observação com uma visão próxima da área disciplinar da aula com a visão de alguém mais afastado.

A observação de aulas tem três momentos: antes, durante e após a aula observada. No momento antes, dá-se a troca de informação que permite contextualizar a aula a ser observada. Durante a observação faz-se um registo, num guião de observação fornecido, das características fundamentais da mesma. No momento após a aula, observadores e observado fazem uma reflexão conjunta da observação, apontando estratégias para a melhoria pedagógica da aula. Os guiões de observação são preenchidos e colocados de forma anónima numa plataforma associada ao website.

A observação de aulas em parceria é:

  • Uma ação de formação multidisciplinar;
  • Promotora da partilha pedagógica;
  • Voluntária;
  • Baseada no conceito de “amigo crítico”;
  • De anonimato e confidencialidade garantidos.

Para prevenir o risco da perda de poder sobre o trabalho próprio é importante garantir (McMahon, Barret & O’ Neill ,2007):

  • Liberdade de se envolver ou não na observação de pares;
  • A escolha do observador;
  • A escolha do que está em foco na observação;
  • A escolha das formas e métodos de feedback;
  • O anonimato da devolução dos dados;
  • O controlo do uso dos dados;
  • O controlo dos passos a dar no futuro.

 

Calendario genérico de formação no De Par em Par

Procedimentos

O “De Par em Par” está dividido em 3 módulos:

  • Módulo 1 : Sessão de formação presencial
  • Módulo 2 : Observação de aulas
  • Módulo 3 : Sessão de apresentação de resultados

A sessão de formação presencial tem por objetivos:

  • Reunir os participantes;
  • Prestar informações sobre o funcionamento do programa;
  • Apresentar as novidades do programa;
  • Apresentar os resultados de anos anteriores;
  • Organizar os quartetos;
  • Agendar as observações de aulas.

Durante o módulo 2 os quartetos procedem à observação de aulas, de acordo com o esquema temporal seguinte:

  • Antes da Aula: o/a observado/a transmite aos observadores a informação necessária para contextualizar a aula a observar (unidade curricular, curso, ano de curso, tipo de aula, número de estudantes, etc)
  • Durante a Aula: os observadores preenchem o Guião de observação cujos descritores se dividem nas seguintes categorias:
    • Estrutura;
    • Organização;
    • Conteúdo;
    • Clima de turma;
    • Atitude do Professor
  • Depois da Aula: logo a seguir à aula o/a observado/a reúne com os observadores para partilharem a experiência, comentando o funcionamento da aula, as suas características mais relevantes e quais as diferenças constatadas entre as práticas pedagógicas respetivas.

Na Sessão de apresentação de resultados os participantes do “De Par em Par” reúnem para analisar e discutir os resultados obtidos dos guiões de observação, partilhar experiências e propor desenvolvimentos futuros.

Em cada Quarteto é nomeado um Coordenador de Quarteto, que tem por missão:

  • dinamizar o grupo;
  • organizar as datas para as observações;
  • centralizar a comunicação com Coordenador Geral.

Veja o seguinte vídeo animado para ajudar a visualizar e esclarecer de uma forma simplificada os procedimentos envolvidos:

Para mais informações consulte as perguntas frequentes no “De Par em Par”.