É muito simples: os participantes são agrupados em quartetos de docentes observados/observadores. Cada docente é observado pelo menos uma vez por dois membros do quarteto e disponibiliza-se para observar uma aula de dois outros membros do quarteto. Tudo com o objetivo de melhorar a qualidade do processo de ensino-aprendizagem pela partilha pedagógica inerente e pelas respostas dos observadores à aula observada.
Metodologia
O modelo de observação de aulas em parceria assenta na constituição de quartetos de docentes, voluntários, provenientes de duas Unidades Orgânicas (UO), isto é Faculdades, diferentes, dois de cada. Cada docente é observado, pelo menos uma vez, mas idealmente duas vezes (em dois momentos distintos de uma Unidade Curricular ou de duas Unidades Curriculares, de modo a permitir a diversidade de tipos de aula, mas, sobretudo, a discrepância temporal), por um Par da própria UO e outro da UO parceira. Em cada aula há dois observadores, um da mesma UO que o docente da aula observada e o segundo da UO parceira no quarteto. Pretende-se, desta forma, enriquecer a observação com uma visão próxima da área disciplinar da aula com a visão de alguém mais afastado.
A observação de aulas tem três momentos: antes, durante e após a aula observada. No momento antes, dá-se a troca de informação que permite contextualizar a aula a ser observada. Durante a observação faz-se um registo, num guião de observação fornecido, das características fundamentais da mesma. No momento após a aula, observadores e observado fazem uma reflexão conjunta da observação, apontando estratégias para a melhoria pedagógica da aula. Os guiões de observação são preenchidos e colocados de forma anónima numa plataforma associada ao website.
A observação de aulas em parceria é:
- Uma ação de formação multidisciplinar;
- Promotora da partilha pedagógica;
- Voluntária;
- Baseada no conceito de “amigo crítico”;
- De anonimato e confidencialidade garantidos.
Para prevenir o risco da perda de poder sobre o trabalho próprio é importante garantir (McMahon, Barret & O’ Neill ,2007):
- Liberdade de se envolver ou não na observação de pares;
- A escolha do observador;
- A escolha do que está em foco na observação;
- A escolha das formas e métodos de feedback;
- O anonimato da devolução dos dados;
- O controlo do uso dos dados;
- O controlo dos passos a dar no futuro.
Procedimentos
O “De Par em Par” está dividido em 3 módulos:
- Módulo 1 : Sessão de formação presencial
- Módulo 2 : Observação de aulas
- Módulo 3 : Sessão de apresentação de resultados
A sessão de formação presencial tem por objetivos:
- Reunir os participantes;
- Prestar informações sobre o funcionamento do programa;
- Apresentar as novidades do programa;
- Apresentar os resultados de anos anteriores;
- Organizar os quartetos;
- Agendar as observações de aulas.
Durante o módulo 2 os quartetos procedem à observação de aulas, de acordo com o esquema temporal seguinte:
- Antes da Aula: o/a observado/a transmite aos observadores a informação necessária para contextualizar a aula a observar (unidade curricular, curso, ano de curso, tipo de aula, número de estudantes, etc)
- Durante a Aula: os observadores preenchem o Guião de observação cujos descritores se dividem nas seguintes categorias:
- Estrutura;
- Organização;
- Conteúdo;
- Clima de turma;
- Atitude do Professor
- Depois da Aula: logo a seguir à aula o/a observado/a reúne com os observadores para partilharem a experiência, comentando o funcionamento da aula, as suas características mais relevantes e quais as diferenças constatadas entre as práticas pedagógicas respetivas.
Na Sessão de apresentação de resultados os participantes do “De Par em Par” reúnem para analisar e discutir os resultados obtidos dos guiões de observação, partilhar experiências e propor desenvolvimentos futuros.
Em cada Quarteto é nomeado um Coordenador de Quarteto, que tem por missão:
- dinamizar o grupo;
- organizar as datas para as observações;
- centralizar a comunicação com Coordenador Geral.
Veja o seguinte vídeo animado para ajudar a visualizar e esclarecer de uma forma simplificada os procedimentos envolvidos:
Para mais informações consulte as perguntas frequentes no “De Par em Par”.