“De Par em Par” trata de “abrir a sala de aula” a outros docentes, Pares de profissão. É o programa de observação de aulas, multidisciplinar, que foi desenvolvido para a Universidade do Porto, desde o ano letivo de 2010/2011.
Trata-se de uma ação de formação multidisciplinar, voluntária e de confidencialidade garantida, que envolve docentes de todas as Unidades Orgânicas (U.O.) da U.Porto.
A observação de aulas em parceria baseia-se no conceito de “amigo crítico”, em que os observadores são, igualmente, docentes da U.Porto.
É um modelo de observação de aulas, e no caso do modelo implementado na Universidade do Porto destaca-se pela multidisciplinaridade resultante da interação de observadores/observados de diferentes Unidades Orgânicas (U.O.) da U.Porto.
Objetivos principais
O “De Par em Par” tem como finalidade criar instrumentos para a melhoria da qualidade e pertinência do trabalho docente dos professores envolvidos no projeto e, consequentemente, do ensino superior.
Os objetivos podem sumariar-se da seguinte forma:
- Permitir uma maior consciência do trabalho docente realizado e suas implicações.
- Aumentar a sensibilidade pedagógica dos docentes envolvidos.
- Intervir ao nível dos processos de ensino-aprendizagem no sentido de obter maior coerência com os objetivos pretendidos para a unidade curricular.
- Desenvolver a cultura da cooperação entre pares.
- Aprofundar conhecimentos pedagógicos sobre metodologias e estratégias específicas. (Novidade)
- Desenvolver um sistema de controlo da qualidade docente no Ensino Superior.
- Estimular a competência formativa da U.Porto e promover a relação com outras Universidades do espaço lusófono.