O Prémio Carreira 2023 será atribuído na Conferment Ceremony 2024 ao Engº João Oliveira Cortez*, Administrador da CELOPLAS.
As quatro edições anteriores do Prémio Carreira da FEUP foram conquistadas por António Mota (2022), Carlos Moreira da Silva (2021), João Serrenho (2020), António Segadães Madeira Tavares (2019) e Luís Valente de Oliveira (2018).
* Natural de Nine, concelho de V. N. Famalicão, nascido em maio de 1954, iniciou os seus estudos secundários na Escola Profissional D. Sancho em VNF e mais tarde, em 1972, ingressou no ISEP no curso de Engenharia Mecânica, o qual terminou em 1976. Fez o seu estágio profissional na Fábrica Nacional de Relógios Reguladora, na área da relojoaria.
Viajou para o Canadá com amigos, mas regressou a Portugal ao fim de 6 meses para aceitar um convite da Escola D. Sancho, onde tinha sido aluno, a fim de lecionar as disciplinas de Físico-Química e de Matemática a alunos do 12º ano.
Decidiu aceitar um novo convite da Fábrica Nacional de Relógios Reguladora para iniciar a implementação de um sistema de gestão da qualidade, algo pioneiro na época, decorria o ano de 1978.
Ainda em 1978, foi chamado para cumprir o serviço militar em Mafra, onde ingressou no curso de oficiais e passados 6 meses viajou até Vila Real para ministrar instrução militar.
Em finais de 1979 recebeu um novo convite da Administração da Fábrica Nacional de Relógios Reguladora para que, assim que terminasse o serviço militar, aceitasse dirigir os departamentos de fundição injetada de ligas de alumínio, fundição por gravidade de materiais não ferrosos bem como a direção de injeção de materiais plásticos.
Em 1981 recebeu um Prémio da APF pela qualidade do Departamento de Fundição de Materiais não Ferrosos da Reguladora.
Em 1982, por sentir não ter conhecimentos suficientes, quer em ciência de polímeros, quer em mecânica de fluídos e transferência de calor, decidiu inscrever-se em 1982 na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, no curso de Engenharia Mecânica, na opção de Fluídos e Calor. Na mesma época detetou que se iniciava na Universidade do Minho um novo curso de Engenharia em Ciência de Polímeros e inscreveu-se em algumas palestras lecionadas por professores ingleses, tendo sido extremamente enriquecedor.
Casou em 1982 e em 1984 nasceu o seu 1º filho, quando ainda estava a concluir a sua Licenciatura na FEUP e a desenvolver os três departamentos na Reguladora.
Em 1986 conclui a licenciatura na FEUP e deteta que a totalidade das multinacionais presentes em Portugal importavam 100% dos componentes em materiais poliméricos. Por conseguinte, decide fundar com um sócio a sua primeira empresa, a CCL, decorria o ano de 1986.
Em 1987, aceitou um convite para integrar os órgãos diretivos da APIP, Associação Portuguesa para a Indústria de Plásticos, onde se manteve por mais de 25 anos.
Em 1989 fundou a Celoplás, sob proposta da Reguladora, e foi pai pela 2ª vez.
Em 1997 criou a Celoprint, com o objetivo de responder a pedidos dos clientes em atividades como pintura, tampografia, serigrafia sobre componentes em Polímeros e ainda na montagem para fornecimento de clusters.
Ao longo dos anos manteve sempre uma forte ligação ao meio académico, especialmente à Faculdade de Engenharia e ao INEGI, bem como à Universidade do Minho.
Em 2000 aceitou integrar a equipa para fundar o PIEP, Pólo de Inovação em Engenharia de Polímeros. Esteve 18 anos na Administração, assumindo entre 2012 e 2018 a Presidência do Conselho de Administração.
Em 2005 adquiriu a empresa Centi-Support, dedicada ainda hoje ao desenvolvimento e construção de equipamentos de automação avançada.
Em 2014 recebe o Premio PME inovação COTEC-BPI.
Presidente do Conselho Fiscal do DTx Colab.
Membro do Conselho Consultivo da SPM.
Membro do Conselho Geral da COTEC.
Lidera a participação da Celoplás em vários projetos de I&D nacionais e internacionais.
Orientou até hoje mais de 48 estágios e/ou projetos de dissertação a licenciados de Engenharia Mecânica da FEUP e de Polímeros U.M.
É autor e/ou coautor em seis patentes da Celoplás.
É Presidente do CA da Celoplás e Gerente das CCL, Celoprint e Centi Support.