O projeto Circular2B visa aliar a eficiência energética à recuperação de resíduos, com foco no desenvolvimento de dois novos materiais: o núcleo isolante de painéis SIP (structural insulated painels) e o reboco de acabamento exterior, substituindo materiais correntes por materiais funcionalmente equivalentes, fruto da valorização de plásticos, RCD e escórias. A aposta na pré-fabricação (construção modular) é sustentada pelo facto deste tipo de construção reduz consideravelmente os RCD. O objetivo consiste em otimizar uma solução de comercial de envolvente modular, produzida pelo parceiro industrial do consórcio.

Este projeto visa responder diretamente aos objetivos definidos no MFEEE 2014-2021, aliados às estratégias nacionais em vigor, alinhando-se com domínios prioritários como a Energia, Habitat, Materiais e Matérias-primas, e, também, Sistemas Avançados de Produção e Capital Humano e Serviços Especializados, através do desenvolvimento de nanomateriais eco-sustentados por reciclagem de resíduos incorporados em sistemas de construção modular de elevada eficiência energética. O alinhamento do projeto a diversos níveis de atuação representa um impacto muito mais alargado nos setores relacionados. Pretende-se assim, contribuir amplamente para a promoção da Economia Circular e descarbonização, indo de encontro às principais áreas de atuação do Programa Ambiente. Além disso, a produção em escala industrial de soluções ambientalmente sustentáveis, mas também mais económicas, contribuirá para a melhoria das condições de vida, reduzindo as disparidades socio-económicas. Tendo em conta a parceria com um país doador, este projeto visa o reforço das relações bilaterais entre Portugal e a Noruega.

Atividades

O projeto Circular2B é compost por 6 tarefas principais de desenvolvimento, desde a seleção de resíduos, a incorporar nas novas argamassas de elevado desempenho para a construçãodos novos painéis modulares, à avaliação experimental, numérica e ambiental.

Impactos esperados

A reutilização de resíduos traz inúmeras vantagens, desde a economia de energia e materiais, redução de custos de produção, diminuição de lixo e espaço em aterros, assim como promove a Economia Circular na Construção Civil e reduz a pegada de carbono.

Dos principais impactos esperados destacam-se:

  • Redução da emissão de CO2, através das tecnologias energéticas limpas, seguras e sustentáveis;
  • Redução de RCD e escórias em aterro, através da reutilização e reciclagem de materiais, viabilizando a transição para uma sociedade e economia ecológicas através da eco-inovação
  • Redução das necessidades energéticas dos edifícios, através da melhoria do seu desempenho higrotérmico.
  • Redução dos custos associados à aquisição de habitação, através do desenvolvimento de soluções modulares adaptáveis às necessidades específicas de diferentes grupos, contribuindo assim para uma melhoria das condições de vida e de inclusão social;
  • Criação de emprego, através de novas empresas que possam reciclar e produzir de forma industrializada e sustentada as formulações a desenvolver no presente projeto.

Financiado por:

Contactos

Tel.: +351 22 508 1770

Email: circular2b@fe.up.pt

Siga-nos

Operador do programa:

Promotor:

Parceiros: