Os nanomateriais têm vindo a ganhar um interesse considerável na indústria da construção devido às suas propriedades únicas, nomeadamente o desempenho mecânico e durabilidade melhorados. O reaproveitamento de Resíduos de Construção e Demolição (RCD) por meio de processos de síntese simples, práticos e amigos do ambiente permitirá a produção de nanomateriais funcionais. O projeto Circular2B está a estudar a incorporação destes nanomateriais em novas argamassas para aplicação em construção modular, em painéis SIP (Structural Insulated Panels).

Foi publicado na revista Journal of Materials Science da editora Springer Nature um artigo de revisão intitulado “Nanomaterials with high solar reflectance as an emerging path towards energy-efficient envelope systems: a review”.

Este trabalho destaca os benefícios do uso de nanopigmentos de elevada refletância em revestimentos de fachadas de edifícios e os respetivos processos de produção e síntese. Prevê-se que, com o estudo dos processos de síntese de nanopigmentos na região do infravermelho próximo (NIR), haja um grande impacto no uso da nanotecnologia na construção civil, contribuindo para a disseminação de novos produtos, reduzindo custos de produção e aumentando a disponibilidade no mercado.

Siga as atualizações deste trabalho de investigação no Research Gate.