Você está em: Início > Notícias > FEUP celebra a interculturalidade com concerto de jovens afegãos

FEUP celebra a interculturalidade com concerto de jovens afegãos

A Afghan Youth Orchestra, grupo musical exilado no norte de Portugal, vai atuar na Faculdade de Engenharia da U.Porto na noite de 21 de maio

imagem

São cerca de 50 jovens músicos afegãos e, na noite de 21 de maio, vão trazer melodias tradicionais e folclóricas do Afeganistão ao Auditório da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), num espetáculo inserido nas comemorações do Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento.

Celebrar e promover a diversidade e a interculturalidade do campus da FEUP é o objetivo do concerto “Symphony of Connection”, interpretado pela Afghan Youth Orchestra, grupo que pertence ao Afghanistan National Institute of Music (ANIM). Mas a particularidade desta escola de música vai além do talento.

A história deste grupo de jovens músicos afegãos começa após o regresso dos talibãs a 15 de agosto de 2021. Alguns meses depois, a ANIM aceita o pedido de asilo coletivo oferecido pelo governo português da altura, salvaguardando a segurança dos 273 membros que compõem a instituição.

“Depois de uma longa e complexa viagem desde Cabul, que implicou estadias temporárias em Doha e Lisboa, os nossos membros foram finalmente realojados em Braga e Guimarães, onde se integraram e se reconstruíram enquanto comunidade”, afirma Ahmad Sarmast, diretor e fundador da ANIM, instituição que durante a última década tem estado na vanguarda da promoção dos direitos humanos, da proteção do património cultural do Afeganistão, da capacitação das mulheres e meninas através da música, da facilitação do diálogo intercultural e da defesa dos direitos dos artistas.

Originalmente formada em 2010 como uma das várias orquestras e conjuntos da ANIM, a Afghan Youth Orchestra representou com sucesso a música afegã a nível nacional e internacional em muitos locais de prestígio, como o Carnegie Hall, o Kennedy Centre e a Royal Opera House of Oman.

“A grande estreia já no exílio aconteceu em outubro de 2022, um ano após a nossa chegada a Portugal, no Grande Auditório da Fundação Calouste Gulbenkian. Foi um regresso triunfal da nossa orquestra!”, recorda o fundador.

O concerto de 21 de maio, com entrada gratuita, tem início às 21h00, no Auditório José Marques dos Santos, e será regido pelo maestro Tiago Moreira Da Silva, que lidera atualmente a Afghan Youth Orchestra e a Orquestra Clássica da FEUP, além de outras orquestras e grupos musicais.

Numa iniciativa promovida pelo Comissariado Cultural e pelo Comissariado de Responsabilidade Social da FEUP, em parceria com o Intercultural Contact Point (iPoint) da FEUP, vai ser disponibilizada uma Bilheteira Solidária à entrada do concerto, cujo valor da doação reverte para a ANIM.

Gastronomia do mundo tem palco na FEUP

Para além da música, a celebração da interculturalidade também se reflete na gastronomia, como pretende demarcar a iniciativa “Intercultural FEUP Fest”, uma organização do iPoint da FEUP, em parceria com a associação InterUP, composta por estudantes internacionais da U.Porto.

A partir das 12h30, o Relvado Central da FEUP vai receber uma mostra gastronómica e cultural internacional com pratos de América do Sul, Ásia e Europa. Em paralelo, é possível apreciar algumas peças de artesanato das mais diversas regiões do globo. A acompanhar, estarão os grupos musicais Orfeão Universitário do Porto, Grupo de Fados e Tuna da Faculdade de Engenharia (TEUP).

As comemorações do dia 21 de maio inserem-se no programa da 3.ª edição da “Porto Communication in Higher Education: Fostering Community”, uma Staff Week orientada para profissionais de várias universidades europeias ligados às áreas da comunicação, cooperação e integração no Ensino Superior.

::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
Divulgue os seus eventos e projetos através do e-mail: noticias@fe.up.pt. Saiba mais sobre os nossos serviços no site dos SICC.
Página gerada em: 2024-06-02 às 13:05:12 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias