Interação e Ambientes de Simulação Visual
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Interação e Multimédia |
Ocorrência: 2020/2021 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
PRODEI |
2 |
Plano de estudos Oficial |
1 |
- |
6 |
28 |
162 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
Dotar os alunos de conhecimentos avançados em técnicas de interacção, nomeadamente em ambientes de realidaade virtual e aumentada.
Resultados de aprendizagem e competências
No final da unidade curricular, os estudantes devem ser capazes de:
- distinguir as várias formas de interação potencialmente utilizáveis num determinado tipo de aplicação;
- conhecer o estado da arte em termos de interação, com especial ênfase no caso de sistemas
Modo de trabalho
Presencial
Programa
Conceitos de Computação Gráfica. Técnicas avançadas de interacção baseadas em imagem. Novos paradigmas de interacção integrando técnicas multimodais e interfaces tangíveis.
Bibliografia Obrigatória
James D. Foley... [et al.];
Introduction to computer graphics. ISBN: 0-201-60921-5
Artigos científicos vários
Observações Bibliográficas
Textos científicos vários/Diverse scientif texts
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Para pequenos grupos de alunos, serão enunciados trabalhos de pesquisa de informação em textos científicos sobre os temas da disciplina. As aulas serão, em parte, não presenciais, destinando-se algumas, com periodicidade a definir, à análise de resultados obtidos e planeamento de fases seguintes.
Palavras Chave
Ciências Tecnológicas > Tecnologia > Tecnologia de interface > Realidade aumentada
Ciências Físicas > Ciência de computadores > Sistema de computadores > Interacção pessoa-computador
Ciências Tecnológicas > Tecnologia > Técnicas gráficas > Computação gráfica
Ciências Físicas > Ciência de computadores > Modelação em 3 dimensões
Ciências Tecnológicas > Tecnologia > Tecnologia de interface > Realidade virtual
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Prova oral |
65,00 |
Teste |
15,00 |
Trabalho escrito |
20,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Elaboração de relatório/dissertação/tese |
16,00 |
Estudo autónomo |
20,00 |
Frequência das aulas |
42,00 |
Trabalho de investigação |
42,00 |
Trabalho laboratorial |
42,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
Realizar os trabalhos enunciados e apresentá-los aos docentes.
Fórmula de cálculo da classificação final
CF = 15%.AI + 20%.DT + 10%.DA + 10%.PS + 25%.AFD + 20%.AFM
AI - Avaliação Inicial (miniteste)
DT - Recolha Bibliográfica + Definição do Trab. a Desenvolver
DA - Discussão de Artigo
PS - Ponto de Situação do Trabalho - Demo/Exposição
AFD - Apresentação Final + Demo
AFM - Artigo Final/Manual
Observações
Dependendo da presença de estudantes estrangeiros, a língua de ensino poderá ser Inglês.