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Laboratório de Aplicações com Interface Gráfica

Código: EIC0084     Sigla: LAIG

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Interação e Multimédia

Ocorrência: 2020/2021 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Página Web: https://moodle.up.pt/course/view.php?id=1617
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia Informática
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Engenharia Informática e Computação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIEIC 153 Plano de estudos a partir de 2009/10 3 - 7,5 70 202,5

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
António Augusto de Sousa Regente

Docência - Horas

Teóricas: 2,00
Práticas Laboratoriais: 3,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teóricas Totais 1 2,00
António Augusto de Sousa 2,00
Práticas Laboratoriais Totais 7 21,00
Rodrigo Assaf 3,00
Teresa Carla de Canha e Matos 3,00
Alexandre Miguel Barbosa Valle de Carvalho 6,00
Rui Pedro Amaral Rodrigues 6,00
Jorge Manuel Gomes Barbosa 3,00
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2020-09-20.

Campos alterados: Métodos de ensino e atividades de aprendizagem, Fórmula de cálculo da classificação final, Provas e trabalhos especiais, Componentes de Avaliação e Ocupação, Obtenção de frequência, Observações, Avaliação especial

Língua de trabalho

Português

Objetivos

ENQUADRAMENTO

Esta unidade curricular surge na sequência de "Computação Gráfica", do segundo semestre do segundo ano, onde foram dados a conhecer os principais princípios teóricos da matéria.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Esta unidade curricular tem por objectivo principal desenvolver um conjunto de competências práticas, algumas já tratadas em unidades curriculares anteriores num contexto mais teórico. Foca-se em trabalhos práticos de desenvolvimento, tendencialmente multidisciplinares, nomeadamente nas áreas de Computação Gráfica e Interfaces, de Programação em Lógica e de Sistemas Operativos.

DISTRIBUIÇÃO PERCENTUAL
Componente científica: 30%
Componente tecnológica: 70%



Pretende-se dotar os alunos de capacidade de exploração adequada ao desenvolvimento de software, nomeadamente na criação de ambientes 3D (representação poligonal, iluminação e interacção) e na utilização dos serviços oferecidos por um sistema operativo, com ênfase especial em comunicações e sincronização. 

Resultados de aprendizagem e competências

No fim da unidade curricular os estudantes devem ser capazes de: 
- Projectar aplicações e respectivas estruturas, adequadas à utilização em tecnologia de síntese deimagem, 
- Conceber, desenvolver e avaliar aplicações com interface gráfica 3D recorrendo a uma tecnologia adequada de síntese de imagem, 
- Integrar código desenvolvido em ambientes e linguagens de natureza diferente, utilizando tecnologias de comunicação.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

É aconselhável a frequência prévia nas unidades curriculares CGRA, AEDA, CAAL e SOPE do 2º Ano, assim como o conhecimento prévio e aprofundado das tecnologias a utilizar.

Programa

Síntese de imagem: Modelo de iluminação de Phong, Rendering de superfícies poligonais, Mapeamento de texturas. Programação de GPU.

Interface Pessoa-Máquina: Funcionalidade e usabilidade Gestão de eventos e interacção com utilizador.

Construção de interfaces GUI

Sistemas Operativos: Comunicações, Sincronização.

Bibliografia Obrigatória

Foley, James D. 070; Introduction to computer graphics. ISBN: 0-201-60921-5
Andries van Dam, James D. Foley, John F. Hughes et al.; Computer Graphics: Principles and Practice (3rd Edition), Addison-Wesley Professional, 2013. ISBN: 978-0321399526
João M. Pereira, João Brisson, António Coelho, Alfredo Ferreira, Mário Rui Gomes; Introdução à Computação Gráfica, FCA, 2018. ISBN: 978-972-722-877-5 ((livro escrito em português))

Observações Bibliográficas

Manuais da tecnologia gráfica utilizada podem ser encontrados no site respectivo e disponibilizados pelos docentes.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teóricas:

Revisão, baseada em acetatos e exposição no quadro, dos temas relevantes para a elaboração dos trabalhos, com especial incidência em detalhes de implementação dos mesmos.

Apresentação das principais características das tecnologias a utilizar (WebGL/OpenGL, Sockets...).

Aulas práticas:

Desenvolvimento de 3 projectos de software versando os temas referidos no programa da disciplina, em grupos de 2 estudantes.

Software

Java Script, C/C++, WebGL

Palavras Chave

Ciências Tecnológicas > Tecnologia > Tecnologia de interface > Realidade virtual
Ciências Tecnológicas > Tecnologia > Técnicas gráficas > Computação gráfica

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 20,00
Trabalho laboratorial 80,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 66,00
Frequência das aulas 70,00
Trabalho laboratorial 66,00
Total: 202,00

Obtenção de frequência

Não exceder o número limite de faltas e participar activamente na elaboração dos três trabalhos que devem ser submetidos para avaliação.

Os trabalhadores estudantes e equivalentes dispensados das aulas devem, com periodicidade a combinar com os docentes, apresentar a evolução dos seus trabalhos, assim como devem fazer a apresentação destes, simultaneamente com os alunos ordinários, e realizar as provas práticas de avaliação individual previstas.

Fórmula de cálculo da classificação final

Av. Contínua 20% (avaliação individual, efectuada pelos docentes durante as aulas práticas)
Av. Trabalhos 80% (critérios a definir nos próprios trabalhos)

Cálculo:
CF = 20% AC + 80% AT

AT = 25% T1 + 35% T2 + 40% T3

Legenda:
CF: Classificação Final
AC: Avaliação Contínua/Frequência nas aulas
AT: Classificação obtida em Trabalhos
T1: Classificação global obtida pelo estudante no trabalho 1
T2: Classificação global obtida pelo estudante no trabalho 2
T3: Classificação global obtida pelo estudante no trabalho 3

Nota: as classificações T1, T2 e T3 poderão ser diferentes para cada estudante do mesmo grupo.

Provas e trabalhos especiais

Datas principais (publicação prosória, sujeita a alteração):

Trabalho 1
Data de entrega ficheiro de cena: 4/10/2020
Data de entrega do trabalho: 25/10/2020
Avaliação em aulas práticas: aulas prát., semana de 26/20/2020
Prova de avaliação individual: (não aplicável)

Trabalho 2
Data de entrega: 22/11/2020
Avaliação em aulas práticas: aulas prát., semana de 23/11/2020
Prova de avaliação individual: (não aplicável)

Trabalho 3
Data de entrega: 3/1/2021
Avaliação em aulas práticas: semana de 4/1/2021
Prova de avaliação individual: (não aplicável)

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Para Trabalhadores estudantes e equivalentes, a avaliação contínua AC na fórmula de Cálculo da Classificação Final poderá ser ignorada, com o consequente aumento da avaliação de trabalhos AT para 100%, devendo os mesmos respeitar o disposto anteriormente no campo "Obtenção de Frequência". Os dirigentes associativos estão sujeitos às regras normais de avaliação.

Em exames de época especial será enunciado um trabalho prático (duração a definir) que visite e avalie competências que foram avaliadas nos três trabalhos práticos.

Melhoria de classificação

Realização de trabalhos alternativos na época seguinte da disciplina.

Observações

Todos os trabalhos realizados serão alvo de uma avaliação de grupo em ambiente de aula prática, com a presença obrigatória dos membros do grupo, ainda que por vídeo-conferência; a avaliação integra uma discussão com o docente.
A avaliação do terceiro trabalho ocorrerá já em janeiro, em datas a anunciar pelos docentes respetivos.

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