Código: | EIC0019 | Sigla: | CGRA |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Interacção e Multimédia |
Ativa? | Sim |
Página Web: | https://moodle.up.pt/course/view.php?id=2220 |
Unidade Responsável: | Departamento de Engenharia Informática |
Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Engenharia Informática e Computação |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MIEIC | 166 | Plano de estudos a partir de 2009/10 | 2 | - | 6 | 56 | 162 |
Docente | Responsabilidade |
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António Augusto de Sousa | Regente |
Teóricas: | 2,00 |
Teórico-Práticas: | 2,00 |
Tipo | Docente | Turmas | Horas |
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Teóricas | Totais | 1 | 2,00 |
António Augusto de Sousa | 2,00 | ||
Teórico-Práticas | Totais | 7 | 14,00 |
Rui Pedro Amaral Rodrigues | 6,00 | ||
Jorge Manuel Gomes Barbosa | 4,00 | ||
Teresa Carla de Canha e Matos | 4,00 |
ENQUADRAMENTO: A computação Gráfica tem vindo a afirmar-se e é hoje um componente muito importante em toda a envolvente de interação pessoa-computador. No entanto, a sua aplicabilidade vai muito além, tendo hoje em dia uma posição de relevo em indústrias importantes como sejam a cinematográfica e a dos jogos. Também na tecnologia e na ciência desempenha um papel insubstituível permitindo a visualização de fenómenos, muitas vezes ligada a simulação e a técnicas de realidade virtual. Nesta unidade curricular, efetua-se uma abordagem às matérias de Computação Gráfica segundo uma filosofia tipo Top-Down, iniciando-se com os temas mais relacionados com os 3D (síntese de imagem, modelação) e terminando com a visita a vários algoritmos mais elementares, no âmbito dos 2D. A componente 3D da matéria é acompanhada, nas aulas práticas, com exercícios baseados em tecnologias de grande utilização, o OpenGL e o WebGL.
OBJETIVOS ESPECÌFICOS: - Transmitir o conhecimento de conceitos, técnicas, algoritmos, tecnologias e arquitecturas de Computação Gráfica. - Reforçar os conhecimentos teóricos com a sua aplicação prática, por meio da implementação, teste e avaliação de algoritmos abordados em teoria.
DISTRIBUIÇÃO PERCENTUAL
- Componente científica: 50%
- Componente tecnológica: 50%
RESULTADOS DA APRENDIZAGEM:
- compreender a interligação dos vários módulos de um sistema gráfico 3D;
- desenhar e implementar pequenas aplicações orientadas para os 3D;
- desenhar e implementar aplicações com interface gráfica, nas suas várias vertentes;
- dominar a programação por eventos.
- Programação
- Algoritmos e Estruturas de Dados.
- Operações algébricas de utilização comum.
- Álgebra e Matemática.
Panorâmica da Computação Gráfica e suas aplicações.
Síntese de Imagem de cenas 3D:
iluminação local e iluminação global;
iluminação suavizada, texturas;
cálculo de visibilidade;
projeção de sombras.
Representação de cor em Computação Gráfica
perceção da cor;
modelos de representação da cor.
Transformações geométricas 2D/3D.
Modelação
malhas poligonais 3D;
curvas;
superfícies e sólidos.
Interacção; conceitos para o desenvolvimento de interfaces gráficas.
Computação Gráfica 2D
algoritmos de rasterização de linhas;
algoritmos de rasterização de regiões.
Aulas teóricas:
- Apresentação das principais teorias, técnicas e algoritmos utilizados em Computação Gráfica.
Aulas Teórico-Práticas:
- Discussão e desenvolvimento de exercícios, testados em computador, ao nível de cada grupo, com possíveis desenvolvimentos extra-escolares.
- Utilização de OpenGL/WebGL para verificação de alguns tópicos abordados teoricamente.
- Realização de dois projetos agregadores.
Designação | Peso (%) |
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Exame | 50,00 |
Teste | 20,00 |
Trabalho laboratorial | 30,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 78,00 |
Frequência das aulas | 56,00 |
Trabalho laboratorial | 30,00 |
Total: | 164,00 |
Não exceder o número limite de faltas e obter um mínimo de 40% na classificação da avaliação distribuída.
Legenda:
CF: Classificação Final
AvEx: Classificaçao de Exame
AvDis: Avaliação Distribuída
CF = 50% AvEx + 50% AvDis
AvDis = 40% Minitestes + 60% Projeto
Para obter aprovação é exigido um mínimo de 40% em qualquer das duas componentes de avaliação, distribuída e exame final.
A entrega do projeto é obrigatória.
NOTA: os mini-testes são sem consulta; o exame final é com consulta.
Os minitestes ocorrerão no horário das aulas teóricas, nas seguintes datas:
- 2020-03-26
- 2020-05-14
A entrega do projeto deverá ocorrer até:
- 2020-05-24
Para efeitos de melhoria, a classificação final calcula-se da seguinte forma:
CF = 70% AvEx + 30% Projeto
Embora a lingua "regular" de ensino seja o Português, poderá optar-se pelo Inglês no caso de a unidade curricular ser frequentada por alunos estrangeiros. O material de apoio à unidade curricular e os resultados das avaliações são publicados no moodle da FEUP.
Nova Avaliação:
As mudanças nas metodologias de ensino/aprendizagem devidas ao COVID-19 obrigaram também a uma mudança na forma como a avaliação é feita. As novas regras de avaliação são as seguintes:
Legenda:
CF: Classificação Final
AvEx: Classificaçao de Exame
AvDis: Avaliação Distribuída
CF = 60% AvEx + 40% AvDis
Para ser aprovado, o estudante deve obter um mínimo de 40% em qualquer das duas componentes de avaliação: exame final e avaliação distribuída.
NOTAS:
- a melhoria na classificação é determinada da mesma forma;
- os mini-testes inicialmente previstos foram conduzidos em modo de avaliação formativa;
- a avaliação distribuída coincide com a avaliação do projecto;
- o exame final é presencial, realizado em moodle e sem consulta.