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Laboratório de Aplicações com Interface Gráfica

Código: EIC0084     Sigla: LAIG

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Interação e Multimédia

Ocorrência: 2018/2019 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia Informática
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Engenharia Informática e Computação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIEIC 155 Plano de estudos a partir de 2009/10 3 - 7,5 70 202,5

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
António Augusto de Sousa Regente

Docência - Horas

Teóricas: 2,00
Práticas Laboratoriais: 3,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teóricas Totais 1 2,00
António Augusto de Sousa 2,00
Práticas Laboratoriais Totais 7 21,00
Alexandre Miguel Barbosa Valle de Carvalho 6,00
Jorge Manuel Gomes Barbosa 6,00
Rui Pedro Amaral Rodrigues 6,00
Teresa Carla de Canha e Matos 3,00
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2018-10-02.

Campos alterados: Fórmula de cálculo da classificação final, Provas e trabalhos especiais, Bibliografia Obrigatória, Componentes de Avaliação e Ocupação, Observações Bibliográficas

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

ENQUADRAMENTO

Esta unidade curricular surge na sequência de "Computação Gráfica", do segundo semestre do segundo ano, onde foram dados a conhecer os principais princípios teóricos da matéria.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Esta unidade curricular tem por objectivo principal desenvolver um conjunto de competências práticas, algumas já tratadas em unidades curriculares anteriores num contexto mais teórico. Foca-se em trabalhos práticos de desenvolvimento, tendencialmente multidisciplinares, nomeadamente nas áreas de Computação Gráfica e Interfaces, de Programação em Lógica e de Sistemas Operativos.

DISTRIBUIÇÃO PERCENTUAL
Componente científica: 30%
Componente tecnológica: 70%



Pretende-se dotar os alunos de capacidade de exploração adequada ao desenvolvimento de software, nomeadamente na criação de ambientes 3D (representação poligonal, iluminação e interacção) e na utilização dos serviços oferecidos por um sistema operativo, com ênfase especial em comunicações e sincronização. 

Resultados de aprendizagem e competências

No fim da unidade curricular os estudantes devem ser capazes de: 
- Projectar aplicações e respectivas estruturas, adequadas à utilização em tecnologia de síntese deimagem, 
- Conceber, desenvolver e avaliar aplicações com interface gráfica 3D recorrendo a uma tecnologia adequada de síntese de imagem, 
- Integrar código desenvolvido em ambientes e linguagens de natureza diferente, utilizando tecnologias de comunicação.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

É aconselhável a frequência prévia nas unidades curriculares CGRA, AEDA, CAAL e SOPE do 2º Ano, assim como o conhecimento prévio e aprofundado das tecnologias a utilizar.

Programa

Síntese de imagem: Modelo de iluminação de Phong, Rendering de superfícies poligonais, Mapeamento de texturas.

Interface Pessoa-Máquina: Funcionalidade e usabilidade Gestão de eventos e interacção com utilizador.

Construção de interfaces GUI

Sistemas Operativos: Comunicações, Sincronização.

Bibliografia Obrigatória

Foley, James D. 070; Introduction to computer graphics. ISBN: 0-201-60921-5
Andries van Dam, James D. Foley, John F. Hughes et al.; Computer Graphics: Principles and Practice (3rd Edition), Addison-Wesley Professional, 2013. ISBN: 978-0321399526
João M. Pereira, João Brisson, António Coelho, Alfredo Ferreira, Mário Rui Gomes; Introdução à Computação Gráfica, FCA, 2018. ISBN: 978-972-722-877-5 ((livro escrito em português))

Observações Bibliográficas

Manuais da tecnologia gráfica utilizada podem ser encontrados no site respectivo e disponibilizados pelos docentes.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teóricas:

Revisão, baseada em acetatos e exposição no quadro, dos temas relevantes para a elaboração dos trabalhos, com especial incidência em detalhes de implementação dos mesmos.

Apresentação das principais características das tecnologias a utilizar (WebGL/OpenGL, Sockets...).

Aulas práticas:

Desenvolvimento de 3 projectos de software versando os temas referidos no programa da disciplina, em grupos de 2 alunos.

Software

Java Script, C/C++, WebGL

Palavras Chave

Ciências Tecnológicas > Tecnologia > Tecnologia de interface > Realidade virtual
Ciências Tecnológicas > Tecnologia > Técnicas gráficas > Computação gráfica

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 20,00
Teste 24,00
Trabalho laboratorial 56,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 66,00
Frequência das aulas 70,00
Trabalho laboratorial 66,00
Total: 202,00

Obtenção de frequência

Não exceder o número limite de faltas e participar activamente na elaboração dos três trabalhos que devem ser submetidos para avaliação.

Os trabalhadores estudantes e equivalentes dispensados das aulas devem, com periodicidade a combinar com os docentes, apresentar a evolução dos seus trabalhos, assim como devem fazer a apresentação destes, simultaneamente com os alunos ordinários, e realizar as provas práticas de avaliação individual previstas.

Fórmula de cálculo da classificação final

Av. Contínua 20% (avaliação efectuada durante as aulas práticas pelos docentes)
Av. Trabalhos 80% (critérios a definir nos próprios trabalhos)

Cálculo:
CF = 20% AC + 80% AT

AT = 30% T1 + 30% T2 + 40% T3
T1 = C1
T2 = 50% C2 + 50% AI2
T3 = C3

Legenda:
CF: Classificação Final
AC: Avaliação Contínua/Frequência nas aulas
AT: Classificação obtida em Trabalhos
T1: Classificação global obtida pelo estudante no trabalho 1
T2: Classificação global obtida pelo estudante no trabalho 2
T3: Classificação global obtida pelo estudante no trabalho 3
C1: Classificação atribuída ao trabalho 1
C2: Classificação atribuída ao trabalho 2
C3: Classificação atribuída ao trabalho 3
AI1: (não prevista)
AI2: Avaliação individual do estudante sobre trabalho 2 (prova prática)
AI3: (não prevista)

Provas e trabalhos especiais

Datas principais (publicação prosória, sujeita a alteração):

Trabalho 1
Data de entrega: 21/10/2018
Avaliação em aulas práticas: aulas prát., semana de 22/10/2018
Prova de avaliação individual: (não aplicável)

Trabalho 2
Data de entrega: 25/11/2018
Avaliação em aulas práticas: aulas prát., semana de 26/11/2018
Prova de avaliação individual: 28/11/2018 (salas a definir)

Trabalho 3
Data de entrega: 06/01/2018
Avaliação em aulas práticas: semana de 07/01/2019
Prova de avaliação individual: (não aplicável)

NOTA:
- Cada prova de avaliação individual será composta pela implementação de novas funcionalidades sobre o trabalho inicialmente desenvolvido em trabalho de grupo.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Para Trabalhadores estudantes e equivalentes, a avaliação contínua AC na fórmula de Cálculo da Classificação Final poderá ser não considerada, com o consequente aumento da avaliação de trabalhos AT para 100%, devendo os mesmos respeitar o disposto anteriormente no campo "Obtenção de Frequência". Os dirigentes associativos estão sujeitos às regras normais de avaliação.

Melhoria de classificação

Realização de trabalhos alternativos na época seguinte da disciplina.

Observações

O trabalho 3 será avaliado na aula prática calendarizada para o efeito, incluindo discussão dos autores com os docentes. Da mesma forma, o restantes trabalhos poderão ainda ser alvo de avaliação do trabalho de grupo em ambiente de aula.

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