Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > PRODEI006

Interação e Ambientes de Simulação Visual

Código: PRODEI006     Sigla: IASV

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Interação e Multimédia

Ocorrência: 2015/2016 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia Informática
Curso/CE Responsável: Programa Doutoral em Engenharia Informática

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
PRODEI 0 Plano de estudos Oficial 1 - 6 28 162

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 2,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 2,00
Rui Pedro Amaral Rodrigues 1,00
António Augusto de Sousa 1,00

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Dotar os alunos de conhecimentos avançados em técnicas de interacção, nomeadamente em ambientes de realidaade virtual e aumentada.

Resultados de aprendizagem e competências

No final da unidade curricular, os estudantes devem ser capazes de:
- distinguir as várias formas de interação potencialmente utilizáveis num determinado tipo de aplicação;
- conhecer o estado da arte em termos de interação, com especial ênfase no caso de sistemas

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Conceitos de Computação Gráfica. Técnicas avançadas de interacção baseadas em imagem. Novos paradigmas de interacção integrando técnicas multimodais e interfaces tangíveis.

Bibliografia Obrigatória

James D. Foley... [et al.]; Introduction to computer graphics. ISBN: 0-201-60921-5
Artigos científicos vários

Observações Bibliográficas

Textos científicos vários/Diverse scientif texts

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Para pequenos grupos de alunos, serão enunciados trabalhos de pesquisa de informação em textos científicos sobre os temas da disciplina. As aulas serão, em parte, não presenciais, destinando-se algumas, com periodicidade a definir, à análise de resultados obtidos e planeamento de fases seguintes.

Palavras Chave

Ciências Tecnológicas > Tecnologia > Tecnologia de interface > Realidade aumentada
Ciências Físicas > Ciência de computadores > Sistema de computadores > Interacção pessoa-computador
Ciências Tecnológicas > Tecnologia > Técnicas gráficas > Computação gráfica
Ciências Físicas > Ciência de computadores > Modelação em 3 dimensões
Ciências Tecnológicas > Tecnologia > Tecnologia de interface > Realidade virtual

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Prova oral 65,00
Teste 15,00
Trabalho escrito 20,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de relatório/dissertação/tese 16,00
Estudo autónomo 20,00
Frequência das aulas 42,00
Trabalho de investigação 42,00
Trabalho laboratorial 42,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Realizar os trabalhos enunciados e apresentá-los aos docentes.

Fórmula de cálculo da classificação final

CF = 15%.AI + 20%.DT + 10%.DA + 10%.PS + 25%.AFD + 20%.AFM

AI - Avaliação Inicial (miniteste)
DT - Recolha Bibliográfica + Definição do Trab. a Desenvolver
DA - Discussão de Artigo
PS - Ponto de Situação do Trabalho - Demo/Exposição
AFD - Apresentação Final + Demo
AFM - Artigo Final/Manual

Observações

Dependendo da presença de estudantes estrangeiros, a língua de ensino poderá ser Inglês.

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-03-29 às 04:42:40 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias