Interfaces Multimodais
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Ciências da Comunicação |
Ocorrência: 2013/2014 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
MM |
23 |
Plano de estudos oficial |
1 |
- |
6 |
45 |
162 |
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
A unidade curricular de Interfaces Multimodais dedica-se ao estudo e ao design da interação com sistemas computacionais.
Resultados de aprendizagem e competências
Serão estudadas as práticas de projeto para o design da interação, dedicando particular atenção ao design centrado no utilizador e à formalização de padrões de design utilizados como ferramentas no estudo e na análise crítica de sistemas interactivos.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
A unidade curricular será desenvolvida em módulos sequenciais, sendo dedicado espaço de exposição, reflexão, discussão e desenvolvimento de exercícios associados a cada módulo:
- Design de interação
- Design centrado no utilizador;
- Framework de design;
- Organização do conteúdo: arquitetura da informação;
- Navegação;
- Composição da interface.
Bibliografia Obrigatória
Brown, Daniel M.; Communicating Design. Developing Web Site Documentation for Design and Planning, New Riders, 2007. ISBN: 978-0-321-39235-0
Caddick, Richard; Cable, Steve; Communicating the User Experience, Wiley, 2011. ISBN: 978-1-119-97110-8
Cooper, Alan; Reimann, Robert; Cronin, David; About Face 3: The Essentials Of Interaction Design, Wiley Publishing, 2007. ISBN: 978-0-470-08411-3
Jenifer Tidwell;
Designing interfaces. ISBN: 978-1-449-37970-4
Bibliografia Complementar
Donald A. Norman;
The design of everyday things. ISBN: 0-262-64037-6
Donald A. Norman;
The Invisible computer. ISBN: 0-262-64041-4
Donald A. Norman;
The psychology of everyday things. ISBN: 0-465-06709-3
Donald A. Norman;
Emotional design. ISBN: 0-465-05135-9
Donald A. Norman;
Living with complexity. ISBN: 978-0-262-01486-1
Donald A. Norman;
The design of future things. ISBN: 978-0-465-00227-6
Yvonne Rogers, Helen Sharp, Jennifer Preece;
Interaction design. ISBN: 978-0-470-66576-3
Alan Dix...[et al.];
Human-computer interaction. ISBN: 978-0-13-046109-4
Alexander, Christopher; Notes on The Synthesis of Form, Harvard University Press, 1964. ISBN: 0-674-62751-2
Alexander, Christopher; The Timeless Way of Building, Oxford University Press, 1979. ISBN: 0-19-502402-8
Alexander, Christopher; Ishikawa, Sara; Silverstein, Murray; Jacobson, Max; Fiksdahl-King, Ingrid; Angel, Shlomo; A Pattern Language: Towns, Buildings, Construction, Oxford University Press, 1977. ISBN: 0-19-501919-9
Buurman, Gerhard M.; Total Interaction: Theory and Practice of a New Paradigm for the Design Disciplines, Birkhäuser, 2005. ISBN: 978-3-7643-7076-3
Crumlish, Christian; Malone, Erin; Designing Social Interfaces, O'Reilly, 2009. ISBN: 978-0-596-15492-9
Disabato, Nick; Cadence & Slang, Sheridan Books, 2010. ISBN: 978-0-615-34171-2
Hallnäs, Lars; Redström, Johan; Interaction Design: Foundations, Experiments, Chalmers, 2006. ISBN: 91-631-8554-7
Krug, Steve; Don't Make Me Think! A Common Sense Approach to Web Usability, New Riders, 2006. ISBN: 0-321-34475-8
Löwgren, Jonas; Stolterman, Erik; Thoughtful Interaction Design: A Design Perspective on Information Technology, The MIT Press, 2004. ISBN: 0-262-12271-5
Mathis, Lukas; Designed for Use: Usable Interfaces for Applications and the Web, The Pragmatic Bookshelf, 2011. ISBN: 978-1-93435-675-3
Moggridge, Bill; Designing Interactions, The MIT Press, 2007. ISBN: 978-0-262-13474-3
Nielsen, Jakob; Designing Web Usability, New Riders, 2000. ISBN: 1-56205-810-X
Nielsen, Jakob; Loranger, Hoa; Prioritizing Web Usability, New Riders, 2006. ISBN: 0-321-35031-6
Norman, Donald A.; Things That Make Us Smart: Defending Human Attributes in the Age of the Machine., Basic Books, 1993. ISBN: 0-201-62695-0
Raskin, Jef; The Humane Interface: New Directions for Designing Interactive Systems, ACM Press, 2000. ISBN: 0-2-1-37937-6
Sterling, Bruce; Shaping Things, The MIT Press, 2005. ISBN: 0-262-69326-7
Thackara, John; In The Bubble: Designing in a Complex World, The MIT Press, 2005. ISBN: 0-262-70115-4
Wardrip-Fruin, Noah; Montfort, Nick; The New Media Reader, The MIT Press, 2003. ISBN: 0-262-23227-8
Observações Bibliográficas
A bibliografia complementar compila obras referenciadas ao longo das aulas expositivas, de interesse para a u.c. mas que não são de leitura obrigatória.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
- Aulas expositivas;
- Desenvolvimento de um projeto em fases sequenciais;
- Preparação dos deliverables das várias fases do projeto;
- Produção de protótipos;
- Apresentação e discussão de projetos.
Palavras Chave
Ciências Tecnológicas > Arquitectura > Design
Ciências Físicas > Ciência de computadores > Sistema de computadores > Interacção pessoa-computador
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
10,00 |
Trabalho laboratorial |
90,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Elaboração de projeto |
90,00 |
Estudo autónomo |
50,00 |
Frequência das aulas |
42,00 |
Total: |
182,00 |
Obtenção de frequência
Não exceder o número limite de faltas e participar ativamente na elaboração dos projetos. Os trabalhadores estudantes e equivalentes são dispensados das aulas mas devem, com periodicidade a combinar com os docentes, apresentar a evolução dos seus trabalhos, assim como devem fazer a apresentação destes, simultaneamente com os alunos ordinários.
Fórmula de cálculo da classificação final
Média da classificação das diferentes fases do projeto desenvolvido e entregue para avaliação. Será também ponderada a presença e participação dos estudantes nas aulas.
CF = F1 * 30% + F2 * 30% + F3 * 30% + AC * 10%
- CF - Classificação Final
- F1, F2, F3 - Fases do projeto
- AC - Avaliação contínua
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Para Trabalhadores estudantes e equivalentes, a avaliação contínua AC na fórmula de Cálculo da Classificação Final poderá ser não considerada, com o consequente aumento da avaliação das três fases para 33%, 33% e 34% respetivamente. Adicionalmente, deverão os mesmos respeitar o disposto anteriormente no campo "Obtenção de Frequência", nomeadamente a apresentação regular dos projetos em curso. Os dirigentes associativos estão sujeitos às regras normais de avaliação.
Melhoria de classificação
A melhoria da classificação final será realizada em momento único com a entrega e apresentação de um projeto de melhoria. O estudante deverá contactar o docente, oportunamente, para a especificação do projeto, sendo também necessário apresentar a evolução do seu trabalho ao docente, com periodicidade a combinar com este.