Projeto FEUP
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Desenvolvimento Pessoal e Interpessoal |
OFICIAL |
Ciências Sociais |
OFICIAL |
Capacidades Pessoais e Interpessoais |
OFICIAL |
Ciências de Engenharia |
OFICIAL |
Ciências Tecnológicas |
OFICIAL |
Engenharia Civil |
Ocorrência: 2013/2014 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
LCEEMG |
19 |
Plano de estudos oficial a partir de 2008/09 |
1 |
- |
1,5 |
14 |
40,5 |
MIEA |
44 |
Plano de estudos oficial a partir de 2006/07 |
1 |
- |
1,5 |
14 |
40,5 |
MIEC |
158 |
Plano de estudos oficial a partir de 2006/07 |
1 |
- |
1,5 |
14 |
40,5 |
MIEEC |
222 |
Plano de estudos de Transição a partir de 2010/11 |
1 |
- |
1,5 |
14 |
40,5 |
Plano de estudos oficial |
1 |
- |
1,5 |
14 |
40,5 |
MIEIC |
124 |
Plano de estudos a partir de 2009/10 |
1 |
- |
1,5 |
14 |
40,5 |
MIEIG |
74 |
Plano de estudos oficial a partir de 2006/07 |
1 |
- |
1,5 |
14 |
40,5 |
MIEM |
153 |
Plano de estudos oficial a partir de 2006/07 |
1 |
- |
1,5 |
14 |
40,5 |
MIEMM |
29 |
Plano de estudos oficial a partir de 2006/07 |
1 |
- |
1,5 |
14 |
40,5 |
MIEQ |
74 |
Plano de estudos oficial |
1 |
- |
1,5 |
14 |
40,5 |
Docência - Responsabilidades
Docência - Horas
Tipo |
Docente |
Turmas |
Horas |
Teóricas |
Totais |
1 |
28,00 |
Nuno Honório Rodrigues Flores |
|
2,00 |
Francisco Manuel de Oliveira Piqueiro |
|
2,00 |
José Joaquim de Melo Órfão |
|
2,00 |
Armando Jorge Miranda de Sousa |
|
6,00 |
Alexandre Júlio Machado Leite |
|
2,00 |
Teresa Margarida Guerra Pereira Duarte |
|
2,00 |
João António Pereira de Carvalho Bastos |
|
2,00 |
José Nuno Moura Marques Fidalgo |
|
2,00 |
Pedro Sanches Amorim |
|
2,00 |
Manuel Firmino da Silva Torres |
|
4,00 |
Manuel Fernando Gonçalves Vieira |
|
2,00 |
Teórico-Práticas |
Totais |
1 |
81,00 |
Jorge Manuel Cabral Machado de Carvalho |
|
1,00 |
Artur Pimenta Alves |
|
8,00 |
Sílvio Almeida Abrantes Moreira |
|
12,00 |
Lucas Filipe Martins da Silva |
|
6,00 |
Pedro Sanches Amorim |
|
0,50 |
Sara Maria Pinho Ferreira |
|
8,00 |
José Inácio Ferrão de Paiva Martins |
|
6,00 |
Bárbara Rangel Carvalho |
|
4,00 |
Jorge Manuel Gomes Barbosa |
|
2,00 |
Teresa Margarida Guerra Pereira Duarte |
|
6,00 |
João António Pereira de Carvalho Bastos |
|
1,00 |
Vera Lucia Miguéis Oliveira e Silva |
|
2,00 |
José Nuno Moura Marques Fidalgo |
|
4,00 |
Francisco Manuel de Oliveira Piqueiro |
|
2,00 |
Ana Rosanete Lourenço Reis |
|
4,00 |
José Joaquim de Melo Órfão |
|
4,00 |
José Manuel de Magalhães Cruz |
|
2,00 |
Alexandre Júlio Machado Leite |
|
2,00 |
Xavier das Neves Romão |
|
4,00 |
José Feliciano da Silva Rodrigues |
|
1,00 |
Rui Pedro Amaral Rodrigues |
|
2,00 |
Nuno Honório Rodrigues Flores |
|
2,00 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
- Receber e integrar no ambiente FEUP os alunos recém chegados
- Dar a conhecer os principais serviços disponíveis
- Dar formação inicial nas áreas conhecidas como “Soft Skills” e alertar para a sua importância ao longo da carreira em engenharia (soft skills: trabalho em equipa, comunicação, etc.)
- Discutir cientificamente um tema / resolver um projeto de dificuldade limitada
Resultados de aprendizagem e competências
No final do trabalho desta UC, a equipa de estudantes deverá ter:
- Utilizado um Livro de Registos ("LogBook") - em papel ou baseado em tecnologias web
- Produzido um Relatório Técnico/Científico
- Produzido um Poster
- Prepararado uma apresentação oral
- Feito uma apresentação oral pública seguida de discussão
Listagem de Resultados:
- RES_1 Conhecer a FEUP e utilizar os serviços comuns mais CICA, SICC, SERAC e SDI
- RES_2 Demonstrar capacidades de comunicação (relatório, apresentação oral e poster).
- RES_3 Demonstrar capacidades de pesquisa, organização e síntese de informação
- RES_4 Demonstrar capacidades de trabalho em grupo: integrar a equipa; de se sujeitar à apreciação dos pares; de flexibilidade no relacionamento interpessoal; capacidade de interiorizar e respeitar as regras do grupo.
- RES_5 Demonstrar que os objetivos específicos do Tema/Projeto foram satisfeitos.
Nota: consultar mais abaixo a forma como cada um destes resultados é avaliado
Modo de trabalho
B-learning
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Conhecimentos básicos de trabalho em equipa e aplicações informáticas (ótica utilizador)
Programa
Formação específica em «competências profissionais não técnicas», entre as quais:
- Escrita em engenharia
- Comunicação eficaz
- Comunicação visual
Será ainda ministrada formação nas áreas de:
- Utilização dos recursos informáticos da FEUP
- Utilização de ferramentas informáticas avançadas (colaborativas, baseadas em web) - tal como por exemplo algumas Google Apps
- Aprendizagem eficaz (incluindo Gestão de Tempo, etc.)
- Outros temas: ética, o plágio, estilos de referênciação e a necessidade da correta referenciação das fontes utilizadas
A UC inclui ainda um trabalho técnico em tema específico ao curso do estudante e formação associada a esse tópico que servirá para o trabalho no Tema / Projeto.
Bibliografia Obrigatória
Van Emden, J., Becker, L.; Presentation Skills for Students. Edition 2., Publisher Palgrave Macmillan, 2010
Bibliografia Complementar
Edward Tufte; The visual display of quantitative information, 2001 (000056149 0-9613921-4-2 000056149 )
456; 123, Edições Sílabo, 2008
Neves, J. G., Garrido, M. Simões, E.; Manual de Competências Pessoais, Interpessoais e Instrumentais (Teoria e Prática). 2ª edição., Edições Sílabo, 2008
Nuno Ferreira e Bruno Caldeira; Faz o curso na Maior, Lua de Papel / Leya, 2012. ISBN: 9789892321042
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
A UC consiste numa semana inicial com dedicação exclusiva para receções, formação e treino via e-learning nos tópicos acima mencionados. As atividades da semana inicial serão avaliadas.
Os docentes nomeados para supervisores do Projeto FEUP, propõem “Temas / Projetos”, divisíveis em dois trabalhos, cada um destes atribuídos a um grupo de, geralmente, 6 estudantes, acompanhados por um monitor que é um aluno mais experiente da FEUP.
Cada grupo realiza o trabalho no seu Tema / Projeto. Durante o trabalho deve utilizar um livro de registos.
No final do trabalho, a equipa deve produzir para avaliação: um Relatório Científico, um Poster e uma Apresentação Oral. Os trabalhos serão apresentadas oralmente a um júri em estilo conferência onde se apresenta e defende o trabalho realizado.
É alvo de avaliação o trabalho realizado, respetiva defesa (questões do Júri e/ou da audiência) e ainda a forma e o conteúdo da Apresentação Oral e do Poster produzido.
Palavras Chave
Humanidades > Filosofia > Ética > Ética aplicada
Ciências Sociais > Ciências da comunicação
Ciências Tecnológicas
Ciências Tecnológicas > Tecnologia > Tecnologia da comunicação
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
5,00 |
Teste |
10,00 |
Trabalho escrito |
60,00 |
Trabalho laboratorial |
25,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Elaboração de projeto |
10,00 |
Estudo autónomo |
5,00 |
Frequência das aulas |
19,00 |
Trabalho de campo |
6,50 |
Total: |
40,50 |
Obtenção de frequência
Participação no trabalho de grupo (Tema/Projecto)
Fórmula de cálculo da classificação final
FÓRMULA DE AVALIAÇÃO:
- 100%_Nota_Final = (15%_Nota_Individual_Primeira_Semana) + (85%_Nota_Individual_Tema_Projeto);
- 85%_Nota_Individual_Tema_Projeto = 85%_Nota_Grupo_Tema_Projeto + ±85%_Offset_Individual;
- 85%_Nota_Grupo_Tema_Projeto = (40%_Relatório) + (20%_Poster) + (25%_Apresentação);
- ±85%_Offset_Individual = Desempenho_individual_dentro_da_equipa.
Notas:
- 15%_Nota_Individual_Primeira_Semana - inclui informação das atividades da semana inicial, presenças, resultados, trabalhos de ELearning e eventualmente Mini Teste
- ±85%_Offset_Individual => Desempenho individual dentro equipa da equipa; nota atribuída pelo supervisor de acordo com as avaliação dada pelos pares e a informação recolhida pelo monitor; em situações normais, o somatório dos Offset_Individual para todos os elementos de uma equipa é tendencialmente nulo
MATRIZ DE RESULTADOS E AVALIAÇÕES:
|
RES_1 Conhecer FEUP
|
RES_2 Comunicação
|
RES_3 Organização
|
RES_4 Equipa
|
RES_5 Tema / Proj
|
Relatório de Tema / Projeto
|
|
X
|
|
|
X
|
Apresentação Oral
|
|
X
|
|
|
X
|
Póster
|
|
X
|
|
|
X
|
Avaliação pelos pares
|
|
|
X
|
X
|
|
Avaliação pelos Monitores
|
X
|
|
X
|
X
|
|
Avaliação pelos Supervisores
|
|
X
|
X
|
|
X
|
Provas e trabalhos especiais
Atividades da semana inicial (palestras, etc).
Atividades de ELearning.
Trabalho Tema/Projeto no âmbito do curso.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
- Todos os estudantes deverão completar o conjunto mínimo obrigatório de atividades definido para a ocorrência em causa
- Os Trabalhadores Estudantes (, etc.) estão dispensados das aulas (equivalente a falta justificada)
- Trabalho no Tema/Projeto é obrigatório
Observações
============ Importante: ============
- Esta Unidade Curricular (U.C.) subdivide-se em diversas sub-UCs - diversos módulos de formação
- Para ver o horário durante a semana exclusiva do Proj FEUP, verificar o horário individual na página do estudante no Sistema de Informação (premir no nome do estudante e depois horário)
- Presença nas Palestras e outras atividades podem ser alvo de avaliação - no caso do grande auditório FEUP, a presença será através da passagem do cartão da FEUP no leitor à entrada do auditório
- É obrigatório ler o email da FEUP diariamente
====================== Ligações Importantes: ======================
====================== Sub-UCs: ======================