Código: | EIC0005 | Sigla: | FPRO |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Fundamentos da Programação |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Engenharia Informática |
Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Engenharia Informática e Computação |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MIEIC | 172 | Plano de estudos a partir de 2009/10 | 1 | - | 6 | 70 | 162 |
Teóricas: | 3,00 |
Teórico-Práticas: | 2,00 |
Tipo | Docente | Turmas | Horas |
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Teóricas | Totais | 1 | 3,00 |
António Fernando Vasconcelos Cunha Castro Coelho | 3,00 | ||
Teórico-Práticas | Totais | 6 | 12,00 |
António Fernando Vasconcelos Cunha Castro Coelho | 4,00 | ||
Pedro Gonçalo Ferreira Alves Nogueira | 2,00 | ||
Rui Pedro Amaral Rodrigues | 2,00 | ||
Rui Carlos Camacho de Sousa Ferreira da Silva | 4,00 |
1 - INTRODUÇÃO
Os engenheiros informáticos requerem conhecimentos elevados de técnicas de programação que só podem ser consolidados com uma boa base de fundamentos da programação.
2 - OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Desenvolver o conhecimento básico para resolver problemas de programação de média complexidade.
3 - DISTRIBUIÇÃO PERCENTUAL
Componente científica: 40%
Componente tecnológica: 60%
No final da unidade curricular, o aluno deverá ter capacidade para resolver situações de programação de média complexidade.
Mais especificamente, o estudante deverá ser capaz de:
Nenhum conhecimento prévio é necessário.
Abstração procedimental: elementos de programação em Scheme, procedimentos e processos, recursividade e iteração, ordem de crescimento dos processos.
Abstracção de dados: selectores e construtores, barreiras de abstracção, listas, exemplo de uma abstracção (conjuntos).
Abstracções com dados mutáveis: construtores, selectores, modificadores, listas mutáveis, filas de espera, tabelas, vectores e ficheiros de texto.
Procura-se um envolvimento participado e contínuo dos alunos no estudo e discussão dos temas da unidade curricular e em trabalhos de programação. Estes trabalhos, a contar para a avaliação, deverão ser normalmente realizados em computador, num período aproximadamente mensal.
O aluno será incentivado a procurar ideias para resolver os problemas, pô-las em movimento, com implementações elegantes, legíveis e, tanto quanto possível, eficientes, em tempo (de cálculo) e em espaço (de memória), tendo como ferramenta de desenvolvimento a linguagem Scheme.
Designação | Peso (%) |
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Participação presencial | 5,00 |
Teste | 95,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 92,00 |
Frequência das aulas | 70,00 |
Total: | 162,00 |
Não exceder o limite de faltas estabelecido pelas Normas de Avaliação (25% do número de aulas teórico-práticas previstas) e obter uma classificação mínima de 40% na média das três melhores classificações obtidas nas provas práticas.
As várias componentes de avaliação:
Classificação = APP * 0.55 + AD * 0.05 + PE * 0.40
APP = médias das 3 melhores classificações obtidas nas provas práticas {PP!, PP2, PP3, PP4}
Datas das provas de avaliação:
Observações:
1- É condição de aprovação a obtenção de uma classificação mínima de 40% na componente PE.
2- Caso o estudante tenha frequência mas não seja aprovado à unidade curricular ou falte à PE, poderá realizar uma outra PE na época de recurso.
3- Se a classificação obtida for superior a 16 valores, o aluno poderá ser submetido a uma prova oral, por iniciativa da equipa docente. Neste caso, a classificação final será a média aritmética da classificação obtida e da prova oral.
A avaliação desta unidade curricular será efetuada através de dois tipos de provas:
Consta de uma prova prática em computador (PP) e de uma prova escrita (PE) com consulta.
Classificação = PP * 0.50 + PE * 0.50
Observações:
1- É condição de aprovação a obtenção de uma classificação mínima de 40% em cada uma das provas PP e PE.
2- Se, por decisão do docente, não ocorrer alguma das componentes de avaliação, a cotação correspondente será atribuída à outra avaliação.
3- Se a classificação obtida for superior a 16 valores, o aluno poderá ser submetido a uma prova oral, por iniciativa da equipa docente. Neste caso, a classificação final será a média aritmética das classificações obtidas na prova escrita e na prova oral.
Consta apenas de uma prova escrita (PE) com consulta, numa escala de 0 a 20 valores. Observação: Se a classificação obtida for superior a 16 valores, o aluno poderá ser submetido a uma prova oral, por iniciativa da equipa docente. Neste caso, a classificação final será a média aritmética das classificações obtidas na prova escrita e na prova oral.
Não são exigidos pré-requisitos.