O XVII FITA - Festival Ibérico de Tunas Académicas - decorreu no passado dia 5 de Maio no Coliseu do Porto, inserindo-se nas actividades da Queima das Fitas. Mais uma vez as tunas participantes presentearam os seus finalistas (e não só!) com muita alegria e actuações que ficarão na retina por muito tempo, tal foi o nível musical este ano.
A primeira parte contou com as prestações da Tuna Académica da Faculdade de Economia do Porto, Tuna de Contabilidade do Porto, Tuna Académica do ISEP e da Tuna de Engenharia da Universidade do Porto. Após um curto intervalo, alinharam as formações da Tuna de Medicina do Porto, Tuna Académica da Universidade Portucalense e finalmente da Tuna da Universidade Católica Portuguesa.
A TEUP teve a honra de encontrar um público inebriado de alegria, que demonstrou um imenso carinho pela tuna que 'já não vem da Rua dos Bragas'. De destacar particularmente a malta da galeria, que brindou a TEUP com uma gigantesca faixa de apoio e efeitos de luz!!!
A tarefa do júri provou ser uma verdadeira dor de cabeça, fruto da qualidade e diversidade dos repertórios de todas as tunas. Para a história, ficam os seguintes resultados:
Melhor Tuna: Tuna da Universidade Católica Portuguesa
2a Melhor Tuna: Tuna de Engenharia da Universidade do Porto
3a Melhor Tuna: Tuna de Medicina do Porto
Melhor Solista: Tuna de Engenharia da Universidade do Porto
Melhor Instrumental: Tuna da Universidade Católica Portuguesa
Melhor Pandeireta: Tuna da Universidade Católica Portuguesa
Melhor Estandarte: Tuna de Medicina do Porto
Aos finalistas, a TEUP deixa os mais sinceros votos de felicidades na conclusão dos seus cursos e na sua vida futura. Para os não-finalistas, para o ano há mais!...