As Faculdades de Engenharia e de Medicina da U.Porto promoveram no passado dia 13 de julho um passeio-convívio ao Douro, pelas cidades de Peso da Régua e Vila Real, no âmbito das atividades de responsabilidade social que visam contribuir para a conciliação da vida profissional, familiar e pessoal. A iniciativa contou com um grupo de cerca de 50 pessoas e incluiu uma visita guiada ao Museu do Douro, um almoço na Quinta do Paço e ainda um passeio no centro de Vila Real.

O primeiro destino do passeio foi a cidade de Peso da Régua, onde os participantes visitaram o Museu do Douro e ficaram a conhecer a história da região demarcada do Douro e da produção do vinho do Porto. Puderam também observar objetos materiais representativos da identidade, da cultura, da história e do desenvolvimento do Douro, independentemente da época histórica, de vários tipos e fabricos, com especial incidência nos elementos associados à vitivinicultura, atividade central no Douro.

Após a visita, os participantes brindaram com vinho do Porto, na esplanada Wine Bar do Museu, local aprazível onde puderam vislumbrar de uma vista privilegiada sobre o Rio Douro.

Seguiram para o almoço de grupo na Quinta do Paço (Vila Real), propriedade histórica do século XVIII, sendo um exemplo da arquitetura barroca portuguesa e conhecida pelos seus jardins exuberantes.

Após um almoço agradável, de convívio e interação entre os participantes da FEUP e FMUP, tiveram oportunidade de passear pelos jardins da Quinta, com vistas panorâmicas da cidade de Vila Real e das montanhas circundantes.

A visita culminou num período livre em Vila Real, capital da sub-região do Douro, onde puderam visitar diversos locais de interesse histórico como: a Capela Nova (Igreja de S. Paulo), a Igreja de S. Domingos, o Miradouro da Vila Velha, a Igreja de S.Pedro e visualizar os Passadiços do Corgo.  O Grupo não se esqueceu de provar (e comprar) algumas das iguarias de Vila Real vendidas nas tão conhecidas Casa Lapão ou Pastelaria Gomes; falámos dos covilhetes, cristas de galo, pitos de Sta. Luzia e a bola de carne.