O Comissariado Social da FEUP tem vindo ao longo dos anos a apoiar iniciativas e atividades de caráter social/solidário de organizações/instituições externas à FEUP promovendo uma maior identificação entre a academia e as necessidades da sociedade, o espírito de solidariedade no meio universitário e o desenvolvimento de uma maior sensibilidade para a responsabilidade social das atividades da FEUP.

Este mês gostaríamos de dar voz a algumas das instituições «amigas» do CS-FEUP e convidar-vos a conhecer melhor as suas atividades e incluí-las nas vossas listas de Natal através de um donativo, de uma compra solidária, do vosso tempo…

…através de uma compra solidária (postais de Natal, Artesanato…) ou programas de apadrinhamento do GASPORTO

Fundado em 2002, o GASPORTO é uma ONGD − Organização Não Governamental para o Desenvolvimento − guiada pelo lema “Estamos Juntos”. Está sediado na FEUP. Em Portugal desenvolve 6 projetos na cidade do Porto. Além do grupo de voluntariado, há uma equipa profissional que se dedica a tempo inteiro ao GASPORTO. São ainda realizadas, nos meses de verão, missões em diferentes regiões e colónias de férias. Em Moçambique, na vila da Macia (sede do distrito de Macia-Bilene, província de Gaza), o GASPORTO desenvolve 3 programas de cooperação para o desenvolvimento, contando para o efeito com uma equipa de profissionais moçambicanos e portugueses que vivem em Moçambique. Todos os anos, grupos de voluntários do GASPORTO realizam missões humanitárias de curta e de longa duração.

…através da compra de um dos presentes listados nas suas listas de desejos ou donativo em dinheiro ou bens do Centro Juvenil de Campanhã – Seminário dos Meninos Desamparados

É uma Instituição de Apoio Social fundada há mais de 200 anos, tem como missão a promoção do bem-estar, educação, satisfação das necessidades emocionais, físicas, educacionais e socias da população infantil e juvenil, numa perspetiva de solidariedade social, visando contribuir para formar jovens íntegros, estruturados e socialmente responsáveis, nomeadamente através das seguintes ações:

  • Recolher em regime de internato, com carater temporário, crianças ou jovens em situação efetiva de abandono ou orfandade;
  • Aceitar em regime de externato, nas diversas valências com carater temporário crianças e jovens (Creche, Pré-escolar, Casa de Acolhimento);
  • Criar, fomentar e proporcionar, de acordo com as suas capacidades, o desenvolvimento moral, cultural, profissional, físico e desportivo às crianças e jovens;
  • Apoiar a integração social e comunitária das crianças e jovens e a sua formação.
  • Contam atualmente com 45 rapazes internos e 92 externos, sendo na sua maioria carenciados, por serem originários de meios familiares e sociais desfavorecidos, sendo os internos dos mais variados pontos do país.

…através da compra de um dos presentes listados nas listas de desejos ou donativo em dinheiro ou bens alimentares/higiene cujo apelo acontece mensalmente através do CS-FEUP da Loja Social de Paranhos

A Loja Social de Paranhos, a funcionar desde 2011, constitui uma resposta solidária, de intervenção e emergência na área social, com o objetivo de suprir as necessidades imediatas de famílias carenciadas, através da recolha de bens usados ou novos, doados por particulares ou empresas. Visa promover a melhora das condições de vida de pessoas em situação de maior vulnerabilidade social, através da atribuição totalmente gratuita de bens de primeira necessidade.

… através da compra de livros infantojuvenis, do cartão amigo ou de donativos da AJUDARIS

É uma associação particular de carácter social e humanitária de âmbito nacional, sem fins lucrativos, que luta diariamente contra a fome, pobreza e a exclusão social. Foi fundada por um grupo de voluntários que, pontualmente, faziam intervenção social, no terreno, junto de populações mais carenciadas do Grande Porto. Perante os constantes apelos da comunidade apoiada, surgiu a necessidade de criar respostas mais regulares, organizadas e eficientes que visam o desenvolvimento de um trabalho multidisciplinar. Têm como missão estimular e promover a qualidade de vida dos seus utentes, visando desenvolver a autonomia, combater a solidão, bem como, promover a interação destes com as suas famílias, com grupos sociais de faixas etárias heterogéneas, instituições e comunidade em geral.

 …através da assinatura de petições, de donativos, da maratona de cartas da Amnistia Internacional

A Amnistia Internacional é um movimento mundial de pessoas que fazem campanha pelo reconhecimento e respeito dos direitos humanos internacionalmente consagrados para todos.

Indignados com os abusos aos direitos humanos, mas inspirados pela esperança de um mundo com mais justiça, trabalhamos no sentido de melhorar a vida das pessoas através de campanhas e da solidariedade internacional.

A sua missão consiste em investigar e gerar ações no sentido de prevenir e acabar com as graves violações dos direitos humanos e no sentido de exigir justiça para aqueles cujos direitos foram violados. São independentes de qualquer governo, ideologia política, interesse económico ou religião e são financiados essencialmente por membros e donativos individuais. A sua força são as pessoas, ativistas, apoiantes, membros, quem defende respeita e difunde os direitos humanos.

…através da compra de presentes solidários, donativos materiais, donativos financeiros da  ACREDITAR – Associação de pais e amigos de crianças com cancro

Estão juntos desde 1994 para enfrentar da melhor maneira as dinâmicas que o cancro pediátrico impõe, tentando proporcionar a todos a certeza de apoio num momento de incertezas.

Nas Casas da Acreditar, nos hospitais ou no domicílio, o seu apoio desdobra-se nos planos emocional, logístico, social ou outro que as famílias necessitem. Com transparência, profissionalismo e, sobretudo, a experiência de quem já passou pelo mesmo. Existirem faz a diferença, o que os torna a todos mais fortes porque os momentos difíceis são mais fáceis de viver quando nos unimos.

…através de donativos ao Centro Social da Paróquia da Areosa

O Centro Social da Paróquia da Areosa foi criado em 1980 pela Fábrica da Igreja Paroquial da Freguesia de Nossa Senhora da Areosa com vista a dar resposta dar resposta às imensas carências sociais que existiam na época tanto a nível económico como social. A sua implementação ocorreu nas freguesias de Paranhos, Campanhã e Pedrouços. Atualmente tem intervenção privilegiada na área do envelhecimento e mantém o equipamento da Areosa, local onde desenvolve as respostas sociais de Centro Dia, Centro Convívio, Serviço de Apoio Domiciliário e Cantina Social, através de acordos de cooperação celebrados com o Instituto de Segurança Social, prestando apoio/serviços a mais de 200 pessoas.

Em nome de todas as instituições que apoiamos, muito obrigada.

O seu donativo fará a diferença no Natal destas instituições!