FEUP participa no novo projeto da U.Porto “Voluntariado + Inclusivo”

Por iniciativa do Núcleo U.Porto Solidária, foi criado em dezembro de 2022 o Grupo de trabalho “Voluntariado + Inclusivo da U.Porto”, com o objetivo de desenvolver um novo programa de voluntariado que englobe a comunidade académica (estudantes e trabalhadores) de forma mais abrangente, incluindo aqueles que possam estar em situação de maior vulnerabilidade.

O novo projeto visa sensibilizar estudantes e trabalhadores para uma maior valorização da diversidade, da igualdade e dos valores de uma universidade mais inclusiva, e tem como objetivo criar um grupo de voluntários diversificado e mais “inclusivo”.

A FEUP, através do seu Comissariado Social, integra o referido grupo de trabalho, bem como as seguintes faculdades: Desporto (FADEUP), Ciências (FCUP), Medicina (FMUP), Medicina Dentária (FMDUP), Psicologia e Ciências da Educação (FPCEUP) e Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS).

A iniciativa, liderada pelo Núcleo U.Porto Solidária, conta ainda com o apoio da Associação Pista Mágica, que irá ajudar na implementação do programa no terreno.

Conscientes de que o “voluntariado” é também uma forma de integração e de inclusão, o Grupo de trabalho tem já delineado um plano estratégico a 3 anos (2023-2025). Este Plano prevê uma série de atividades na área do voluntariado “mais” inclusivo, nomeadamente ações de formação, a revisão do Regulamento de Voluntariado da U.Porto, o “reconhecimento” da atividade de voluntariado, as ações de cooperação com entidades externas, a comunicação e divulgação das ações, entre outras.

“Conhecer a realidade para saber como intervir”

É conhecendo a realidade que conseguimos intervir; neste sentido, foi criado um questionário que visa identificar as ações implementadas na academia (inclui estudantes, docentes, investigadores e técnicos da U.Porto), pelo que apelamos à participação de todos nesta recolha de informação, fundamental para a continuação deste trabalho.

O QUESTIONÁRIO PODE SER CONSULTADO aqui.

(tempo estimado de preenchimento – 5 minutos)

Todos aqueles que estiverem interessados nesta temática, terão também a oportunidade de manifestar, no questionário, o seu interesse em serem (futuros) voluntários da Universidade do Porto.

Notícia da U.Porto, Newsletter 8.05.2023