A Universidade do Porto assinala o Dia do Voluntariado da U.Porto, no próximo dia 6 de dezembro de 2022, na Faculdade de Medicina da U.Porto. Este ano, tendo como mote: Fazer e Ser Feliz, o evento pretende abordar a relação do trabalho voluntário e a saúde mental, no bem-estar da comunidade académica, no Ensino Superior.

O Programa (disponível em breve) deste evento procura sensibilizar, envolver e estimular a participação da comunidade académica e civil para a importância do voluntariado e do trabalho em rede que, através da promoção de atividades que contemplem uma visão integrada, multidisciplinar e transversal, contribuam para a saúde e o bem-estar de toda a comunidade académica. E, ainda, promover a reflexão sobre as boas práticas de responsabilidade social universitária, a partilha de experiências e de perspetivas de intervenção nestes domínios na valorização do seu envolvimento na comunidade universitária.

Decorrerão mesas redondas subordinadas a temas como a “Promoção do bem estar na comunidade académica” e a “relação entre o trabalho voluntário e a saúde mental“.

No decorrer do evento será realizada uma “Exposição/Feira de Voluntariado“, com o objetivo de apresentar à comunidade académica as várias oportunidades existentes na área do voluntariado na U.Porto e na comunidade externa, assim como os projetos de intervenção social que protagonizam, dando maior visibilidade ao trabalho que desenvolvem.

Dia do Voluntariado da U.Porto 2022 será também ocasião para distinguir o(s) projeto(s) de solidariedade social desenvolvido(s) na Universidade do Porto, que mais se destacou(aram) este ano e incentivar novos projetos.

O projeto vencedor – selecionado por um júri composto por membros da comunidade académica da U.Porto – será premiado com o valor de 1.000 euros, patrocinado pela Fundação Santander Portugal.
As candidaturas ao Prémio “Dia do Voluntariado da U.Porto’22” decorrem até dia 28 de novembro e podem ser feitas através deste Formulário. Para isso, os interessados devem consultar o Regulamento do Prémio e preparar a candidatura de acordo com os documentos solicitados.

Vamos festejar a promoção do voluntariado universitário!

A participação é livre, mas sujeita a uma inscrição prévia, até dia 2 de dezembro, através de inscrição no Formulário.