O Dia do Voluntário da U.Porto 2019 assinala-se de 2 a 7 de dezembro, com atividades de sensibilização e de promoção da cidadania e intervenção ativa da comunidade académica no meio envolvente, incluindo encontros entre diferentes grupos/associações de voluntariado da U.Porto e entidades externas.

Durante a semana, cada dia será direcionado para atividades em zonas diferentes da cidade, com o objetivo de abranger os três polos que constituem o campus da Universidade do Porto.

Os dois últimos dias estão reservados para atividades que irão decorrer no centro da cidade, na Reitoria. Assim, no dia 6 de dezembro pelas 15h00 decorrerá uma conferência subordinada ao tema “Mudar o Mundo está nas mãos de cada um” com a participação de Jorge Sampaio (Presidente da República 1996 – 2006), Gustavo Carona (Médico humanitário) e testemunhos de estudantes Sírios. Após a conferência, segue-se a entrega de Prémios ao voluntário que mais se destacou, em cada Grupo/Associação de voluntariado, no período letivo 2018/2019 e apresentação da plataforma RRM – Rapid Response Mecanism (Mecanismo de Resposta Rápida), pelo mentor do projeto, Jorge Sampaio.

Para fechar a Semana do Voluntariado nada melhor que uma Caminhada Solidária com o apoio do CDUP (Centro de Desporto da Universidade do Porto). Para os interessados, o ponto de partida e de chegada é na Reitoria e o valor da inscrição é de cinco euros e reverte para o Mecanismo de Resposta Rápida (RRM) que visa apoiar à escala global a integração de refugiados e estudantes em mobilidade forçada no ensino superior.

Descubra mais no programa da Semana do Voluntariado.

(texto retirado de https://up.pt/diadovoluntario/)