A iniciativa Neurodiversidade surge na FEUP, em conjunto com a FPCEUP e a Brainstorm – Associação Portuguesa de PHDA, e nasce da vontade de tornar o ensino superior mais inclusivo para estudantes neurodivergentes.

Partimos do princípio de que as diferenças neurológicas fazem parte da diversidade humana, tais como a Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA), a Perturbação da Aprendizagem da Leitura e da Escrita (usualmente chamada Dislexia) ou a Perturbação do Espectro do Autismo (PEA). Quando o ensino não se adapta a estas diferenças, muitos estudantes encontram barreiras difíceis de transpor, que não refletem a sua falta de esforço, mas falta de apoios e acomodações.

O objetivo desta iniciativa é promover uma comunidade académica mais consciente, empática e neuroinclusiva, onde todas as mentes possam aprender e prosperar.

Começamos por abordar a PHDA, seguindo-se a Dislexia, e, posteriormente, a PEA (entre outras que iremos abordar). Convidamos toda a comunidade a explorar os conteúdos que aqui publicamos, a refletir e a participar ativamente na construção de uma universidade mais diversa e neuroinclusiva.

Nesta página, vai encontrar a publicação de missivas enviadas por estudantes aos docentes, partilhando as suas dificuldades diárias. Estas mensagens pretendem colocar em evidência os obstáculos com que o/a estudante neurodivergente se confronta no seu dia a dia. Serão publicadas no BLOG da iniciativa para que possam ser consultadas, ficando assim como referência para memória futura.

Aqui vai também encontrar boletins informativos sobre tópicos relevantes.

Convidamos a Comunidade Académica a contribuir, sempre no contexto da promoção da Neurodiversidade, propondo temas a tratar, textos de mensagens a ser enviados e, também, comentários/sugestões sobre mensagens enviadas anteriormente.

Faz aqui a tua contribuição!