O Eng. Manuel Aroso, Docente no MIETE, acaba de ser nomeado para coordenador da Delegação da Zona Norte da APEE- Associação Portuguesa de ética Empresarial. Este facto, que muito nos honra, é a motivação para esta breve conversa com o Engº Mário Parra da Silva, Presidente da APEE, e o Engº Manuel Aroso.
MIETE-BLOG: Muito obrigado pela disponibilidade para esta troca de impressões. Qual a missão da APEE- Associação Portuguesa de ética Empresarial?
Mário Passa da Silva: A Missão da APEE é o de promover a Ética e a Responsabilidade Social nas empresas e outras organizações, de modo a estimular a correspondente definição e implementação de políticas e modelos de governo organizacional visando o acréscimo de competitividade e rentabilidade através de boas práticas de gestão no quadro da sustentabilidade humana, ambiental e económica do modelo de desenvolvimento adoptado.
MIETE-BLOG: Qual a importância da Ética e da Responsabilidade Social para o tecido empresarial português neste mundo tão globalizado?
Mário Passa da Silva: O velho modelo económico, onde a finalidade absoluta das empresas era o lucro, independente da forma como o mesmo era gerado, ruiu essencialmente pelo facto de falta de ética. A actual crise, leva a que pressão da opinião pública que determina uma nova era no comportamento das organizações: as pessoas querem mais garantias no plano da sustentabilidade ambiental e do respeito pela dimensão humana de qualquer projecto económico. Para mais, a Empresa adquiriu na nossa sociedade responsabilidades que implicam não só o seu direito ao lucro mas o seu “dever” de manter estabilidade e crescimento que garantam o emprego e o negócio dos seus vários “stakeholders”.
MIETE-BLOG: Quais as actividades previstas para a Delegação no Norte da APEE?
Manuel Aroso: A delegação Norte não terá um plano de actividades autónomo, pelo que a sua principal actividade será a dinamização das actividades da APEE nesta região e aproximar a APEE do tecido empresarial no Norte. Estão previstas diversas actividades de sensibilização e de formação nas áreas da Ética e da Responsabilidade Social.
MIETE-BLOG: Como prevê a intervenção da APEE junto dos novos empreendedores, nomeadamente os estudantes do MIETE?
Manuel Aroso: Como referiu o Eng Mário Passa da Silva o novo paradigma económico passará a dar importância aos aspectos da Ética e da Responsabilidade Social das Empresas. Os jovens são sem dúvidas muito exigentes e penso que mais receptivos a estes aspectos. A APEE está disponível, como já acontece com outras instituições de ensino, a, em conjunto com o MIETE, divulgar junto dos novos empreendedores estas temáticas. Não me refiro apenas a divulgar o referencial normativo, mas igualmente os manifestos das Nações Unidas, como o “Manifesto Ética Global para a Economia”. Pensamos que esta será sem dúvida a melhor forma de os sensibilizar para esta problemática. que será a diferenciadora nesta novo modelo para a economia mundial, onde a relação com os “stakeholders” será cada vez mais importante.